sábado, 30 de abril de 2011

CONGRESSO

Câmara aprova projeto de lei que diferencia grafite de pichação
Fonte: folha.uol.com.br 30/04



DE SÃO PAULO - A Câmara dos Deputados aprovou anteontem um projeto de lei que descriminaliza o grafite quando há autorização do proprietário do muro. A intenção é diferenciá-lo da prática da pichação, que continua proibida.
Conforme a Lei de Crimes Ambientais em vigor, pichar e grafitar são crimes equivalentes, puníveis com detenção de três meses a um ano e multa.
O texto, que ainda precisa da sanção da presidente Dilma Rousseff, também proíbe a venda de tinta spray para menores de 18 anos.
Segundo o Planalto, a análise do tema só ocorrerá a partir de semana que vem.
Grafiteiros ouvidos pela Folha afirmam que a nova lei não vai mudar muita coisa na prática. Curador da Bienal Internacional de Grafite, Binho Ribeiro, 39, diz que, pela atual legislação, já é permitido pintar muros com autorização do dono. Para ele, o grafiteiro pego pintando em local sem autorização deveria responder por uma contravenção -como estacionar em local proibido.

&&&

30/04 a 06/05 Festival do Audiovisual 2011 / RECIFE/PE

Num clima de celebração, gerado pelo 15º aniversário, o Cine PE Festival do Audiovisual 2011 começa amanhã, com a presença do craque Pelé, homenageado pela participação em filmes como Fuga para a vitória (1981) e Pedro Mico (1985), além da atenção gerada por ele em documentários do peso de Isto é Pelé (1974). Na noite de abertura, haverá exibição do média Cine Pelé (fita inédita de Evaldo Mocarzel) e do curta Uma história de futebol (de Paulo Machline). Fonte: correioweb.com.br 29/04

“O grande prêmio do Cine PE é a exibição num ambiente em que as pessoas sentam até no chão para assistir. É uma plateia diferenciada que nem sempre ‘bate palminha’ — um pessoal que não faz média, e também não vaia, por ser de um nível bacana”, completa o diretor. Cerca de 3 mil pessoas, a cada noite, são esperadas no festival, que traz longas como Casamento brasileiro (a volta de Fauzi Mansur, reconhecido por variadas fitas eróticas), JMB, o famigerado (documentário de Luci Alcântara, centrado no poeta e agitador cultural Jomard Muniz de Britto) e Vamos fazer um brinde (da dupla Cavi Borges e Sabrina Rosa).

O 15º Cine PE contará, na programação, com dois outros documentários, em caráter hors-concours: Augusto Boal: o Teatro do Oprimido (de Zelito Viana) e O rochedo e a estrela (assinado pela pernambucana Kátia Mesel, empenhada no mapeamento da formação de parte do povo brasileiro).

Além da presença de outros homenageados, como os atores Chico Diaz e Camila Pitanga e a montadora de filmes Vânia Debbs (de Deserto feliz), personalidades como o crítico de cinema Amir Labaki (organizador do festival É tudo verdade), o diretor Joel Zito Araújo (de Filhas do vento) e o ator Marco Ricca estão confirmadas no júri do evento.

Nenhum comentário: