terça-feira, 19 de abril de 2011

ENTREVISTA/JOSÉ PAULO CAVALCANTI FI

Os mistérios de Pessoa

Ubiratan Brasil São Paulo/Agência Estado

O poeta português Fernando Pessoa é um mistério - escreveu cerca de 30 mil papeis, o que equivaleria a quase 60 livros de 500 páginas. Tudo praticamente trazia como tema ele mesmo ou o que lhe era próximo, como família, amigos, mitologia, ritos iniciáticos. Mesmo assim, a curta trajetória de Pessoa (nasceu em 1888 e morreu em 1935) parece ainda um enigma. Não para o escritor e advogado pernambucano José Paulo Cavalcanti Filho, que, depois de oito anos de incessante trabalho, concluiu o livro Fernando Pessoa - Uma Quase Autobiografia, lançado agora pela Editora Record.

Fascínio ou obsessão, Cavalcanti Filho não sabe explicar. Adorador do poeta português desde a adolescência, decidiu resgatar a vida dele quando ouviu o poema Tabacaria, em 1966. Iniciou a pesquisa pelo ponto mais fascinante da obra de Pessoa: os heterônimos. Logo, descobriu que eram 127 e não "apenas" 55, como se acreditava. À medida em que se aprofundava num assunto tão vasto, ele descobriu que podia retratar o poeta a partir dos próprios escritos. "Pessoa espalhou vestígios de sua vida na obra, que funciona como um diário", observa, em entrevista por e-mail.

Surge uma conclusão polêmica: Pessoa era um escritor sem imaginação, pois tudo que escrevia era colado da realidade. Claro que a tese não pode ser levada ao pé da letra, pois a genialidade do poeta estava em fazer tal transposição de uma forma peculiar e única. Ao decidir que usaria frases do próprio Pessoa (daí, o livro intitular-se uma quase autobiografia), o escritor e advogado pernambucano preferiu também escrever como ele próprio - raramente usando adjetivos e quase sempre cravando três vírgulas antes do ponto final da frase.

Existem mais de 6 mil textos sobre Fernando Pessoa, mas, desses, uma pequena parcela trata de biografia. Por que, nesse caso, a obra interessa mais que o autor? Ou seria porque em tudo que escreveu deixou vestígios da própria vida?

São só três biografias. A do Gaspar Simões, 1959, que é a melhor e a pior. Depois Crespo, 1986, e Brechon, 1996. Octavio Paz disse, de Pessoa, que "sua vida é sua obra, e sua obra sua vida". Penso que os apreciadores de Pessoa acreditaram nisso. O que é correto, no tanto em que a obra e trajetória como ser humano. Mas é um equívoco, pois Pessoa tinha uma vida - claro, acordava, vestia, comia, bebia, tinha sonhos e angústias. Sempre quis saber quem era mesmo o homem Pessoa. Como esse livro não havia, decidi escrever eu mesmo. E sim, ele espalhou vestígios por toda sua obra, que funciona como um diário. É incrível que, passados tantos anos de sua morte, ninguém tenha percebido isso antes.

Como explicar, então, a profusão de heterônimos? Se fosse possível juntá-los todos teríamos, de alguma maneira, um perfil fiel de Pessoa?

Sim e não. O papel dos heterônimos, bem-visto, deve ser relativizado. O próprio Pessoa, reproduzindo o que ocorreu com seu inspirador Kierkegaard (Soren Kierkegaard, filósofo dinamarquês), no fim da vida, também decidiu abandonar todos eles, ao pensar escrever um livro grande, com 300 ou 400 páginas, que seria assinado por ele próprio. Apenas lhe faltou tempo, que logo veio a "mater dolorosa da angústia dos oprimidos". Apesar disso, a quantidade de heterônimos representa nele um fetiche, que atrai e desafia todos os seus estudiosos.

O senhor afirma, no livro, que Pessoa escreveu uma obra muito apegada à realidade. É por isso que defende uma certa falta de imaginação dele?

A frase tem mais um sentido de efeito, claro. Não quer dizer que um gênio, como Pessoa não sonhasse nem tivesse imaginação, aqui tomada a palavra em seu sentido corrente. Mas é que, ao escrever, ou criar personagens, seu estilo era o de usar sempre o que tinha em volta. Sem inventar no espírito. Tome-se a Tabacaria. O Esteves, do poema, poderia ser qualquer um, com qualquer nome, Olegário, Sigismundo. Ocorre que, conhecendo-o como o conheço, já sabia que havia mesmo um Esteves na sua vida real. Por ironia, um vizinho, íntimo da família, que declarou sua morte no Conservatória.

Que pontes o senhor estabeleceu ao decidir escrever uma biografia de Pessoa pensada para o Brasil?

Primeiro, a língua. Igual, mas diferente. Como o livro é destinado a não iniciados, inclusive traduzo palavras inusuais, que em princípio obrigaria o leitor a ir ao dicionário. Depois, temas que certamente atraem os brasileiros, que andam longe nas outras biografias. O que o atraía, a pátria língua e o sebastianismo.

Como definir sua ligação com Pessoa: fascínio ou obsessão?

Os dois. Desde os 16 anos. Começou por fascínio, continuou como obsessão. Espero só que não acabe por desalento, o de constatar que poderia ter feito melhor.

Que tipo de dificuldades atravessou para terminar essa obra?

A física, de estar tudo longe, no tempo e no espaço. Fui a Lisboa, em média, quatro vcontratei um historiador e um jornalista, para conferir tudo que escrevi, a geografia da cidade, a história de Portugal, assim por diante. E uma espiritual, a obsessão por não ter erros, o que me levou a consumir oito anos, trabalhando nunca menos que quatro horas por dia. Ninguém vai acreditar nisso, mas é verdade.

E qual a nova conclusão que mais o encantou?

A de ter conseguido traçar um esboço de sua figura real, vaidoso e ao mesmo tempo tímido. Como um quebra-cabeça que se monta aos poucos, com paixão, e que se põe a última pedra com enorme alívio. Ou acabava o livro, ou ele acabava comigo. Penso que venci.

Livro:Fernando Pessoa: Uma Quase Autobiografia /Autor:José Paulo Cavalcanti Filho / Editora: Record /Páginas:736 / Preço: R$ 79,90

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Grafite tem maior retrospectiva da história em museu dos EUA

Mostra inclui obras de Barry McGee, Swoon e os osgemeos
Fonte: folha.uol.com.br 19/04



Um corredor escuro e grafitado, cheio de lixo amontoado e com barulho de trens, é uma das atrações de uma nova exposição que abriu no fim de semana em Los Angeles.
Tem também uma instalação com três manequins fazendo uma escadinha para pichar o alto de um muro, com destaque para a mão que segura a latinha de spray: ela se mexe, como aqueles bonecos de parque temático.
Apesar do clima Disneylândia às avessas, "Art in the Streets" (arte nas ruas, em livre tradução) quer ser uma exposição histórica, a maior do gênero já realizada por um museu americano. Fica em cartaz no Museum of Contemporary Art (Moca) até agosto e, a partir de março, abre no Brooklyn Museum, em Nova York.
Uma generosa linha do tempo, um tanto didática, dá conta das gangues pioneiras do grafite, desde o final dos anos 60, na Filadélfia, em Los Angeles e Nova York, com fotos dos Cornbread & Friend, Crips e Taki-183.
Até mesmo a origem da latinha de spray é decodificada: inventada em 1949, só passou a ser produzida em grande escala nos anos 60.
Revistas e jornais do começo dos anos 70 lembram que a discussão do status artístico do grafite vem de longe.
Bem como as campanhas contra, como uma da Filadélfia, de 1972, avisando que estavam sendo gastos mais de US$ 1 milhão na limpeza dos trens, alvos favoritos dos pichadores.

NAFTALINA
"É o momento certo para uma retrospectiva. É provavelmente o movimento artístico mais popular atualmente", disse à Folha Jeffrey Deitch, diretor do Moca. "Mas não é uma exposição definitiva, é o começo para entender a história. Ainda há muito para descobrir."
Antes de assumir o Moca, em 2010, ele liderava a descolada galeria nova-iorquina Deitch Projects, representante de poderosos da "street art", como Barry McGee, Swoon e os paulistanos Osgemeos, todos com grandes espaços na exposição.
Keith Haring (1958-1990), cujo espólio também era exibido pela Deitch, comparece com diversos trabalhos, incluindo um carro e alguns objetos que vendia a preços populares na sua Pop Shop, lojinha que abriu nos anos 80 no Soho, em Nova York.
Mais um sinal de que muito do que se discute hoje sobre "street art" -como a linha de roupas de Shepard Fairey- cheira a naftalina.
Apesar da boa faceta histórica, cansa a insistência de exibir sempre os mesmos artistas contemporâneos, que pulam de museu em museu há anos mostrando os mesmos tipos de trabalhos.
Sem dúvida, a parte mais visitada é onde estão as obras de Banksy, o britânico anônimo que vende milhões em leilões e foi recentemente indicado ao Oscar. Está lá uma de suas primeiras pinturas, "Riot Painting".
"Foi a minha primeira tentativa de fazer uma pintura "apropriada'", escreveu o artista num comunicado a jornalistas. "O que explica porque eu não tentei mais."

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Exposição faz crescer número de pichações Fonte: folha.uol.com.br 19/04



Ao contrário de São Paulo, onde grafites e pichações proliferam, em Los Angeles a delação de vandalismo é premiada (cerca de R$ 1.700).
Ainda assim, com a abertura da exposição "Art in the Streets", a quantidade de intervenções se multiplicou pelas ruas da região, no bairro Little Tokyo. São adesivos e assinaturas em postes, sinais de trânsito e caixas de correio, além dos "pixos".
As autoridades já avisaram que o grafiteiro que for pego no flagra não receberá multa, irá direto para a cadeia.
"Como dizia um ex-chefe da corporação, se você quiser ser artista, vá comprar uma tela", disse Jack Richter, chefe da polícia de Los Angeles. "Respeitamos o direito de fazer uma exposição, mas exigimos segurança para as propriedades de outras pessoas."
De fato, a tolerância com o grafite nos EUA não é alta, mesmo numa cidade nada conservadora como Los Angeles.

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