sexta-feira, 8 de julho de 2011

PERFIL

Dona do pedaço

-

A atriz Mariana Nunes marca território no Rio e ganha espaço no teatro, no cinema e na tevê Fonte: correioweb.com.br 07/07

-

Mariana Nunes acaba de perder uma protagonista em longa-metragem. Quando ela leu o roteiro, a língua coçou. Disse, na lata, que não achava bacana ver uma personagem negra numa situação de submissão em pleno Brasil de agora. Bateu de frente com o diretor, que, irredutível, a convidou a se retirar da produção. Ela respirou fundo, ergueu o nariz e partiu, com dignidade, para a vida de batalha. Boa de briga, essa menina. Mas nem pense que vai encontrá-la por aí, levantando bandeiras em alguma marcha de protesto. Se tem uma coisa que não gosta, é de salivar o discurso de militância.

Quando subo ao palco, meu corpo já está dizendo muita coisa.

Brasiliense radicada no Rio há três anos, Mariana Nunes experimenta o visível aumento dos atores negros nas produções nacionais, sobretudo, na teledramaturgia. Recentemente, ela protagonizou uma das cenas mais impactantes da série A cura (TV Globo). Fazia o papel de uma escrava degolada pelo seu dono a fim de provocar o dom de um menino médium. A cena curta, que levou dois dias para ser preparada, é um primor e exigiu da atriz um preparo específico para a execução.

Era tudo bem cuidado. Fomos para Diamantina (MG). Tinha uma série de efeitos especiais e maquiagem. Mas a cena não mexeu com a minha negritude, porque era uma série de época, em que os negros estavam na condição de escravos.

Antes, Mariana tinha feito uma participação na novela Mulheres apaixonadas, de Manoel Carlos. Papel conquistado fruto de uma oficina para atores ministrada pela TV Globo.

O espaço do negro melhorou muito. Mas ainda tem umas coisas esquisitas. Quando você pega a sinopse das novelas, por exemplo, a personagem negra vem sempre marcada. Está lá, fulana de tal, tantos anos, jornalista e negra. A cor continua restringindo a participação. É diferente do teatro, espaço em que eu posso fazer o que quero, experimentar todas as personagens.

Formada na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM), Mariana Nunes enxergou, no teatro, o espaço de liberdade. Durante dois anos, integrou a companhia dos irmãos Adriano e Fernando Guimarães, viajando pelo Brasil e exterior. Com eles, aprendeu a ser disciplinada. No Rio, a inserção na cena foi mais demorada. Ela só voltou aos palcos no projeto Autopeças, da Companhia dos Atores. Está também integrada ao coletivo Brecha, que reúne artistas diversos para fazer teatro, intervenção e ocupação urbana.

Você precisa conhecer pessoas para movimentar e realizar teatro. No Rio, estão artistas do Brasil inteiro tentando ao mesmo tempo se inserir nesse mercado competitivo. Fiquei uns três anos sem fazer nada. Agora, estou dentro de um espaço de criação, cedido pelo grupo Amok.

-

>>>

-

Laerte e seus grumetes

-

Cartunista paulista, que agora só se veste de mulher, conversa com a moçada da revista Samba sobre a arte de criar, o humor e a sociedade Fonte: correioweb.com.br 08/07

-

Reflexão, humor, poesia e provocação. Um artista sem medo encara crises criativas e existenciais para avançar como criador. Dono de um trabalho rico tanto visualmente quanto por temáticas e abordagens, o cartunista Laerte Coutinho, 60 anos, faz das histórias em quadrinhos um espaço de inquietação constante. Além das tiras diárias, o quadrinista é conhecido pela série Piratas do Tietê e por incontáveis personagens e histórias publicados em jornais e revistas diversas nos últimos 30 anos. Valores, linguagens, preconceitos e o próprio trabalho são colocados em questão nas quatro linhas que delimitam os quadrinhos.

Convidado da 2ª Jornada de Romances Gráficos, evento organizado na Universidade de Brasília (UnB) pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, o cartunista esteve em Brasília na semana passada para uma palestra. O Correio promoveu um bate-papo entre o desenhista paulistano e a nova geração dos quadrinhos de Brasília. Participaram do encontro o trio Gabriel Góes, Lucas Gehre e Gabriel Mesquita, da revista Samba, e Caio Gomes, desenhista e cartunista do Correio Braziliense e um dos organizadores do calendário ilustrado Pindura.

Na conversa a seguir, Laerte lembra os tempos em que trabalhava com Angeli e Glauco Villas Boas (assassinado no ano passado) na série Los 3 amigos, a produção de quadrinhos no Brasil e no mundo, técnicas, morte de personagens, a preguiça de desenhar e, claro, vestir-se com roupas femininas (o hábito recebeu uma expressão em inglês chamada crossdresser). No fim, inverte-se a ordem e é o veterano quem questiona os iniciantes.

Góes: Que quadrinhos você está lendo atualmente?

Laerte: Quadrinhos têm esse problema de ser rápidos para caramba. Você leva dois anos fazendo e dois dias para ler uma graphic novels, por exemplo. Meu problema com Ken Parker são as 100 páginas por episódio. Eu conheço o Berardi (Giancarlo, roteirista da série italiana) e ele é louco mesmo. Ele trabalha algo em torno de 18 horas por dia; eu jamais trabalhei 14 horas por semana (risos).

Góes: Qual é a diferença da época em que você fazia tiras de personagem e o que você faz hoje?

Laerte: Ficou muito mais complicado porque com personagens é meio caminho andado. Já tem uma série de escolhas dadas pelas características do personagem. Por mais que ele evolua, uma série de coisas já estão resolvidas. Soluções que ele já aponta dentro de uma linguagem, que é da tira humorística. Quando eu encerrei esse pacote, encerrei personagens e modos de fazer a piada. Resolvi ir para um terreno novo e complicado.

Gehre: Às vezes nem é humor exatamente…

Laerte: É humor, não é piada. Humor e piada são coisas diferentes. Tem um festival em São Paulo de stand-up comedy chamado Risadaria que é muito bom. Já fui algumas vezes. Mas eu implico com o nome. Risadaria é a ideia do humor de festival assim como tinha o festival da canção. É humor com fórmula, fabril. Humor de resultado, como mecanismo de obter risada, não me agrada. Pode funcionar com um monte de gente. Mas me deu um siricutico com essa coisa. E nesse partir para outra tenho visto que muita gente opera com esse diapasão. Vocês (da Samba) fazem isso. O pessoal da revista Beleléu faz isso. Do meu ponto de vista, mudar foi uma saída para a minha sanidade. Eu estava me cansando da minha profissão, do meu trabalho, me repetindo, dizendo a mesma coisa muitas vezes.

Góes: Não dá saudade nenhuma dos seus personagens? Nenhuma mesmo?

Laerte: Não. Eles não eram pessoas reais. Não acredite em tudo que vocês veem por aí. Vocês têm saudade do Calvin (personagem de Bill Watterson)?

Góes: Direto, eu penso no Calvin.

Laerte: Esse é o problema de se trabalhar com personagens. São certos modelos que eu não ia alcançar. Eu tenho certeza de que nunca fiz nada como o Calvin. Aquela inteireza e densidade me fascinam. Conseguir uma tripinha com quatro quadrinhos por dia, com um personagem simples e previsível (boa parte do humor do Calvin é a expectativa satisfeita do leitor). Por outro lado, ele ia adensando situações. É exemplo de uma produção dinâmica de humor. Tanto é que o autor parou também. Na certa, por conta das limitações. Trabalhar com um personagem que não envelhece, num mundo em que o tempo não passa... Os comentários tinham de se ater a certos parâmetros. Já acho ótimo que ele não tenha vendido o personagem para o marketing. O fato do Watterson ter decidido parar já é um ponto a favor.

Mesquita: Quando você faz um quadrinho de mais de uma página, como você pensa tecnicamente?

Laerte: Isso tem saído cada hora de um jeito. Minha técnica varia muito. Às vezes, eu faço de lápis azul, boto a tinta em cima e filtro no photoshop. Essa crise que eu estou atravessando, ou que está me atravessando, colocou várias coisas em xeque. Uma delas foi o humor. A outra foi a minha capacidade de exercer a minha profissão de desenhista, tecnicamente, de nível. Vocês já devem ter percebido que essa p… exige uma certa disciplina, uma permanência. É uma relação de aficionado pelo próprio trabalho. E eu não consigo ter isso. Ando numa impaciência... É claro que uma história com mais de quatro páginas é uma piração. Cada história dessas, para ser parida, é uma loucura. Envolve ideias, estudos, desenhos. Eu não aguento mais esperar o roteiro sair para começar a história. Erro tudo. São marchas e contramarchas.

Mesquita: Aqui na Samba, às vezes um desenha e outro finaliza ou vice-versa. Na época em que você desenhava com o Los 3 amigos, vocês também faziam isso?

Laerte: Eu e o Angeli desenhávamos tudo. O Glauco só vinha para botar o bonequinho dele (o personagem Geraldão). Depois que ele descobriu que a gente desenhava o bonequinho razoavelmente, ele nem se dava ao trabalho de ir. Ficava lá um pouco, dava umas ideias muito loucas e ia embora. É gostoso fazer isso. Eu gostava bastante.

Caio Gomes: Quando você faz os quadrinhos, você pensa no que pode acontecer em relação à reação das pessoas?

Laerte: Eu já fui acusado de racista e homofóbico. Era uma tira que dois moleques ficavam questionando o que era gay ou lésbica. Evidentemente, minha intenção era discutir a linguagem comum. Aquilo que é passado para as crianças. Era uma história realista.

Caio Gomes: Você fica receoso por causa disso?

Laerte: Fico. É um pouco pior do que receio. Fico pensando se eu não estou sendo isso ou aquilo. A gente sempre se acha o suprassumo do bom mocismo e da boa consciência. Eu, fascista? Imagina. Essas coisas frequentam a cultura pop, a cultura que a gente usa no bla-bla-blá diário de uma forma que é meio insidiosa. Essas coisas fazem parte de uma sopa geral, que você acha que não existe. Quando você vai examinar não é neutro p… nenhuma. É racista, classicista, sexista… Tem uma série de intenções embutidas em gestos aparentemente neutros. Eu sou um pouco neurótico. Eu fico pensando ‘Que p… eu estou querendo dizer com isso?’ Um pouco de paranoia minha. Neurose ou paranoia? Eu não sei (risos).

Caio Gomes: Você segue algum estilo de roupas femininas? Sei lá, olha nas revistas?

Laerte: Acho que é o que eu vejo na rua e gosto. No caso de roupa feminina é mais complicado porque eu não sou uma mulher. Já aconteceu de comprar uma roupa cara, colocar no corpo e pensar “Que grande erro!”. Essa prática de usar roupa feminina é a importância da roupa enquanto linguagem. Estou tendo a oportunidade de verificar a linguagem no meu modo de ser. Um meio de expressão minha. Coisa que eu fazia de forma irrefletida com a roupa masculina. A roupa masculina tinha virado uma nãolinguagem. A roupa feminina me enriqueceu com essa oportunidade de experimentar linguagens.

Laerte assume a função de entrevistador:

O que é estar em grupo e ao mesmo tempo serem indivíduos produtores? Estar em grupo é apenas uma tática de existência do mercado? Quando é que vocês vão se largar?

Gehre: Estar em grupo na Samba foi meio instantâneo. É uma estratégia. Quando a gente viu, estava produzindo em grupo. Alguém perguntou se éramos um coletivo.

Mesquita: Uma coisa boa de trabalhar em grupo é poder aprender. Acho que eu aprendo muito com o Lucas e o Gabriel. É bom até para ter referencial do seu trabalho e ter alguém te criticando de uma maneira até menos educada.

Laerte: Posso dizer o mesmo sobre a época do Los 3 amigos. Acho que o melhor do que eu fazia era o que eu fazia com eles.

Góes: Muita gente compara a gente com uma banda. Acham que uma hora a gente vai se separar e lançar um disco solo, independentemente da banda se desmanchar ou não.

-

>>>

-

PRÊMIO

Hamilton leva dois troféus

-

Na noite da música brasileira, o bandolinista brasiliense estava entre as estrelas. Na categoria MPB, Roberta Sá foi a escolhida Fonte: correioweb.com.br 08/07

-

Rio — Hamilton de Holanda mantém-se como o nome da música brasiliense de maior destaque na cena nacional. Essa condição foi reafirmada na noite de quarta-feira, quando o bandolinista e compositor conquistou dois troféus no Prêmio da Música Brasileira, durante cerimônia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Os prêmios foram na categoria instrumental: melhor solista, pelo CD Esperança — Ao vivo na Europa, superando Dominguinhos e Yamandu Costa; e melhor álbum, por Gismontipascoal — A música de Egberto e Hermeto. Anteriormente, o músico havia sido premiado nos anos 2007 (melhor grupo e solista), 2009 (melhor solista) e 2010 (melhor disco).

Para Hamilton, a conquista

neste ano foi emblemática: “O prêmio como solista é decorrente de um disco com registro de apresentações na Europa divulgando a música que aprendi a fazer em Brasília. Já o de melhor disco é de um álbum que gravei com o pianista André Mehmari em cima da obra de dois pilares do tipo de música que a minha geração vem fazendo. Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal são dois mestres para nós”.

Zé Mulato & Cassiano, os cantores e violeiros caipiras mineiros-brasilienses que concorreram na categoria regional ao prêmio de melhor dupla, pelo CD Sertão ainda é sertão, foram superados por Renato Teixeira e Sérgio Reis, pelo álbum Amizade sincera. Os cantores paulistas não compareceram para receber a aclamação do público. “Como havia falado antes, para nós, só estarmos entre os indicados é importante por vermos o tipo de música que fazemos de característica rural receber boa acolhida”, afirmou Zé Mulato.

Na premiação como um todo houve algumas surpresas. A maior delas foi a escolha da pouco conhecida Luísa Maita, na categoria revelação. A favorita era a badalada Tulipa Ruiz. Outra escolha surpreendente foi a do Pra gente fazer mais um samba, CD de Wilson das Neves. Seus concorrentes eram Zeca Pagodinho (Vida da minha vida) e Délcio Carvalho e Dona Ivone Lara (Bodas de coral no samba brasilieiro). Ainda na área do samba, Alcione inscreveu seu nome entre os recordistas do prêmio ao ser escolhida como melhor cantora pelo trabalho Acesa — Ao vivo em São Luís do Maranhão. “No evento em que havia a nata da música, brasileira sinto-me honrada em voltar a ter meu trabalho bem avaliado. Vivo disso e para isso”, disse emocionada.

Outra que figura entre os recordistas é Elba Ramalho, vencedora como melhor cantora na categoria regional pelo CD Marco zero — Ao vivo. Roberta Sá foi destaque na categoria MPB. Ela conquistou o troféu de melhor cantora, superando Maria Bethânia e Célia, e de melhor álbum com Quando o canto é reza, que gravou com o Trio Madeira Brasil.

O Prêmio da Música Brasileira, em sua 22ª edição, prestou homenagem a Noel Rosa, um dos mais importantes compositores da história da MPB. Na festa, no Municipal, o poeta da Vila foi celebrado por grandes intérpretes, como Paulinho da Viola, ao lado da filha Beatriz Farias, que cantou Feitiço da Vila e De babado.

Mistura de raiz

» Inspirado no melhor da música nordestina, o cantor e compositor Afonso Gadelha lança o quarto disco da carreira — Pra nunca mais esquecer. Para marcar o lançamento do CD, o músico paraibano, radicado em Brasília há 22 anos, faz amanhã um show no Clube do Choro (SDC, Bl. G, Eixo Monumental; 3224-0599), às 21h. “Vamos tocar somente canções boas, de qualidade. Estou muito animado, vai ser bacana”, comenta. Apesar de apostar em canções nordestinas, ele lembra que a capital ocupa um lugar especial no trabalho. “Foi todo feito aqui, tem uma influência dessa miscigenação que está presente na cultura brasiliense.” Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia). Classificação indicativa livre.

-

>>>

Academias

-

"Acontece com as Academias fenômeno que nem Freud explica: são compostas de 40 membros eleitos por seus confrades; milhões de pessoas ficam do lado de fora criticando, mas doidas para nelas ingressar" Fonte: correioweb.com.br 08/07

-

Instituição fundada em 1635 pelo cardeal Richelieu, a Académie Française já acolheu 719 “imortais” em sua história de quase quatro séculos, com um período de interrupção de 1793 a 1803. Da internet transcrevo o seguinte: “Elle rassemble des poètes, des romanciers, des hommes de théâtre, des philosophes, des médecins, des hommes de science, des ethnologues, des critiques d’art, des militaires, des hommes d’État, des hommes d’Église, qui ont tous illustré particulièrement la langue française”. Dá para entender que, com os homens de letras, cuja missão original era normatizar e tornar compreensível por todos a língua francesa, entraram homens de teatro, filósofos, médicos, cientistas, etnólogos, críticos de arte, militares, políticos e religiosos “qui ont tous illustré particulièrement da langue française”.

Desde então o mundo conheceu uma infinidade de Academias de Letras inspiradas na francesa, nas quais o eleito não é necessariamente um escritor profissional, mas um homem de peso, acadêmico escolhido por se destacar na sociedade em que vive e trabalha. Quando eleito para a Academia Mineira de Letras, em 1995, fui decerto escolhido não pelos meus livros ou por minha atividade jornalística, mas pelo meu peso, à época em torno de 130 quilos. Agora, também pelo peso, venho de ser eleito para a Academia de Letras de São João del-Rei: o peso dos meus anos.

Em ambos os casos, esclareço que fui convidado. Não vejo cabimento na iniciativa dos cavalheiros e damas que se oferecem para fazer parte de uma Academia, sem que sejam sondados pelos membros da Casa. Depois, então, que formalizem suas candidaturas e concorram às eleições. Acontece com as Academias fenômeno que nem Freud explica: são compostas de 40 membros eleitos por seus confrades; milhões de pessoas ficam do lado de fora criticando, mas doidas para nelas ingressar.

A moda recente é falar mal da Academia Brasileira de Letras, ABL, pelo fato de eleger Merval Pereira, autor de um livro, que concorreu com o escritor baiano Antônio Torres, várias vezes premiado, autor de uma porção de livros.

Não é o caso de Torres, mas eleição pelo critério de livros escritos, publicados e vendidos expõe as Academias ao risco de eleger Paulo Coelho, como aconteceu na própria ABL, onde o Mago não tem posto os pés. Junte-se o seguinte fato: Merval Pereira é inatacável como cidadão, profissional de imprensa, escritor e comentarista político. Homem de convívio agradável, conhecidíssimo no Brasil inteiro, engrandece a Casa para a qual vem de ser eleito.

Instituições compostas de 40 membros não podem acolher todos os que delas merecem fazer parte e estão sujeitas, é certo, a cometer errores quando se apresentam dois ou mais candidatos. Não foi o caso da eleição de Merval e o baiano Torres, numa próxima eleição, tem tudo para ser escolhido.

Certa feita, jantando com acadêmicos da ABL, numa reunião em que estavam presentes Aurélio, Abgar, Deolindo, Ivan Lins, Ciro dos Anjos e outros monstros sagrados de nossa intelligentsia, perguntei-lhes por que não elegiam determinado intelectual, amigo deles, que frequentava regularmente a Academia e desejava ser eleito. Intelectual de peso em todos os sentidos, imensamente gordo e autor de livros de mor qualidade. Prêmio Machado de Assis pelo conjunto de obra, o ilustre brasileiro não pensava noutra coisa que não fosse fazer parte da ABL, e não era convidado. A explicação me foi dada pelos acadêmicos que bebiam champanhe antes do jantar: “Ele cheira a alho”. Realmente, não dá para eleger um sujeito que tem cheiro de alho.

Nenhum comentário: