sábado, 11 de fevereiro de 2012


Memória
Modernos há 90 anos
O tempo só fez com que a Semana de Arte Moderna, ocorrida há nove décadas, se tornasse progressivamente mais relevante para compreender os caminhos que a cultura nacional trilhou O POPULAR 11.02

-
Foto histórica de participantes da Semana de 22: revolução no panorama cultural nacional

Ninguém reúne Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfatii, Tarsila do Amaral, Manuel Bandeira, Heitor Villa-Lobos, Graça Aranha, Di Cavalcanti, Menotti Del Picchia e mais um punhado de artistas e intelectuais de peso para realizar um evento qualquer, não é verdade? Definitivamente, a Semana de Arte Moderna, iniciada em 11 de fevereiro de 1922, não foi um acontecimento corriqueiro. Aquele pessoal conseguiu não só agitar o ambiente cultural de uma São Paulo ainda incipiente em seu desenvolvimento artístico e econômico, como também sinalizou os caminhos que muitos movimentos posteriores, como o regionalismo nordestino na literatura, o tropicalismo e o Cinema Novo, iriam tomar. Foi a Semana de 22 que trouxe para o País, de forma mais efetiva e com consequências práticas, a efervescência das vanguardas europeias que agitavam o Velho Continente e que mudariam a face da cultura mundial.

A grande preocupação daquela turma era debater formas de se fazer arte originalmente brasileira, mas não xenofóbica. Havia a preocupação em suas propostas básicas de promover diálogos criativos, em que referências da cultura nacional se integrariam com o que havia de novo lá fora. Era um trabalho na linguagem nas mais variadas manifestações artísticas, sobretudo na literatura, nas artes plásticas e na música.

Amigos de longa data ou conhecidos com grandes empatias e pontos em comum, os modernistas vinham agitando o ambiente cultural bem antes de 1922. Já nos anos 1910, houve iniciativas que mostravam a disposição do grupo em colocar o Brasil no circuito e balançar as estruturas um tanto enrijecidas do ambiente cultural nacional. A Semana de 22 foi, ao mesmo tempo, uma espécie de ápice dessa vontade e um ponto de partida para outros desdobramentos que viriam a ecoar nos anos posteriores.

Realizada no Teatro Municipal de São Paulo entre 11 e 18 de fevereiro, a Semana de 22 foi financiada por parte da elite paulistana mais ligada à arte, como a mecenas Olívia Guedes Penteado, baronesa do café, e o empresário Paulo Prado. Com um tom de ruptura, aqueles dias foram cruciais para a distinção entre os que perseveravam em uma arte tida mais acadêmica e uma produção artística visceral, menos amarrada a conceitos rígidos, mais libertária.

Capitaneado por comandantes de temperamentos diferentes, como o cerebral Mario de Andrade e o impulsivo Oswald de Andrade, o barco do Modernismo lançou-se ao mar e seu trajeto guiaria muitas expressões artísticas a partir dali. A poesia brasileira no século 20 foi, em grande parte, balizada por aquelas pessoas. Na pintura, ocorreu o mesmo. É impossível falar de cultura nacional sem que 1922 ocupe um lugar de destaque.

>>> 
Memória
Entre tapas e beijos
A Semana de Arte Moderna de 1922 uniu tendências, casais e amigos e provocou brigas e desavenças que marcariam escolas e movimentos artísticos no Brasil O POPULAR 11.02

-
Autorretrato de Anita Malfatti: vanguardista de verdade

Mario de Andrade: um dos arquitetos da Semana de 22

Oswald de Andrade: temperamento forte e criatividade

Oswald de Andrade era uma espécie de locomotiva no movimento Modernista. Era um homem grande, de voz potente, absolutamente inquieto, de espírito anárquico, mulherengo toda vida e genial a não mais poder. Ele foi, ao lado do amigo Mario de Andrade, um dos principais idealizadores do movimento e talvez sua representação mais simbólica.

Assim como Oswald, o evento foi cercado por paixões e desavenças. O próprio escritor comprou muitas brigas, fez discursos inflamados, publicou textos desaforados e defendeu suas ideias de uma forma quase louca. Valeu muito a pena. Seu Manifesto Antropofágico apresentou os pilares centrais do movimento, propondo que o Brasil devorasse a cultura estrangeira e regurgitasse algo diferente, autônomo. Oswald devorou seus companheiros e, em muitos casos, regurgitou amizades perdidas, casamentos desfeitos, linhas de atuação surpreendentes. O Modernismo era assim.

Como todo movimento de ruptura, houve muita, mas muita briga antes e depois da Semana de 22. Monteiro Lobato, por exemplo, um nacionalista de primeira hora, tinha grandes simpatias pela ideia de uma cultura genuinamente brasileira, mas não ao modo que os modernistas queriam. Para ele, o movimento ainda estava muito influenciado pelo que vinha de fora e não concordava com uma certa bagunça criativa que percebia entre seus membros. Lobato era favorável à valorização do que era nosso na arte, mas sem as rupturas drásticas de conceitos estéticos e escolas acadêmicas que os modernistas desejavam, inspirados, sobretudo, em vanguardas europeias como o Futurismo e o Cubismo.

Em 1917, quando a ideia de um grande evento para sacudir o panorama cultural nacional já começava a germinar, Lobato bateu de frente com os modernistas ao criticar duramente uma exposição da pintora Anita Malfatti, no famoso artigo Paranoia ou Mistificação.

As desavenças estéticas entre pessoas como Monteiro Lobato e Oswald de Andrade eram, de alguma forma, parte do jogo que os modernistas queriam jogar. Mario de Andrade era uma voz mais equilibrada no quente debate de ideias que marcou os antecedentes da Semana de 22. O autor de Macunaíma, que viria a se tornar uma das obras que melhor expressam os rumos que o Modernismo poderia tomar, tinha uma visão mais antropológica e filosófica daquele ambiente efervescente. Ele era, por exemplo, o interlocutor entre representantes da academia e os de uma arte mais espontânea que pretendia unir em uma comunhão artística ampla. Conseguia ter influência, por exemplo, sobre a depressiva e criativíssima Anita Malfatti, sobre o vulcão Tarsila do Amaral, sobre o furacão Oswald de Andrade e sobre o irredutível Monteiro Lobato. Além disso, gozava de grande trânsito com os financiadores do projeto e sabia ouvir as vozes que vinham do interior.

Mario teve um papel fundamental não só na realização da Semana de Arte Moderna, mas na consolidação de seu legado posterior. Foi quem conseguiu arregimentar novos nomes não propriamente ao movimento mas à sua ideia de inovação – Carlos Drummond de Andrade foi um deles – e geriu o espólio daquele evento fundamental. Ele, porém, não passou incólume aos muitos desentendimentos que ocorreram entre os membros de um grupo tão vanguardista – talvez não pudesse ser diferente. Depois de uma longa amizade, Mario rompeu com Oswald depois que o último cometeu uma indiscrição sobre a vida pessoal do colega escritor. Oswald, por sua vez, que havia se casado com Tarsila do Amaral, acabou vendo seu casamento terminar em razão de seus muitos casos e sua vida boêmia. Mario, um admirador incondicional da pintora, se postou ao lado da amiga, azedando ainda mais a relação entre os dois líderes do Modernismo.

Todas essas idas e vindas dos principais personagens do Modernismo só fizeram aumentar a aura de um movimento fundador da nossa cultura no século 20. Muitos dizem que a Semana de 22 fez com que o Brasil despertasse para seus próprios patrimônios. Há uma dose de exagero nisso, ainda mais quando vemos que anteriormente havia autores que lançavam olhares muito interessantes sobre o Brasil. O Modernismo, porém, elevou essa preocupação a outro patamar e estimulou artistas de todas as partes a seguir esse caminho de redescoberta de nossas raízes sem, contudo, se fechar em copas para as influências estrangeiras.

Oswald, Mario, Tarsila, Manuel, Menotti, Brecheret, Villa-Lobos, Di Cavalcanti são nomes que 90 anos atrás estavam eufóricos na abertura da Semana de Arte Moderna. Na época, o evento não foi tão badalado. Era visto como uma excentricidade de um grupo restrito de artistas. Nove décadas depois, há alguma dúvida da importância daqueles sete dias?

>>> 
Hélio Rocha
A poesia sempre canta a natureza
Hélio Rocha.   O POPULAR 09.02
-
A Serra Dourada e o vale do Rio Vermelho formam o mágico estojo que inspirou tanto a santa poesia de Cora Coralina, aquela que extraia desse cenário versos decorados de avencas, recedendo manjericão e hortelã, e adoçados pela culinária da artista. A poesia e a natureza têm um indissolúvel casamento, são cúmplices em primeiro grau. Por isto mesmo Cecília Meireles caminhou pelo campo verde e escreveu: “Eu ando sozinha no meio do vale. /Mas a tarde é minha. /Eu ando sozinha por cima de pedras./Mas a tarde é minha./Os meus passos no caminho são como os passos da lua; /vou chegando, vai fugindo,/minha alma é a sombra da tua. Eu ando sozinha por dentro de bosques./Mas a fonte é minha.”

Como nos mostrou tão bem o poeta Fagundes Varela: “E há tanto encanto nas florestas virgens,/tanta beleza de sertão na sombra,/tanta harmonia no correr do rio,/tanta delícia na campestre alfombra.../que ainda pudera reviver de novo,/e entre venturas flutuar minha alma,/fanada planta que mendiga apenas/a noite, o orvalho, a viração e a calma.”

Leio, pela internet, texto de Susana Alves, na qual ela comenta a expressão latina Locos Amoenos, designativa da paisagem ideal, sempre presente na poesia amorosa em geral e, com maior incidência, na poesia bucólica. E explica ela que desde a antiguidade clássica o termo locus amoenus remete para a descrição da natureza e para um conjunto de elementos específicos: o campo fresco e verdejante, um vasto arvoredo e flores coloridas, cujo doce odor se espalha com a brisa.

Susana viaja com a expressão latina para descrever este vínculo entre a poesia e a natureza, mencionando autores como Homero, Teócrito, Virgílio, citando poetas do renascimento, poetas do barroco e do romantismo, referindo-se a passagens recheadas de poesia da Bíblia, como a descrição do Éden e o Cântico dos Cânticos, do rei Salomão.

É preciso, pois, saudar todos estes poetas. Saudar Virgílio, o pai da literatura ocidental, que colocou nas suas Bucólicas o cheiro da terra; saudar Giovanni Pascoli, aquele que escreveu este verso: “Há algo de novo sob o sol: nasceram as violetas.”

E jamais esquecer os versos de Federico Garcia Lorca em louvor do verde: “Verde que te quero verde/verde vento, verdes ramos/o cavalo na montanha/o barco sobre o mar.” E cantar com Pablo Neruda: “Daí a mim os verdes labirintos,/as esbeltas vertentes dos Andes,/e sob as parreiras, amada, tua cintura de guitarra.”

É preciso ver e escutar a água, com respeito e carinho, e invocar para tanto estes versos do poeta anglo-americano W. H. Auden: “Cara água, clara água/fagueira em teus regatos todos,/quando corres ou flanas através da vida, quem não ama,/sentar-se ao teu lado, escutar-te e ver-te,/puro ser, perfeito em movimento?”

Apreciar pássaros no vale, como fez Vinícius de Moraes: “O pássaro no vale cantou por um momento,/mas o vale escuta ainda envolto em paz/para que a voz do pássaro não cale.”

Questionando de onde vem o rio, e ouvindo a resposta do escritor Bernardo Elis: “Do fundo fofo da mata, onde as borboletas adejam lampejos azuis, vagos e sonsos; do alto da serra, onde a canela d’ema é um gesto de sede.”

Liam Wordsworth escreveu sobre a alma do bosque: “Este impulso que vem da alma do bosque na primavera pode ensinar mais sobre o homem, sobre a Terra, sobre o bem, e sobre o mal, do que toda a sabedoria dos sábios.”

>>> 
ENTREVISTA - ALOIZIO MERCADANTE »
Acesso à educação é o desafio
Ministro defende que só com investimentos maciços no setor o país dará o salto necessário para o desenvolvimento estrutural CORREIO BSB 11.02

-

Passados 18 dias desde que assumiu o terceiro maior orçamento da Esplanada, Aloizio Mercadante estabeleceu as principais metas para sua gestão à frente do Ministério da Educação (MEC): a ênfase nos programas de alfabetização para crianças de até 8 anos e a implementação de escolas em tempo integral. Em entrevista ao Correio, Mercadante avalia que ampliar o acesso e a qualidade da educação consiste no maior desafio estruturural do Brasil atualmente. Para sanar os gargalos do setor, ele defende que parte dos royalties do pré-sal sejam investidos na área. Mas o grande teste de fogo que o novo ministro terá este ano é a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com graves problemas que geraram dor de cabeça ao antecessor Fernando Haddad nos últimos três anos, o Enem de 2012 está marcado para o início de novembro. Até lá, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do MEC responsável pela prova, terá que finalizar os trabalhos de ampliação das questões do banco de dados do exame, bem como aprimorar os critérios de correção das redações e disponibilizar os espelhos a todos os candidatos.

O desafio também será grande para o novo presidente do Inep, o ex-secretário de Educação Superior Luiz Cláudio Costa, confirmado no cargo esta semana. Mercadante afirma que a escolha do correligionário petista não foi política. Segundo o ministro, nenhuma das cinco mudanças recentes nas secretarias da pasta tem fundamentação partidária. “Não sei nem o partido das pessoas que trabalham comigo”, assegura. Confira os principais trechos da entrevista.

Como foram as primeiras semanas na pasta?
É um ministério extraordinário pela sua responsabilidade imensa, afinal, estou falando de 2 milhões de professores e de 56 milhões de alunos. É uma rede muito complexa. Mas o ministério estava bem administrado. O Fernando Haddad deixou a estrutura bem organizada. Eu trabalho o dia inteiro aqui para dar conta de todos os desafios, setores e secretarias. Nas próximas semanas, visitarei escolas da rede pública do país. A primeira será o colégio estadual Canadá, em Santos (SP), onde cursei o ensino médio.

O senhor comandou o Ministério da Ciência e Tecnologia por um ano. Essa experiência pode ser aplicada ao MEC?
Um dos grandes eixos da minha gestão é essa maior integração entre educação, ciência, tecnologia e inovação. Porque é aqui que se formam os recursos humanos que sustentam as pesquisas. Para ser uma economia competitiva e alavancar o setor exportador, o Brasil precisa investir em pesquisa, conhecimento e inovação É preciso articular essas relações. Nas duas pastas, há muitas áreas de interface e alguns programas em comum, como o Ciência sem Fronteiras, por exemplo.

Qual será o carro-chefe da sua gestão?
Estamos trabalhando na pré-escola com metas ambiciosas para a construção de 6,5 mil creches até 2014. Essa fase é essencial para a formação do aluno. Outro programa é o Alfabetização Certa, para garantir a alfabetização de todas as crianças de até 8 anos. É um programa grande e estratégico, porque o Brasil tem que assegurar que todas as crianças nessa faixa etária aprendam a ler, a escrever e a fazer as primeiras contas. Se nós fizermos isso, vamos melhorar todo o fluxo daqui para a frente. Outro programa prioritário é o Mais Educação, escola em tempo integral. Estamos fazendo um grande esforço para impulsionar essa proposta. Pretendemos dobrar essas escolas este ano (hoje, há 15 mil escolas do tipo no país, atendendo a 3 milhões de estudantes). Educação em tempo integral e aumento da jornada escolar são, comprovadamente, condições estratégicas para melhorarmos o desempenho em todos os indicadores da educação. Agora, a prioridade são as escolas de menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Há diferença na aplicação de recursos entre as regiões com maior defasagem educacional?
Sim, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) atende da creche ao ensino médio e, atualmente, prioriza nove estados com menores índices e recursos orçamentários. Os programas novos têm que focar exatamente onde estão os grandes desafios do Brasil, principalmente no Nordeste e no Norte do país, onde ocorrem as maiores assimetrias.

Há alguma outra proposta além do financiamento do Fundeb?
Vamos trabalhar o chamado território educacional, para que esses municípios com menor Ideb compartilhem estruturas e programas. Se a gente conseguir articular um conjunto de municípios próximos trabalhando na mesma direção, fica mais fácil para o MEC apoiá-los.

O piso nacional do salário dos professores já foi aprovado. Mas muitos estados e municípios ainda não cumprem a lei. Como mobilizar governadores e prefeitos?
A lei foi sancionada e a lei precisa ser cumprida. O papel do MEC em relação à situação é divulgar as informações e, com isso, definir a aplicação da lei. Nós reconhecemos que existem municípios e estados com dificuldades orçamentárias. Nesses casos, temos que sentar e discutir. Mesmo com esse piso, estamos falando de um pouco mais de dois salários mínimos. Se nós queremos mudar, precisamos valorizar o salário de ingresso na carreira. Para o jovem escolher ser professor, ele tem que ser atraído, e uma maneira de fazê-lo é por meio do salário, que precisa ser competitivo com outras carreiras.

Outro desafio do MEC é sanar os frequentes problemas do Enem. O que o senhor planeja para a edição de outubro do exame?
Vamos criar, dentro do Inep, uma comissão de especialistas em avaliação, com membros da Sociedade Brasileira de Avaliadores e funcionários do instituto. O Enem é indispensável ao país. É um instrumento justo, que usa a meritocracia para o acesso às universidades federais. É um instrumento necessário para dar oportunidades iguais. Já avançou muito na logística, o que era um problema inicial. Mas ainda há um desafio muito grande. Precisamos ampliar as questões do banco de itens. Com a Teoria de Resposta ao Item, quanto maior o banco, maior a segurança. Aí teremos condições de, por exemplo, no futuro fazer duas edições do Enem ao ano. Preciso ter um banco de dados robusto. Os Estados Unidos têm um banco de 100 mil questões (para o SAT, exame que consiste em parte do processo de seleção para as instituições de ensino superior norte-americanas. O MEC não divulga o número de itens do Brasil, mas especialistas estimam que gire em torno de 6 mil questões). Também estamos discutindo como aprimorar os critérios de correção da redação, para que tenhamos mais segurança com relação ao resultado final da avaliação. Os alunos têm que ficar tranquilos sobre o papel deles, que é estudar muito.

O grande problema do Enem 2011 foi o consórcio Cespe/Cesgranrio, responsável pelo vazamento de 14 questões no Ceará, resultando no cancelamento desses itens para mais de 1,2 mil alunos. A parceria será mantida?
Se nós tivermos um banco de itens robusto e testado, os outros problemas são menores.

O que o senhor achou do texto do Plano Nacional de Educação (PNE) discutido na Câmara dos Deputados?
É muito importante que a Câmara dê prioridade à votação do PNE para não perdermos mais um ano. Como este é um ano eleitoral, vamos caminhar para um recesso branco no segundo semestre. Com o passar das semanas, vamos ter menos quórum nas sessões deliberativas. O Congresso só vai votar as matérias emergentes. Dessa forma, as políticas estruturais vão ficando para trás. Queremos concluir a votação do PNE em 2012. É muito importante para o Brasil que isso aconteça. O PNE tem foco, prioridade, caminho claro e objetivo.

O PNE determina o investimento de 8% do PIB na Educação. Esse percentual é suficiente?
Defendo que uma parte dos royalties do pré-sal sejam condicionados a educação, ciência, tecnologia e inovação. Esses recursos deveriam ser distribuídos para todos os entes da Federação. Pelo menos um terço do valor arrecadado, por, no mínimo, 10 anos. É muito mais fácil dividir o que não foi repartido do que redividir o que já foi repartido. O sentido dos royalties é preparar a economia para a era pós-petróleo. Está tudo muito atrasado na educação. Nos últimos anos, estamos recuperando séculos perdidos. Eu acho que os royalties podem ajudar a dar um salto na educação do país.


>>>> 
LIVROS
"Roça Barroca" resgata a poética de cantos guaranis
Volume apresenta em português o mito sobre a criação de índios da América
Josely Vianna Baptista, poeta que traduziu o livro, também reúne versos que fez durante a preparação da obra FOLHA SP 11.02
-
O encanto da poeta e tradutora Josely Vianna Baptista com a cultura ameríndia vem da infância.

Quando menina, conheceu com o pai uma comunidade isolada de guaranis numa ilha fluvial, no norte do Paraná. "Lembro-me até hoje do chão batido daquela picada estreita por onde andamos até avistar as palhoças e ouvir aquela algaravia de sons."

É na década de 1980, já universitária em Curitiba, que frequenta curso de língua e cultura guarani. Começa a traduzir nessa época o "Ayvu Rapyta", mito sobre a criação do universo dos Mbyá-Guarani, etnia que habita o centro-sul do país.

A longa jornada dessa tradução se conclui agora com "Roça Barroca", que apresenta uma seleção desses cantos milenares. O volume se completa com versos que a poeta fez durante o percurso.

Não é a primeira versão para o português, mas é a primeira "rigorosamente poética", explica a tradutora. As anteriores, diz ela, ao se concentrar no conteúdo, pouco privilegiaram a forma.

Traduzir o "Ayvu Rapyta" é tarefa complexa não só pelas dificuldades de transpor versos do guarani para o português. Uma exigência era fazer com que soassem de modo similar no idioma.

Baptista conta que o ponto de partida foi o estudo da tradução para o espanhol feita nos anos 1940 por León Cadogan. Depois, fez o que chama de "tradução ultraliteral". Mais tarde, retraduziu cada verso, em busca de "compensações para sua eficácia poética em nossa língua".

Viagens à aldeia completaram a jornada. Contou ali com a ajuda de Teodoro Tupã Alves, ex-cacique e professor em Ocoy, São Miguel do Iguaçu (PR). Alves entoou os cantos em mbyá, que Josely gravou a fim de estudar as modulações sonoras.

O título "Roça Barroca", como justifica a poeta, é a metáfora para traduzir a tessitura de vozes poéticas entrelaçadas no contexto de linguagens e história que compõem a América Meridional.

Conhecida por traduções de autores de língua espanhola, Baptista tem agora à vista uma retradução de "Paradiso", de Lezama Lima, 25 anos depois de sua primeira versão para o português.

De "Roça Barroca", deve concluir em breve um vídeo em parceria com Arnaldo Antunes. "Será meu primeiro roteiro para um videopoema."

ROÇA BARROCA

AUTORA Josely Vianna Baptista

EDITORA Cosac Naify

QUANTO R$ 28 (152 págs.)

>>>>> 
LITERATURA
James Shapiro participa da Flip neste ano
-
O acadêmico americano foi confirmado na décima edição da Festa Literária Internacional de Paraty, de 4 a 8 de julho. Estudioso da obra de Shakespeare, ele terá a companhia de outro especialista no tema, Stephen Greenblatt. A americana Jennifer Egan, vencedora do Pulitzer em 2011, também virá. FOLHA SP 11.02

>>>> 
O aniversário de um mito
'1922 - A Semana que Não Terminou' celebra 90 anos do evento modernista e expõe suas contradições FOLHA SP 11.02
-
Há 90 anos, o Theatro Municipal de São Paulo preparava-se para receber um evento que se tornou um mito cercado de polêmicas, para sempre inscrito na história da cultura brasileira.

A ideia da Semana de Arte Moderna, realizada entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, era instaurar-se como marco simbólico de transformação e ruptura.

Nada como nove décadas para colocar o evento em perspectiva e analisar as suas várias contradições.

"1922 - A Semana que Não Terminou" (Companhia das Letras), de Marcos Augusto Gonçalves, editorialista e repórter da Folha, investiga a gênese do movimento, recupera momentos-chave e traça o perfil de seus mentores com riqueza de detalhes, além de trazer vasta pesquisa iconográfica.

O livro, o principal entre mais de dez lançamentos sobre o tema, cobre da virada do século a 1923 e mostra que o modernismo no Brasil começou antes de 1922. É fruto de uma pesquisa de três anos, que incluiu entrevistas com intelectuais, como Antonio Candido, e audição de depoimentos de artistas, como o pintor Di Cavalcanti.

Nele são descritos os encontros festivos na "garçonnière" de Oswald de Andrade. A formação cristã de Mário. Ou a pena inclemente de Monteiro Lobato, que, em crítica à exposição de Anita Malfatti, em 1917, comparou a arte moderna a desenhos que ornam os manicômios.

Na Semana de 22, pela primeira vez a plateia paulista ouviu a música de Heitor Villa-Lobos. Oswald de Andrade e Mário de Andrade foram recebidos com um coro de vaias -embora pesquisadores suponham que teriam sido orquestradas pelos próprios organizadores, interessados em causar furor.

Com uma abordagem menos academicista e mais jornalística, "1922" tem o mérito de reunir incontáveis informações de bastidores em uma narrativa fluente.

Não se propõe a trazer novas descobertas (embora reserve algumas), mas sim a contar boas histórias. Por exemplo, ao mostrar como os artistas foram convidados sem muito critério, às pressas, para a Semana de 22.

Muitas das obras apresentadas no evento, de acordo com Gonçalves se conectavam à tradição que pretendiam confrontar. "O que aconteceu foi uma espécie de 'modernismo de compromisso', em que predominou o tom conciliatório, bem à moda brasileira. Tendências que na verdade eram antagônicas -como a presença da pianista Guiomar Novaes, que não tinha relação com os modernistas- conviviam no mesmo programa", afirma.

ELITE CAFEEIRA

Hoje se sabe que a realização da Semana de 22 foi também produto dos interesses da elite cafeeira. "São Paulo detinha o poder econômico e político, e buscava uma expressão cultural da mesma dimensão. Tratava-se de um projeto de Brasil. Era o modernismo 'plantation'", avalia Gonçalves.

Neste sentido, a figura de Paulo Prado, que patrocinou a Semana de 22, é emblemática. Carlos Augusto Calil, secretário municipal de cultura e organizador de "Retrato do Brasil" (Companhia das Letras), de autoria de Paulo Prado, lançado originalmente em 1928, refere-se a ele como um homem de negócios erudito que via seu país à deriva nas mãos de uma classe política incompetente. "Rico e viajado, ele se entediava na São Paulo provinciana."

Para Nicolau Sevcenko, professor de história da cultura na USP e da Universidade de Harvard, nos EUA, o contexto econômico da época é fundamental para se compreender a Semana: os preços do café, principal motor da locomotiva paulista até então, estavam desabando após o final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

"Havia uma luta pela sobrevivência simbólica da elite em decadência", explica. "E os modernistas de 22 nunca quiseram romper com o status quo. Polarizavam, mas sem querer solapar. Muito diferentemente dos movimentos de vanguarda europeus."

Esta é a surpresa: a Semana se apresenta como uma revolução e transformou-se em mito na historiografia oficial. Mas, com distanciamento crítico, é possível relativizá-la.
>>> 
Ecos de 22 em 2012 dividem especialistas

Para que serve o modernismo? Ou melhor, o modernismo acabou? Como visualizar os ecos da Semana de 22 nos dias de hoje? FOLHA SP 11.02
-

Para o professor Eduardo Jardim, da PUC do Rio, organizador da coleção Modernismo +90, que consiste em 11 novos títulos editados pela Casa da Palavra, "o modernismo começa nas duas últimas décadas do século 19 e termina nos anos 1970, com o cinema novo, com o Teatro Oficina -que recuperou Oswald de Andrade-, com Caetano e a Tropicália, com Hélio Oiticica. São cem anos".

Marcos Augusto Gonçalves enxerga na antropofagia a chave da questão. "Mário e Oswald foram os fundadores de um novo momento. É a partir de 22 que nasce a ideia central de uma cultura brasileira transcendente, que resultaria no 'Manifesto Antropofágico', em 1928. A antropofagia está viva entre nós até os dias de hoje".

Para Sevcenko, é só no período entre os anos 50 e 70 que a arte moderna revolucionária encontra ressonância no Brasil. O engajamento dos neoconcretos é o melhor exemplo. Mais do que na Semana de 22, estes bebem na fonte da vanguarda europeia encabeçada por artistas como Picasso e Duchamp.

"A revolução ocorrida na Europa no começo do século passado ainda é o nosso horizonte cultural. Ela nunca foi ultrapassada, e sim sufocada. Nos tempos atuais, o que predomina é o conservadorismo", avalia.

UFANISMO TOLO

"Abaporu", de Tarsila do Amaral, foi vendida por US$ 1,25 milhão em 1995, e teve seu seguro renovado recentemente por US$ 40 milhões. Por "Antropofagia", também de Tarsila, já se ofereceu US$ 35 milhões.

O alto valor monetário atingido pelas obras sugere uma escalada da arte modernista brasileira. Mas sem ilusões: "Deixemos de ufanismo tolo. O Brasil celebra sua Semana. Porém, a meu ver, ela é para nós um marco, um símbolo", afirma Aracy Amaral, professora da Faculdade de arquitetura da USP e autora de "Artes Plásticas na Semana de 22" (editora 34).

"O que é significativo são as obras dos artistas modernistas que se criam nos anos que se seguem", acrescenta.

"Mas cogitar que esse marco tivesse tido repercussão na América Latina ou fosse precursor de movimentos em outros países é sonhar com algo inexistente. Nosso vizinho Uruguai, por exemplo, teve três modernistas muito mais marcantes como exportação de talentos: Figari (1861-1938), Barradas (1890-1929) e Torres Garcia (1874-1949) ostentam uma tríade invejável", conclui.

>>> 

QUEM É QUEM no Modernismo
Consagrados FOLHA SP 11.02
-
Oswald de Andrade ( 1890-1954) - Jornalista, poeta, escritor, dramaturgo. Completava 32 anos em 1922. Filho único de família abastada, fez sua primeira viagem à Europa em 1912. Conhecido como autor de artigos polêmicos sobre arte e cultura. Já havia escrito duas peças em francês, em parceria com o poeta Guilherme de Almeida, e preparava-se para lançar "Os Condenados"

Mário de Andrade (1893-1945) - Fazia 29 anos em 1922. Era católico, congregado mariano, e dava aulas de piano e história da música no Conservatório Musical de São Paulo. Lançou em 1917 seu primeiro livro de poemas, "Há uma Gota de Sangue em Cada Poema", sob o pseudônimo de Mário Sobral. Era um livro convencional, diferente do modernista "Pauliceia Desvairada", que já estava pronto, mas não publicado, à época da Semana

Di Cavalcanti (1897-1976) - Carioca, mudou-se para São Paulo em 1917. A cidade o "seduzia", disse em suas memórias. Chegou com uma carta de recomendação do poeta Olavo Bilac aos jornalistas que comandavam o jornal "O Estado de S. Paulo". Ilustrador, autor de capas de livros, fez sua primeira exposição de pintura em finais de 1921. Foi o autor da ideia da Semana

Victor Brecheret (1894-1955) - Italiano, veio para o Brasil na infância e retornou à Itália para estudar escultura. Na volta, foi "descoberto" por Oswald de Andrade e Menotti del Picchia num ateliê que lhe fora oferecido por Ramos de Azevedo no Palácio das Indústrias. Deslumbrou os modernistas. Expôs na Semana, mas estava em Paris na ocasião

Anita Malfatti (1889-1964) - Descendente de italianos, alemães e norte-americanos, estudou em Berlim e Nova York antes de inaugurar sua polêmica "Exposição de Pintura Moderna", em São Paulo, em 1917. Seus quadros expressionistas provocaram gargalhadas de êxtase em Mário de Andrade e despertaram a fúria de Monteiro Lobato, crítico feroz da arte moderna. Na Semana, muitos desses quadros foram novamente apresentados

Heitor Villa-Lobos (1887-1959) - O compositor carioca foi um dos grandes nomes da Semana. Teve obras executadas nas três noites do evento, sendo que a última foi inteiramente dedicada a sua música. As peças já eram conhecidas de plateias cariocas. Apesar de alguns reparos, seu gênio foi reconhecido pela crítica paulista, mesmo a conservadora

Renegados

Graça Aranha (1868-1931) - Escritor, diplomata, autor de "Canaã", romance com cores locais lançado em 1902. É tratado muitas vezes como um oportunista que teria se apropriado do movimento paulista. Graça foi um modernista a sua maneira, ainda com muitas ligações com o século 19. Foi decisivo para a realização da Semana

Menotti del Picchia (1892-1988) - Completava 30 em 1922. Era autor de um poema regionalista famoso, chamado "Juca Mulato". Cuidava dos editoriais políticos do "Correio Paulistano", órgão oficial do governo paulista. Dono de retórica inflamada, pregava uma revolução futurista nas páginas do jornal. Assinava as crônicas culturais como Hélios. Sua importância para o movimento é amplamente reconhecida, mas suas inclinações políticas de direita o deixaram mal na foto de alguns historiadores.

E sua obra não ajuda muito.

Pouco conhecidos

Zina Aita (1900-1967) - Pintora mineira radicada no Rio, tinha origem italiana. Estudou em Florença e, na volta ao Brasil, conheceu representantes da geração modernista. Mudou-se posteriormente para a Itália, onde morreu, na cidade de Nápoles. Sua obra oscilava de experimentações pós-impressionistas a propostas mais convencionais

Georg Przyrembel (1885-1956) - Arquiteto polonês, estudou na Alemanha e chegou a São Paulo por volta de 1912. Praticava um estilo que se poderia chamar de "neocolonial eclético"

Ferrignac - Assim assinava Inácio da Costa Ferreira (1892-1958), ilustrador que participou da Semana com um trabalho intitulado "Natureza Dadaísta", do qual pouco se sabe. Posteriormente, abandonou a carreira artística para tornar-se funcionário da polícia

>>>>> 


FERNANDO RODRIGUES
Quem confia na polícia? FOLHA SP 11.02

-
BRASÍLIA - Era um sábado de 1994 e eu estava de folga durante a cobertura da Copa do Mundo nos Estados Unidos. De carro alugado, fui de Los Gatos a São Francisco.

Depois do jantar e tomar algumas cervejas, já de madrugada, pisei no acelerador para retornar ao hotel em Los Gatos, cidade na qual estava hospedada a seleção brasileira de futebol. Haveria jogo no domingo. Eu precisava dormir um pouco.

No meio do caminho, numa quase deserta "highway" californiana, passei a ser perseguido por um carro da polícia local. Parei. Deu-se então aquela cena de filme. O policial iluminou minha cara com um farolete. Ordenou que eu descesse lentamente do carro. Tive de provar que, apesar das cervejas, estava sóbrio -basicamente, fui obrigado a repetir movimentos ordenados com os braços e as pernas.

Em seguida, o guarda me pede os documentos. Pânico. Estavam no hotel. No porta-luvas, só os papéis do carro alugado e a credencial da Fifa, uma organização tão conhecida nos EUA como uma federação de hóquei no gelo no Brasil.

Eu poderia ter sido multado e preso. Mas o policial entendeu não ser necessário. Passou-me um sermão sobre as leis e o limite de velocidade. Deixou-me seguir viagem. Foi uma decisão civilizada. O efeito corretivo de dar um susto no repórter cucaracha já estava contabilizado.

Relato essa história por causa da convulsão de policiais brasileiros. Pouco se fez nas últimas décadas para melhorar os serviços oferecidos por esses profissionais. Eles querem melhores salários, mas quantos agirão da forma descrita acima na Copa de 2014? A presidente Dilma Rousseff declarou-se estarrecida. OK. Mas ela, Lula, FHC e governadores trabalharam pouco nos anos recentes para evitar situações caóticas como a atual. E menos ainda para civilizar a forma como os policiais trabalham e se relacionam com os cidadãos.

Nenhum comentário: