quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012


Literatura
Anos de poesia
Editora Global conclui coleção que faz amplo panorama da poesia brasileira, de suas origens aos nomes importantes da contemporaneidade. Há goianos na lista O popular/GO  15.02

-
Cecília Meireles

Adélia Prado

Gabriel Nascente

Mario Quintana

Afonso Félix de Sousa

Tomás Antonio Gonzaga


O projeto começou em 2006, com a publicação de volumes que traziam alguns poemas de autores de três importantes escolas literárias brasileiras: Simbolismo, Arcadismo e Parnasianismo. Depois de cinco anos, foram lançados no finalzinho de 2011 os dois últimos volumes do Roteiro da Poesia Brasileira, da Editora Global, contemplando poetas das décadas 1960 e 1990. Desta forma, fecha-se um grande ciclo que abarca desde os primeiros autores a escrever versos na maior das colônias portuguesas à poesia muitas vezes publicada em blogues da internet, o que ocorre com cada vez mais frequência hoje em dia.

É um imenso panorama de todas as principais vertentes da poesia nacional em 500 anos, nas mais diferentes épocas, em que convivem os mais variados estilos e inspirações, todo tipo de métrica e mote e que demonstra como evoluiu a nossa lírica e que caminhos estéticos optou por trilhar.

A coleção, composta de 15 volumes, foi toda dirigida pela pesquisadora e escritora Edla van Steen, que desde os anos 1980 trabalha organizando projetos dessa natureza. Ela, por exemplo, é responsável pelas séries de livros Os Melhores Poemas, Os Melhores Contos e As Melhores Crônicas, todos da Global, que resgatam textos de dezenas de escritores nacionais, dos mais conhecidos aos mais esquecidos.

“Foi um trabalho hercúleo”, diz Edla. “Os primeiros livros, que chegaram até o Modernismo, traziam obras de domínio público, o que foi mais fácil de realizar. A partir daí, tivemos que lidar com muitos herdeiros, vários deles nem sempre dispostos a ajudar. Não existe nada pior para a obra de certos autores que seus herdeiros”, desabafa a organizadora. “Além daqueles em que a negociação foi complicada, há alguns que não dão a mínima para a obra de seus pais ou avós. Estes são até mais difíceis. Tivemos de deixar vários nomes de fora por causa disso.”

Em Roteiro da Poesia Brasileira, oito escritores goianos foram destacados, além de Miguel Jorge, que nasceu em Campo Grande (MS), mas que fez sua carreira em Goiás. Cronologicamente, o primeiro autor do Estado a ser lembrado no projeto é o simbolista Érico Curado, natural de Pirenópolis. Depois dele vêm José Godoy Garcia, nascido em Jataí e que figura entre os principais poetas da geração de 40; Afonso Félix de Sousa, natural de Jaraguá, que também está entre os autores dos anos 1940; Gilberto Mendonça Teles, de Bela Vista de Goiás, incluído no rol dos escritores dos anos 1950; o goianiense Gabriel Nascente, que ganhou destaque entre os poetas dos anos 1960; a crítica e poeta Darcy França Denófrio, de Itarumã, está entre os nomes dos anos 1980; e Caio Meira, de Goiânia, um dos selecionados dos anos 1990.

Uma ausência é notada, a da poeta Cora Coralina, que não teve seus versos mencionados no projeto por nenhum dos organizadores, muitos deles autores de grande expressão no cenário da poesia nacional. “Tivemos o cuidado de chamar especialistas que sabem de tudo sobre aquele período da poesia brasileira a que foram designados”, conta Edla. “A minha sorte é que todo esse pessoal é meu amigo e atendeu ao convite. Foi muito importante, por exemplo, ter a Walnice Nogueira Galvão selecionando os autores e os poemas do Modernismo, assim como o Antônio Carlos Secchin responsável pelo Romantismo e o Ivan Junqueira pelos poetas dos anos 1930.” Edla salienta que a enorme antologia em que se transformou Roteiro da Poesia Brasileira é algo inédito no Brasil. “Havia essa lacuna. As coleções, geralmente, são organizadas por temas e não pela qualidade do trabalho. Tivemos esse desafio a mais. É o projeto mais importante de que já participei”, afirma.



Mosaico rico e curioso

Uma coleção que reúne o Boca do Inferno Gregório de Mattos Guerra e a candura de Mario Quintana; a Marília de Dirceu do arcadista Tomás Antônio Gonzaga e os sonetos sedutores de Vinicius de Moraes; o romantismo derramado de Casimiro de Abreu e a poesia um tanto marginal do gaúcho Paulo Scott só pode ser chamada de rica. Uma riqueza que vem de seu ecletismo. Ecletismo que vem dos muitos movimentos que moveram a construção de nosso patrimônio poético. O que o Roteiro da Poesia Brasileira expressa, de forma incontestável, é que o País, que muitas vezes não dá o devido valor à sua literatura – em especial aos versos que produz –, é capaz de gerar poetas do porte de Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, Cruz e Souza e Augusto dos Anjos. Autores tão diferentes e tão magistralmente originais em seus estilos e suas épocas.A grande seleção é também surpreendente em muitos casos. Há a inclusão de autores como Ariano Suassuna – bem mais conhecido por suas peças de teatro e seu O Romance da Pedra do Reino –, do escritor Aníbal Machado – que escreveu textos em prosa conhecidos como João Ternura e A Morte da Porta-Estandarte e Outras Histórias – e Manoel Carlos, o homem que escreveu novelas de sucesso na Rede Globo, como Laços de Família e Mulheres Apaixonadas. Ao lado de gente que surge inesperadamente, a coleção traz versos de escritores do calibre de Ana Cristina César, Adélia Prado, Manoel de Barros, Murilo Mendes, Alice Ruiz, Paulo Leminsky, Affonso Romano de Sant’Anna, Ferreira Gullar, José Paulo Paes, Raul Bopp, Guilherme de Almeida, Mário Faustino, Jorge de Lima, Thiago de Mello. Autores do Amazonas, do Maranhão, da Bahia, do Rio Grande do Sul, do Paraná, do Mato Grosso, do Rio Grande do Norte, do Ceará, de Minas Gerais, dando a dimensão da diversidade estilística e geográfica do projeto.

Também vale a pena prestar atenção nos volumes que tratam da produção poética nacional mais antiga. É sempre bom recordar como se formaram nossas tradições poéticas e reler versos de escritores que tinham influências tão distintas das atuais e que escreviam de forma tão diferente da de hoje. No volume Raízes, por exemplo, estão os versos do padre José de Anchieta, que fundou a cidade de São Paulo, e de Manuel Botelho de Oliveira, que publicou o primeiro livro de poesia do Brasil.

Entre os arcadistas, destaque para o inconfidente Cláudio Manuel da Costa e para os homens que compuseram verdadeiros clássicos de nossa literatura, como José Basílio da Gama (O Uraguai) e Frei José de Santa Rita Durão (Caramuru). No volume sobre o Parnasianismo, lá estão Olavo Bilac, Martins Fontes e até Machado de Assis.

No livro dedicado ao Romantismo, versos de Fagundes Varela, Sousândrade e Álvares de Azevedo. A coleção, de fato, reúne o que há de mais representativo em nossa história poética.
>>>>> 

Política
Relator do Código Florestal pode excluir restrição a pastagens em morros
Agência Câmara 15.02
-
O relator do projeto do novo Código Florestal (PL 1876/99), deputado Paulo Piau (PMDB-MG), afirmou que vai pedir um parecer técnico sobre as restrições a pastagens em morros, previstas na versão do texto aprovado pelo Senado. O assunto foi debatido nesta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e foi motivo de reclamações de pecuaristas leiteiros.

O texto do Senado proíbe o pastejo em pastagens artificiais em encostas acima de 25 graus de declividade. “Estamos pedindo um parecer técnico para respaldar e ver se realmente é incompatível ou não [retirar a proibição do texto]", disse Piau.

O deputado lembrou que a regra afeta principalmente os produtores de leite da região Sudeste (Sul e Zona da Mata de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro).

Licença ambiental
O relator também avalia a possibilidade de retirar do texto a exclusividade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no licenciamento ambiental de áreas com a presença de espécies em extinção. Segundo Paulo Piau, essa exclusividade do Ibama poderá atrasar os processos de licenciamento.

Para evitar a lentidão do processo, o deputado poderá propor que os órgãos ambientais estaduais atuem nesse licenciamento.

Paulo Piau anunciou que vai apresentar seu relatório final sobre o novo Código Florestal na semana seguinte ao Carnaval. A votação em Plenário está prevista para 6 e 7 de março.

Posição do governo
A reunião que o relator teria com o governo nesta terça-feira foi cancelada por problemas de agenda da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. A nova data ainda não foi marcada, mas o deputado disse que essa reunião é fundamental para evitar futuros vetos da presidente Dilma Rousseff.

O coordenador da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Moreira Mendes (PSD-RO), disse que é necessário alterar o texto do novo Código Florestal aprovado pelo Senado.

"Algumas modificações introduzidas pelo Senado terão de ser revistas aqui na Câmara, pois são prejudiciais aos interesses do produtor. Em vez de resolver conflito, vão criar mais embaraços e mais problemas. Temos de encontrar uma solução de meio termo."

Já o coordenador de Florestas da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Márcio Macêdo (PT-SE), afirmou que não há clima para aprofundar os debates sobre o Código Florestal. "O projeto que veio do Senado ainda deixa a desejar do ponto de vista ambientalista, mas, diante das condições políticas e objetivas do País neste momento, não é adequado reabrir [o texto] para mudanças, em virtude de que pode se reproduzir um debate muito intenso, que dificulte a aprovação do código em condições sustentáveis."

>>>> 
ARTES VISUAIS »
Poesia urbana
O paranaense Geraldo Zamproni brinca com a contraposição entre leve e pesado ao substituir os pilares da Funarte por imensas almofadas CORREIO BSB 15.02
-
A obra de Zamproni, que pode ser vista também no Museu Nacional da República, chama a atenção pelo aspecto lúdico: objetos frágeis substituem a rigidez da arquitetura

Um primeiro olhar engana. A marquise da Funarte parece estar sustentada por uma sucessão de almofadas vermelhas. Os pilares sumiram e as imensas estruturas de 36m² e 2,30m de altura seguram o teto do abrigo de um dos mais importantes complexos artísticos da cidade. A obra é do paranaense Geraldo Zamproni e vai mudar a paisagem da Funarte até março, como um dos projetos vencedores do Prêmio Atos Visuais de 2011. Zamproni cultiva um prazer lúdico em subverter estruturas pesadas. A possibilidade da contraposição entre materiais leves e cargas faz o artista se divertir quando se depara com elementos arquitetônicos passíveis de se submeterem à brincadeira. Ele também levou as almofadas coloridas para a rampa do Museu Nacional de República, como parte da exposição Diálogos da resistência.

Formado em arquitetura e há muito tempo afastado das pranchetas, Zamproni deixou para trás a confecção de estruturas e trocou a seriedade do projeto pela brincadeira com a arte. Não que a seriedade esteja dissociada do fazer artístico — há algo de muito sério em propor a reflexão por meio do lúdico, é preciso quebrar amarras para conseguir entrar na proposta — mas a arte pode se dar ao luxo de levar o jogo para o espaço do austero. “Basicamente, é o aspecto lúdico da intervenção que chama a atenção: uma estrutura tão rígida como a arquitetura substituída por algo tão frágil. E são elementos do cotidiano, só muda a escala”, explica o artista.

Batizada de Estrutura volátil, a instalação também resgata uma intimidade do cotidiano como estratégia para fisgar o visitante. “Almofada é algo do íntimo e do cotidiano”, lembra Zamproni. “Algo tão corriqueiro do dia a dia que pode ser inserido em algo maior. Acho que isso ajuda a tirar um pouco de seriedade das coisas, o peso que tem a arquitetura, e dar certa leveza à vida, ao olhar, ao perfil de uma cidade, que é sempre tão rígida.”

A mesma rigidez que chocou a mineira Isabela Prado, também ganhadora do Atos Visuais. Na galeria Fayga Ostrower, ela apresenta Entre rios, um conjunto de instalação, objeto, vídeos e desenhos traçados com base no mapa hidrográfico subterrâneo de Belo Horizonte. Em 2006, quando Isabela voltou de um mestrado nos Estados Unidos, se deparou com uma pequena e silenciosa catástrofe: o rio Arrudas, referência para os habitantes da capital mineira, estava sendo coberto para receber uma via ironicamente chamada de Linha Verde. Ao mesmo tempo, Isabela recebeu um e-mail de uma amiga coreana que narrava o retorno à superfície de um rio importante para a Coreia do Sul. O contraste das duas situações alimentou a poesia contida em Entre rios.

Para a instalação Repaisagem, a artista gravou o barulho dos rios subterrâneos da cidade e recortou trechos de seus leitos em manta magnética. O visitante é convidado a reconstruir a hidrografia da região a partir dos pedaços de rios. Na série de desenhos em relevo, Isabela reproduz a mesma hidrografia de forma sutil enquanto nos vídeos de Montante/Justante ela aprende a tocar violino sobre os trechos cobertos. A artista recuperou os locais exatos graças a mapas emprestados pela prefeitura. Ao visitar casas erguidas nessas regiões, percebeu que a umidade vinda do subsolo desenhava riscos nas paredes, traçados impossíveis de serem contidos e prova da força da natureza enterrada sob o concreto. Mapa mofo é uma edição em vídeo das fotografias realizadas nas casas.

Para completar, Isabela desenhou um molde em escala reduzida dos únicos 950m do Arrudas ainda ao ar livre e fez uma joia em ouro. “O trabalho é uma metáfora do que ainda existe desse rio, um trecho na saída da cidade, muito sujo. É um trabalho que procura chamar a atenção para essa preciosidade e como ela deve ser cuidada”, diz Isabela. “Não é uma questão de ser a favor ou contra. É muito mais para aflorar o pensamento a respeito disso, do contraste entre a dureza urbana e a força da natureza, que oscila, que é mais orgânica.”

Estrutura volátil e entre rios
Exposições de Geraldo Zamproni e Isabela Prado,respectivamente. Visitação até 11 de março, de segunda a domingo, das 9h às 21h, na Funarte (Complexo Cultural Funarte — Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural).
>>>> 
Dicas de português.   Por Dad Squarisi
dadsquarisi.df@dabr.com.br CORREIO BSB 15.02

-
Inimigos da nota 10
Quem liga o rádio ou a tevê espera ouvir uma língua correta. Quem assiste a uma aula também. Quem telefona para empresa, banco, órgão público idem. Correta não significa rebuscada ou exibida. Significa apenas o elementar respeito a flexões, concordâncias, regências, pronúncias. Deslizes não passam despercebidos. Ao contrário. Ecoam.

Leitores preocupados pediram ajuda à coluna. “Quais os tropeços mais comuns?”, perguntam eles. A resposta: são vários. Eles partem da gentileza, passam pela fonética, dão uma paradinha na morfologia, estacionam na sintaxe. Valha-nos, Senhor! Xô, inimigos da nota 10. Eles aparecem na relação abaixo em ordem alfabética. À esquerda, a forma que maltrata ouvidos e corações. À direita, jeito de fugir dela. Vamos lá?

Não use
a nível de – a forma é ao nível de (= à altura de): Recife fica ao nível do mar.
adéquo – adequar só se conjuga nas formas em que a sílaba tônica cai a partir do u: adequamos, adequais, adequei, adequarei. (Na dúvida, substitua-o por adaptar.)
colocar uma questão – fazer uma observação, fazer uma pergunta.
correr atrás do prejuízo – correr do prejuízo.
criar novas – só se cria o novo. Basta criar.
de formas que, de maneiras que – locuções conjuntivas se usam no singular: de forma que, de maneira que.
de menor – use menor de idade ou diga a idade (2 anos, 16 anos, 40 anos).
esteje – a forma é esteja.
estrear novo – só se estreia o novo. Basta estrear.
extorquir alguém – extorquir é arrancar. Não se arranca alguém. Arranca-se alguma coisa de alguém: extorquir dinheiro de alguém, extorquir informações de alguém.
fazem dois anos – fazer, na contagem de tempo, é invariável. Só se conjuga na 3ª pessoa do singular: faz dois anos, fez cinco meses.
gratuíto – gratuito se pronuncia como fortuito e circuito. O ui forma ditongo, sem acento.
houveram – no sentido de existir ou ocorrer, o verbo é impessoal. Só se conjuga na 3ª pessoa do singular: Houve distúrbios. Houve três acidentes.
intermedia – intermediar se conjuga como odiar: odeio (intermedeio), odeia (intermedeia), odiamos (intermediamos), odeiam (intermdeiam).
interviu – intervir deriva de vir: eu vim (intervim), ele veio (interveio), nós viemos (interviemos), eles vieram (intervieram).
medio – mediar se conjuga como odiar: odeio (medeio), odeia (medeia), odiamos (mediamos), odeiam (medeiam).
meio-dia e meio – meio-dia e meia (hora).
panorama geral – todo panorama é geral. Basta panorama.
pequeno detalhe – todo detalhe é pequeno. Basta detalhe.
plano para o futuro – todo plano é para o futuro. Basta plano.
se eu caber – se eu couber.
se eu deter – se eu detiver.
se eu pôr – se eu puser.
se eu trazer – se eu trouxer.
se eu ver – se eu vir.
seje – a forma é seja.
subsídio – pronuncie o s como em subsolo.
vítima fatal – morto.
vou estar mandando & similares – vou mandar, mandarei.

Gentilezas
Há palavras que machucam. As impiedosas carregam tal carga de preconceito que a simples referência a elas fere mais que punhaladas. Que tal ser gentil? Em vez de aidético, diga pessoa com HIV. Em lugar de bêbado, prefira alcoólatra ou alcoólico. Leproso e mongol? Nem pensar. Fique com pessoa com hanseníase e pessoa com síndrome de Down. Melhor idade? É preconceito. Diga idoso ou a idade: 65 anos, 80 anos, 100 anos.

Leitor pergunta
Alguns jornais têm o costume de usar a frase: “Fulano foi socorrido para o Hospital João XXIII”. A regência está correta?
Sueli Santos, BH

Ops! Olhe confusão. Dá-se para socorrer a regência de encaminhar. O fulano foi encaminhado para o hospital. Mas foi socorrido no hospital.

Recado
“Comumente levo mais de três semanas a preparar um bom discurso improvisado.”
Mark Twain
>>> 


BRASIL BUROCRÁTICO
País é o mais lento dos Brics para abertura de empresas
Apesar de melhora de 20% em cinco anos, abrir negócio leva 120 dias
Estrangeiro precisa dar endereço de companhia, mas que só pode sair após registro do executivo no país FOLHA SP   15.02
-
O tempo que se leva para abrir uma empresa no Brasil encolheu 20% nos últimos cinco anos, mas segue entre os maiores do mundo, segundo dados do Banco Mundial.

Os atuais 119 dias de processo já foram 152 em 2007. Apesar da melhora, somente quatro países exigem hoje mais paciência dos futuros empresários: Guiné Equatorial (137 dias), Venezuela (141), República do Congo (160) e Suriname (694 dias).

A burocracia empurra o Brasil para o 179º lugar no ranking global com 183 países. E em último entre os emergentes chamados Brics, grupo que inclui ainda Índia (29 dias), Rússia (30), China (38) e África do Sul (19 dias).

O Banco Mundial considera a maior cidade de cada país; no Brasil, São Paulo.

"Para abrir uma empresa no Brasil, são necessários registros nas três instâncias [federal, estadual e municipal] e, muitas vezes, é preciso esperar sair um documento para pedir o outro", diz Jorge Zaninetti, advogado e sócio do setor tributário do escritório Siqueira Castro.

Em número de procedimentos, segundo o Banco Mundial, o Brasil exige 13 -menos que os 17 de cinco anos atrás- para a abertura de uma empresa, como registro na Receita Federal e na Junta Comercial, inscrição na Previdência Social e obtenção do alvará municipal para funcionamento.

E, na maioria das cidades, todos os pedidos são feitos separadamente em cada órgão, o que contribui para deixar o processo mais lento e mais caro.

ESTRANGEIROS

"No exterior, é comum que a inscrição da empresa seja feita em uma única instância, que integra os procedimentos", diz Zaninetti. Na China, abrir um negócio custa um sétimo do preço do Brasil.

De acordo com o Banco Mundial, abre-se uma empresa com apenas um procedimento legal no Canadá e na Nova Zelândia. Já a liberação sai em um dia na Nova Zelândia, e em cinco no Canadá.

Se a empresa interessada em se instalar no Brasil vier do exterior, o número de procedimentos exigidos sobe para 15, pois envolve a regularização do executivo estrangeiro no país e o cadastro da empresa no Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior), da Receita Federal.

Para o estrangeiro se tornar responsável pela futura empresa no Brasil, precisa, primeiro, fornecer o endereço dessa companhia -que, por sua vez, depende do registro do executivo no país para ser aberta.

Assim, cria-se um "mercado" para resolver esse tipo de impasse, com brasileiros entrando como sócios em uma fase inicial para que um endereço seja informado e aceito. Depois que a empresa é aberta, altera-se o endereço.

"Muitas vezes esse 'serviço' é oferecido por escritórios de contabilidade. Não é ilegal, mas é cobrado", diz Martim Machado, sócio do escritório Campos Mello Advogados. "É difícil para o estrangeiro entender como todo esse processo é lento e complicado no Brasil. Ele não chega a desistir, mas precisa rever e estender os prazos."

>>>> 


MARCELO COELHO
Quando o cinema era "real"
"O Artista" expõe a desgraça do antigo galã, esquecido com a chegada do cinema falado
FOLHA SP   15.02
-
A Academia de Hollywood gosta de contrariar, por vezes, sua preferência pelos "filmões" ("Titanic", "O Poderoso Chefão", "A Lista de Schindler" etc.). Dependendo do ano, há chances de uma produção menos grandiosa, e até com alguma inovação, levar o prêmio de melhor filme.

"O Artista", de Michel Hazanavicius, talvez tenha ousadias demais para concorrer com "Cavalo de Guerra", de Spielberg, e com outros candidatos a melhor filme deste ano.

Como se sabe, é um filme praticamente mudo do começo ao fim, imitando -até no uso dos letreiros- o cinema dos anos 1920. Trata-se, o que é incomum, de uma produção franco-americana. Não tem atores famosos no elenco.

Encerrado o capítulo das ousadias, que não são poucas, "O Artista" conta apenas uma clara e simpática história de amor intrépido e de orgulho punido. E corresponde sobretudo a um velho hábito hollywoodiano, "oscarizável" como poucos: o das homenagens ao próprio cinema.

No caso, a homenagem é em grau duplo, porque "O Artista" se inspira principalmente em "Cantando na Chuva" e "Crepúsculo dos Deuses", dois filmes que, por sua vez, já eram sobre o cinema; mais especificamente, sobre a passagem do cinema mudo para o cinema falado.

Ao contrário desses dois filmes americanos, que afinal eram falados, a delicadeza de Michel Hazanavicius, diretor e roteirista do atual concorrente ao Oscar, foi a de fazer uma homenagem ao cinema mudo que fosse muda ela também.

"O Artista" expõe (até um pouco longamente, a meu ver) a desgraça do antigo galã, esquecido com a chegada do cinema falado. Mas leva ao extremo sua simpatia pelo personagem, ressuscitando, "só para ele", o mundo em que ele se sentia bem.

Mais do que uma referência ao mundo do cinema, o filme celebra a capacidade que o cinema tem de "criar o mundo" -a ponto de, num momento brilhante de metalinguagem, surgir como pesadelo, como coisa irreal, um cotidiano onde subitamente tudo se tornasse audível.

O exercício de fazer um filme à moda dos anos 1920, com citações em penca até na trilha musical, corre o risco de maravilhar o espectador no começo, e cansá-lo da metade em diante.

Mas aos poucos a ideia da "recriação do mundo" pelo cinema se fortalece. Passamos a acreditar num tipo de personagem, num gênero de amor, numa espécie de comportamento edificante, que só faziam sentido nos tempos de Rodolfo Valentino. Ou será que não? O elogio do amor eterno, que vai do cachorrinho e do motorista ao coração da mocinha, é também metáfora de outra fidelidade -a fidelidade ao cinema. E quando o ator decadente, em crise alcoólica, incendeia rolos e mais rolos de celuloide, talvez o lado mais francês de "O Artista" se revele.

O filme faz o discurso fúnebre da filmagem em película, com atores de carne e osso, face ao advento das câmeras digitais e das animações.

A cinefilia, paixão francesa por excelência, já foi ato de vanguarda, com a nouvelle vague dos anos 60. Era uma vanguarda esquisita, por gostar do cinema americano; mas era vanguarda.

A cinefilia ganhou o mundo, pelas mãos americanas, com os remakes, citações e pastiches dos anos 1980. A voga "retrô" é agora não mais apenas celebrada, mas "vivida" em "O Artista", como se pudéssemos entrar dentro da tela, e não mais sair de lá, enquanto a realidade, esta, a cada dia se torna mais digital, mais cheia de efeitos, mais inconfiável do que nunca.

PS - No artigo de 7/12, sobre o livro "Confie em Mim, Eu sou o Dr. Ozzy", referi-me aos sustos e doenças que o roqueiro Ozzy Osbourne experimentou, em função de seu abuso de drogas. Ele escreve que chegou a "receber positivo num exame de HIV (meu sistema imunológico havia sido derrubado pela bebida e pela cocaína, não pelo vírus)." Reproduzindo essa ideia, escrevi: "Ele chegou a dar positivo num exame de HIV, tão baixa a sua imunidade".

Sem ser médico, não me dei conta de que com isso poderia dar a impressão, a soropositivos ou não, de que a presença de uma simples queda na imunidade é sintoma que se confunda com a presença do vírus da Aids. Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa -e se Ozzy deu "positivo" para vírus de Aids, tratava-se de equívoco no diagnóstico, como o próprio roqueiro diz no livro.

coelhofsp@uol.com.br

Nenhum comentário: