segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sou um profissional up-to-date? por Roberto Shinyashiki

-

"Acredite em você e na sua capacidade de criar e recriar. Um profissional competente se permite arriscar, joga munido de conhecimentos e boa dose de intuição" Se antes era difícil encontrar estabilidade no mercado de trabalho, hoje, ficou ainda mais complicado remar em águas calmas.

Apesar disso, não adianta ficar reclamando e achar que de agora em diante está tudo perdido. Não, a competência de um profissional é medida, principalmente, em momentos de instabilidade. É a sua capacidade de atravessar marés turbulentas que fará de você a mina de ouro das empresas.

-

Mais do que nunca, a criatividade tornou-se imprescindível. Ser criativo não é somente ter boas idéias, é sim, executá-las com eficácia, usar a intuição, desenvolver a visão de negócios e mais do nunca, correr riscos. Quem não corre riscos permanece estagnado, acuado e sem viço.

-

Você pode perguntar: "Roberto, criatividade é um conceito tão subjetivo?". Sim, ele é. Mas é, justamente, essa característica que faz da criatividade tão especial. Por quê? Porque ela agrega valor, porque, a princípio, ela não tem regras, é livre.

-

Estimular a criatividade é fundamental, num mundo em que os produtos e os serviços são muito parecidos e os recursos, escassos. Simplificar processos, aprimorar sistemas, surpreender o consumidor e superar suas próprias expectativas são, hoje, pilares da gestão de negócios.

-

Um profissional competente, não é aquele que faz tudo direitinho, mas aquele que se permite errar, que permite arriscar, que joga munido de conhecimentos e boa dose de intuição. Sair do comodismo é fundamental. Por essa razão, buscar a experiência e ajuda do colega ao lado, não é feio, mas sim, uma forma produtiva de agregar valor à sua organização. Mais importante que vestir a camisa da empresa é vestir a sua camisa, obter as rédeas de sua carreira e construir ambientes propícios ao florescimento de sua porção criativa.

-

Por favor, tire de sua cabeça a palavra não. "Não consigo", "Não vai dar certo", "Não vai acontecer nada", "Não vou sobreviver". Hoje temos que criar e recriar. Sim, há cada vez menos empregos, mas os bem-sucedidos vão ter sempre o seu lugar, porque sabem reinventar suas carreiras, encontram novas maneiras de atuar, não ficam nos bastidores roendo as unhas, passam isso sim, a atuar como os atores principais da peça da vida.

>>>>

Excelência

UnB vence competição nacional de projetos para plataformas de petróleo

Rafael Simões e Pedro Marçal, alunos de Engenharia Mecânica, superaram 240 concorrentes em concurso promovido por empresa do setor de óleo e gás. Projeto conseguiu reduzir emissões de gás carbônico e diminuir gasto de energia na extração em alto mar. UnB.br

-

>>>>

SHOW » Celebração democrática

Tradições de ontem e hoje se encontraram em evento que ocupou o gramado da Funarte de sexta a domingo CORREIOweb 10.10

-

programação do VII Festival Brasília de Cultura Popular só não se divertiu quem não quis. O popular no nome do evento não é à toa. Diz respeito tanto às atrações que participaram do festival como também da interação entre artistas e público, que se misturavam, festejando juntos.

De sexta a domingo, o Festival Brasília de Cultura Popular ocupou o gramado da Funarte. Na programação, grupos e músicos do Distrito Federal, Bahia, Ceará, Sergipe, Pernambuco e Goiás. No cardápio musical, tradições ancestrais e atualizadas, ritmos de ontem e hibridismos contemporâneos.

O cantor pernanbucano Helder Vasconcelos deu início aos shows na sexta. No mesmo dia, se apresentaram Mestre Zé do Pife e as Juvelinas (DF), Filhos de Gandhy (BA), Seu Estrelo e Fuá do Terreiro (DF) e Samba de Coco Raízes de Arcoverde.

No sábado, a chuva — que ia e voltava desde o final da tarde — acanhou o público, que demorou a chegar à estrutura montada no gramado da Funarte para abrigar o evento. Os violeiros Badia Medeiros e Nego de Brito (de Formosa/GO) se apresentaram para um público ainda pequeno, mas interessado. Mestre Badia foi até presenteado. O ator Chico Simões entregou-lhe uma fotografia do músico ampliada e emoldurada. “Ele é exatamente o que caracteriza um mestre de cultura popular. Só a presença dele já altera o ambiente, já deixa a gente feliz”, comentou Simões.

O Boi do Mestre Teodoro (DF), com cantos e danças, armou uma roda onde os integrantes do grupo e o público brincaram juntos. Eles se apresentaram duas vezes, primeiro com o boi e depois com tambores de criola.

Diversidade

Quem também levantou poeira foi a Orquestra Marafreboi que, como o nome indica, bebe do maracatu, do frevo e o do bumba-meu-boi. “A importância do festival é justamente da visibilidade para todas essa diversidade de matrizes que formam a cultura popular”, observou Fabiano Medeiros, idealizador e regente da Marafreboi. Na ocasião, eles homenagearam o pernambucano Ademir Araújo, o Mestre Formiga, de 68 anos, que esteve presente para participara em algumas músicas. “Eles são como filhos meus, dando continuidade ao que eu faço. É a primeira orquestra que faz isso fora de Recife”, disse Mormiga. “Se eu fosse um grande mandatário, faria encontros como esse toda semana. O Brasil é muito rico em cultura. E eu não conheço tudo que é feito de cultura popular no Brasil, porque cada estado têm as suas tradições”, acrescentou o mestre.

Manoel Salustiano Filho, o Manoelzinho Salu, 41 anos, do Maracatu Piaba de Ouro (PE) também elogiou a proposta do festival: “A produção conhece e respeita a cultura popular e traz para Brasília seus grandes representantes”. Um exemplo é A Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, de Crato (CE), formada ainda no século 19 e mantida pelos descendentes de José Lourenço da Silva (morto aos 106 anos). Com pifes e tambores, a banda conquistou o público com sua simpatia brejeira.

A festa de sábado contou ainda com a cantora e rabequeira pernambucana Renata Rosa e com o encontro de coquistas Aurinha do Coco (PE), Ana Lúcia do Coco de Amaro Branco (PE) e Martinha do Coco (DF) — que fecharam a noite em clima festivo.

A programação de domingo contou com o encontro do Mamulengo Presepada (DF) com o Palhaço Alegria (CE), o grupo Maracatu Patrocínio do Brejão dos Negros (SE), Afoxé Oxum Pandá (PE), Seu Estrelo e Fuá do Terreiro (DF) e, para o encerramento do festival, Siba e Fuloresta (PE).

Eu fui

“Brasília tem essa capacidade de juntar diferentes culturas. Trouxe minha filha de um ano e quatro meses para que

ela tenha contanto com essas manifestações,

que são nossas, dos brasileiros”

Marcelo Massambami, 40 anos, analista de sistemas

>>>

Criação e esperança. Trabalhos de refugiados e brasilienses dialogam em cores e esculturas na exposição promovida pelo Acnur CORREIOweb 10.10

-

As histórias têm uma raiz comum. Começam em situações de guerra e total desamparo. Terminam sempre com o sonho do retorno. As pinturas e esculturas de Fernando Pardo, José Tambo, Domingo Tandu, Bantu Tabasisa e Fabricio Dom estão impregnadas dessa trajetória. Falam de um mundo que ficou para trás e de um futuro incerto, mas com lampejos de esperança nascidos da sobrevivência. A exposição Arte e refúgio no Brasil, em cartaz a partir de hoje no Átrio dos Vitrais da Caixa Cultural, propõe um diálogo entre a experiência de refugiado e a leitura de tal condição realizada por artistas de Brasília. Organizada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e pelo escultor Manuel de Andrade, a mostra pretende estabelecer uma conversa artística em torno do tema.

Em busca da mãe

Nascido no Congo e naturalizado angolano e sul-africano, Fabricio Dom desembarcou no Rio de Janeiro em 2004 em busca da mãe biológica, que fugiu da guerra quando o artista ainda era criança. No Brasil, o rapaz confiou em um homem que prometeu encontrar a mãe e acabou sem documentos. “Fui roubado”, lembra. Ao procurar ajuda, recebeu o status de refugiado. Adotado ainda na adolescência por uma angolana radicada na África do Sul, Fabricio encontrou a mãe biológica, mas não quer ficar no Brasil e alimenta o sonho de voltar para o continente africano. Nas pinturas coloridas e de aspecto cubista sobressai a alegria de composições explosivas. “Quando eu pintava figurativo, na África do Sul, as pessoas achavam que havia uma tristeza nas minhas pinturas, mas o que eu desenho vem do meu interior e tem muita mágoa por dentro”, conta o artista, radicado no Rio. “Então comecei a pintar abstrato porque dificilmente se notava isso, mas mesmo assim havia uma tristeza nas minhas composições.” Aos 29 anos, Dom planeja retornar à África em breve e reclama da dificuldade em viver de arte no Brasil.

A mesma dificuldade enfrentada por Fernando Pardo. Colombiano, ele deixou Bogotá há sete anos depois de receber ameaças de morte de grupos rivais interessados em ocupar uma propriedade do artista nos arredores da capital. Pardo veio com a então mulher e a filha. Tentou montar uma estrutura para dar aulas de arte, como fazia com comunidades carentes na Colômbia, e se instalou perto do Riacho Fundo 1. As aulas funcionaram, mas Pardo se separou e hoje se organiza para retornar à terra natal. As duas esculturas confeccionadas para a exposição são as primeiras produzidas em sete anos de exílio. O artista trabalha com algodão e fibras sintéticas. La guardadora de sonhos e Busca do incerto refletem as angústias pessoais. “Um refugiado está sempre andando”, ensina. “E tem sempre os sonhos e ilusões, as lembranças que deixou para trás, o intangível e uma incerteza. Vamos avançando e a única coisa que temos nas mãos são as ilusões.” Em uma das esculturas, uma mulher puxa um menino pela mão. Ela olha para frente. Ele, para trás. “Trabalho com o figurativo para que o corpo possa expressar o que deixou para trás.”

Referência: África

Primeiro, a guerra expulsou o angolano José Tambo da área rural. Aos 15 anos ele deixou de colher o próprio alimento na terra da comunidade e se instalou em Luanda para escapar de tiros e bombas. Depois, foi a vez de deixar o próprio país. O artista chegou ao Brasil em 1989, mora no Rio de Janeiro e até faz planos para retornar a Luanda, mas só se for “com um projeto bem grande”. A África é a lembrança mais presente na hora de manejar o pincel. Os dois quadros de Arte e refúgio no Brasil insistem em reforçar a origem do artista. “O africano refugiado já chega com uma expressão de assustado e uma expressão de alegria”, avisa Tambo. Pintar hoje é um luxo para o artista. Para sobreviver, ele já passou por ferro-velho e trabalhou como pedreiro.

Também vieram de Angola os pintores Bantu Tabasisa e Domingo Tandu. Fugiram da guerra civil e se instalaram em São Paulo com ajuda da Acnur e da Cáritas, organização católica que presta assistência a refugiados. Bantu vive no Brasil há 17 anos e coordena o Grupo Cultural Tribo Bakongo Kingoma da África, uma reunião de artistas plásticos, músicos, cantores, atores e dançarinos empenhados em divulgar a cultura africana. Tandu chegou em 2002. Pintor autodidata, tem como inspiração as mulheres africanas e a paisagem natal. No entanto, nem sempre é fácil conseguir o dinheiro do material ou comercializar os quadros.

Diálogo

A palavra refugiado costuma ser mal compreendida e inúmeras vezes expõe as vítimas ao preconceito e à discriminação. “O termo refúgio às vezes é confundido. As pessoas acham que é fugitivo, que cometeu crime no país de origem, que estava da cadeia e fugiu”, avalia Andrés Ramirez. “E não é nada disso. O refugiado é uma vítima de perseguição em seu país e precisa de um país de asilo. Por isso estamos fazendo essa exposição, para mostrar que são pessoas criativas, que estão produzindo, que não são pedintes.”

A ideia de unir artistas de Brasília e refugiados em uma exposição surgiu quando o escultor Manuel Andrade descobriu a história do explorador Fridtjof Nansen. O norueguês, cujo 150º aniversário de nascimento é comemorado este ano, ajudou a repatriar 450 mil refugiados para 26 países no início do século 20. “A intenção era que os artistas de Brasília fizessem uma espécie de boas-vindas para os refugiados que vivem no país. Reuni o pessoal que considero mais importante em termo de arte na cidade”, explica Andrade.

Boa parte das obras realizadas pelos brasileiros carregam uma leitura estrangeira sobre a condição do refúgio. O escultor Huet Azevedo fez um busto de Nansen, Ennio Bernardo lembra grilhões na escultura Amplexos e o próprio Andrade nomeou sua escultura Abrigo. Participam ainda da mostra Flavita Obino, Darlan Rosa, Henrique Gougon, Lourenço de Bem, Milan Dusek, Omar Franco, Ricardo Stumm e Tarciso Viriato.

-

>>>

Vem aí o Conselho da Latinidade » Arnaldo Niskier

Membro da Academia Brasileira de Letras e presidente do CIEE/Rio CORREIOweb 10.10

-

Uma formidável surpresa me foi proporcionada pelo amigo Moisés do Espírito Santo, do CIEE/Brasília: aproveitou minha presença na capital para um convite inescapável. A jornalista e escritora Dad Squarisi iria dar uma oficina literária para 120 jovens estagiários, na sede da sua entidade, e seria uma feliz oportunidade para participar do evento.

Confesso que me deliciei com a desenvoltura com que a conferencista galvanizou o interesse da plateia, que demonstrou enorme curiosidade pela forma como foi sendo desenvolvido o conteúdo linguístico por ela dominado. Lembrei-me de dois craques brasileiros em oficinas literárias, os acadêmicos Cyro dos Anjos e Afrânio Coutinho, com os quais convivi no Rio de Janeiro.

Num dos intervalos, Dad Squarisi abordou o seu grande interesse pela expansão da latinidade, o que naturalmente envolve questões estratégicas, sobretudo o relacionamento entre o Brasil e a França, que hoje está voltando a ser importante, depois de um período cinzento. Lembrei-me, então, de um fato do qual fui testemunha. A Academia Francesa homenageou há tempos a sua coirmã brasileira, a Academia Brasileira de Letras, com uma sessão solene, em sua belíssima sede, sous la coupole.

Quinze imortais brasileiros e outros tantos franceses, sob a liderança da secretária perpétua Hélène Carrère D’Encause, discursaram num revezamento na qualidade das análises feitas. Predominou o relacionamento cultural de Brasil e França. O poeta Ivan Junqueira falou sobre o percurso literário de autores franceses. Jean D’Ormesson lembrou os anos vividos no Rio de Janeiro. Foi um simpático momento de descontração.

O saudoso Maurice Druon, autor do clássico O menino do dedo verde, discorreu sobre o prazer com que nos visitou algumas vezes. Numa delas, em 1998, lançou as sementes do Prêmio da Latinidade e da Academia da Latinidade, tendo a delicadeza de salientar a nossa participação favorável às iniciativas, quando na presidência da ABL.

A vontade expressa de valorizar a latinidade passou a contar com a simpatia das academias da Bélgica e da Romênia, como nos afirmou convictamente o embaixador Jerônimo Moscardo. Desses países está emergindo um movimento natural de criação do Conselho da Latinidade, que contará com a simpatia de intelectuais brasileiros interessados na matéria.

A nosso ver, o ponto alto da solenidade foi o discurso do ex-presidente José Sarney. Foi muito aplaudido. Disse que “nossas academias são guardiãs do patrimônio representado pelas línguas, saídas do mesmo berço do Lácio. Não queremos perder nossas identidades nem a maneira de pensar e viver”.

Sarney falou das várias manifestações culturais existentes em São Luís, onde a força da França perdura na alma popular, em suas estátuas, canções e na magia de pensar. “A França ali é aquela mulher mais bela, esvoaçante, símbolo da liberdade que flutua na alma rebelde da cidade.”

Fora os ideais frustrados da França Antártica, recebemos forte influência cultural francesa, que só começou a perder substância a partir do fim da II Guerra Mundial. A troca pelos efeitos da cultura norte-americana, por intermédio de filmes, músicas, vídeo, televisão etc., foi uma realidade. O que se questiona é se houve vantagem para a nação em desenvolvimento. Na dúvida, restituímos a língua francesa aos nossos currículos, a partir de 1980, com enorme sucesso. Pena que não tivesse ocorrido a necessária continuidade. Em consequência da obrigatoriedade da língua francesa no sistema público de ensino, nossos jovens passaram a conviver com autores como Baudelaire, Verlaine, Rimbaud, Mallarmé e Appolinaire, somente no que se refere à poesia.

Concordamos com Sarney quando afirmou que a cultura, hoje, necessita de vigilante proteção. “Numa sociedade voltada para o consumo, para a riqueza, há uma constante e perigosa diminuição dos elementos que construíram a nossa civilização... Por que não pensar também que uma potência cultural gera desenvolvimento econômico e político?”

Por meio do livro, instrumento insubstituível de cultura, onde está registrado todo o conhecimento, todo o amor, toda a fé, ricos e pobres terão condições de defender as novas ideias que animam a sociedade, daí a necessidade da sua universalização, que todos defendemos ardentemente.

>>>>

FSP 10.10

Entraves à competitividade brasileira. CARLOS RODOLFO SCHNEIDER

Nos últimos dez anos, o peso da nossa economia no PIB mundial estacionou na marca dos 2,9% -isso porque o "custo Brasil" não diminui Folha SP 10.10

-

O Brasil não pode se acomodar diante de uma situação passageira de conforto relativo. Países desenvolvidos em crise colocam os emergentes em destaque. O risco é continuarmos deitados em berço esplêndido, quando sabemos das importantes mudanças estruturais ainda por fazer no país.

Queremos ser protagonistas nestes novos tempos ou nos conformaremos em seguir os passos de outros emergentes que certamente tentarão definir o caminho e ditar o ritmo das mudanças?

Nos últimos dez anos, o peso da nossa economia no PIB mundial estacionou nos 2,9%. Enquanto isso, a Índia aumentou sua participação de 4% para 5% e a China saltou de 7% para 13%. Muito disso se deve à crescente falta de competitividade da nossa economia em mais e mais cadeias produtivas. O velho conhecido "custo Brasil" não diminui. Para ele, como se sabe, contribuem a excessiva carga tributária, a estrutura de impostos obsoleta e cara, o elevado custo do crédito, a legislação trabalhista defasada e os encargos insustentáveis, a infraestrutura insuficiente, a falta de mão de obra qualificada e a burocracia sufocante, para citar os principais.

A logística, que é ingrediente importante de competitividade, custa 10% do PIB nos EUA, 13% na Alemanha e 20% no Brasil.

A lição de casa consiste em desenvolver um trabalho que neutralize os entraves à competitividade sistêmica da nossa economia. A variável que nos oferece maior potencial para esse avanço é a eficiência da gestão pública no país.

Esse gargalo fica evidente, por exemplo, quando se analisa o último ranking de competitividade do IMD, respeitada entidade suíça que comparou 59 países. O Brasil perdeu seis posições, caindo da 38ª para a 44ª posição, sendo o nosso item de pior avaliação justamente a eficiência do poder público -no qual nos encontramos no 55º lugar.

O maior desafio apontado é o controle sobre os gastos do governo, essencial para enfrentarmos uma questão-chave: a falta de investimentos em infraestrutura, tecnologia e qualificação de mão de obra.

O pior é que, mesmo com carga tributária crescente, não conseguimos alavancar a taxa de investimento para além de 20% do PIB, quando deveríamos investir no mínimo 25% (como fazem o Chile e a Colômbia). Isso se não se quiser competir com a Índia, que investe 35%, ou com a China, onde o percentual atinge os 45%.

Se considerarmos que, com uma carga tributária que se aproxima dos 40% de tudo o que o Brasil produz, não investimos mais de 2,5% em infraestrutura -somados os aportes dos setores público e privado-, e, por outro lado, o governo (consideradas as esferas municipais, estaduais e a União) investe no total pouco acima de 2% do PIB, necessariamente chegamos à conclusão de que algo precisa mudar.

Deve haver um amplo esforço, a partir da sociedade civil organizada, para que, numa parceria com todas as esferas e instâncias do poder público, possamos definir os caminhos e criar as ferramentas para viabilizar um grande ajuste fiscal no país.

É nisso que vem trabalhando o Movimento Brasil Eficiente (MBE), mobilização suprapartidária apoiada já por mais de cem entidades empresariais e não empresariais, inclusive da classe trabalhadora, governos e classe política. Devemos buscar criar as bases para garantir um crescimento acelerado e sustentável, apoiado por governos fortes, mas não inchados, que resgatem o seu papel de servir à sociedade -e não dela se servirem.

A maior eficiência do poder público criará um círculo virtuoso que liberará recursos para mais investimentos, permitirá menor carga tributária, redução da taxa de juros, reequilíbrio do câmbio, melhores serviços e, finalmente, mais e melhores empregos.

Mas temos que aguçar o nosso senso de urgência.

CARLOS RODOLFO SCHNEIDER é coordenador do Movimento Brasil Eficiente

>>>

Investimentos em baixa já impactam economia em 2011. Perda de fôlego aparece tanto na construção civil como na fabricação de máquinas e equipamentos

Taxa de investimento do país no ano será praticamente a mesma de 2010; vai de 18,4% do PIB para 18,7% Folha SP 10.10

-

Os investimentos entraram num novo e mais baixo ritmo de crescimento. A perda de fôlego aparece na construção civil e também na fabricação doméstica de máquinas e equipamentos, o que se reflete no resultado da economia.

O novo cenário entrou nas previsões do governo no fim de setembro. No mais recente relatório de inflação, o Banco Central reviu a expansão dos investimentos neste ano de 6,4% para 5,6%.

Sob este cenário, a taxa de investimento do país fechará o ano praticamente sem sair do lugar em relação ao ano passado. Vai de 18,4% do PIB (Produto Interno Bruto, soma dos bens e serviços produzidos pelo país) para 18,7%.

A taxa indica quanto do que é produzido hoje está sendo reinvestido para impulsionar o crescimento no futuro. "[A taxa de investimento] não subir neste ano representa uma queda", afirma o economista David Kupfer, da UFRJ.

Embora ainda não tenha fechado a estimativa para os investimentos no terceiro trimestre, o economista-chefe da LCA Consultores, Bráulio Borges, estima que o resultado deverá ser "muito fraco, talvez ligeiramente negativo". E, diz, o mesmo pode se repetir no quarto trimestre.

Na construção civil, o desânimo é evidente.

O Minha Casa, Minha Vida 2 está atrasado. O governo federal levou sete meses para definir os novos valores que pagará aos construtores pelos imóveis, o que só foi acertado semana passada. Segundo informações do setor, a construção de cerca de 90 mil unidades esperava definição. Depois dessa etapa, ainda leva-se alguns meses para dar partida a essas obras.

Além disso, os lançamentos de edifícios residenciais recuam desde maio em São Paulo e no Rio.

"No ano passado, faltava equipamento, material, o setor estava extremamente aquecido. Neste ano, a escassez de recursos arrefeceu", comprova o presidente da comissão de materiais e equipamentos da CBIC, Sarkis Curi. Pesquisa feita em agosto pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) com empresários do setor mostra que a expectativa sobre negócios atingiu o mais baixo patamar desde janeiro de 2010.

"O otimismo está menos disseminado entre estes empresários", afirma o economista da CNI Danilo Garcia.

O setor de máquinas e equipamentos brasileiro também é só queixas. Embora registre crescimento no faturamento de 9% até agosto, ante o ano anterior, segundo informações do setor, o ganho ocorreu apenas no preço. A atividade nas fábricas está abaixo da do ano passado e o emprego recua desde maio.

A importação de máquinas cresceu e resultará em déficit no setor de US$ 19 billhões neste ano, diz estimativa da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos.

Estudo feito pelo economista Francisco Eduardo Pires de Souza, da UFRJ e hoje consultor do BNDES, indica que o dólar ganhando força e a taxa de desemprego a níveis historicamente baixos sugerem o fim de tempos de crescimento alto com taxa de investimento baixa.

Economistas estimam que, para crescer a uma taxa de 5% é preciso que a taxa de investimentos supere a marca dos 20% do PIB.

>>>

CINEMA. Mostra nacional reúne curtas e longas com abordagens sociais Folha SP 10.10

-

DE SÃO PAULO - A 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que abre hoje em São Paulo, exibirá sua programação em 26 capitais do país e em Brasília. Traz 47 curtas e longas, de ficção e documentários, com abordagens sociais.

Estão entre os destaques, três documentários brasileiros inéditos. Um deles é "Quem se Importa", de Mara Mourão, sobre empreendedorismo social. "Céu Sem Eternidade", de Eliane Caffé, narra drama de comunidade quilombola, e "E a Terra se Fez Verbo', de Érika Bauer, traz relatos de quem luta contra opressões na região do Araguaia. Entrada gratuita; programação em www.cinedireitoshumanos.org.br.

>>>

Os editores no divã - Por que hoje é mais vantajoso vender editoras do que livros

RESUMO Às vésperas da Feira de Frankfurt, o mercado de livros discute seu futuro, delineado entre editores de perfil artesanal e intelectualizado e os conglomerados que buscam máxima rentabilidade em best-sellers e na compra e venda de editoras. Lançamento de romance nos EUA indica guinada no modelo de negócios. PAULO ROBERTO PIRES. Folha SP 09.10

"LIVRO É UM produto como outro qualquer." Categórica e vazia, a frase é um mantra do mercado editorial globalizado. É repetida sempre que, num grande grupo editorial, há controvérsia sobre a publicação de determinado título.

Ela parte, em geral, de alguém que foi parar no meio editorial por contingência e destina-se, sempre, a um outro que ali faz carreira. O executivo transitório, que pode se ocupar de petróleo, sardinhas ou mariola, adverte o editor: não reivindique diferença e distinção para o que você faz, o trabalho intelectual é secundário no nosso negócio, que é vender livros.

Se à distância a situação soa esquemática como uma peça didática de Brecht, de perto ela é de um brutal realismo. Nesta semana, aliás, o mantra será repetido em várias línguas com o início da temporada anual de migração de editores. O destino, como em todo mês de outubro das últimas seis décadas, é Frankfurt, onde a maior e mais antiga feira de livros do mundo abre, nesta quarta-feira, como um sismógrafo das transformações do mercado.

CORPORAÇÃO Antes que o leitor se pergunte o que tem a ver com as agruras de uma corporação, é bom lembrar que o que acontece com esses profissionais acaba mexendo com sua cabeça e com a de seus filhos. Ou melhor, pode determinar que vossas cabeças sejam mexidas apenas pela pacífica mesmice das "tendências".

É desse mundo que nasce "O Dinheiro e as Palavras" [Bei, trad. Celso Mauro Paciornik, 152 págs., R$ 39] -e é com esse mundo que ajuda a fazer um nexo crítico. É dos títulos mais destacados de uma voga recente, a de livros que pensam, de dentro, os rumos da profissão e do que se publica no mundo. O autor, André Schiffrin, 76, desafina a tradição das "memórias de editor", em geral glosas dos próprios êxitos, e deita num divã público ao qual, inevitavelmente, acaba arrastando seus pares.

Não lhe falta pedigree nem conhecimento de causa. Seu pai, Jacques Schiffrin, criou a Bibliothèque de la Pléiade, coleção que na França é um santuário de clássicos, e, ao emigrar para os EUA durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), fundou a Pantheon Books. Foi lá que André fez carreira e de lá saiu, depois de 30 anos na direção, quando viu o catálogo, formado em toda uma vida, desfigurar-se em sucessivas trocas de comando acionário.

Era o início de uma era de fusões que modificaria para sempre a paisagem da edição e da qual "O Negócio dos Livros" (Casa da Palavra, 2006), de 2000, o primeiro dos ensaios de Schiffrin sobre o tema, ainda é o testemunho mais eloquente. Publicado em mais de 25 países, na maioria deles como "A Edição sem Editores", o provocativo título francês, o livro seria seguido por "O Controle da Palavra" (2005), inédito no Brasil, e pelo atual "O Dinheiro e as Palavras" (2010).

Se no livro de estreia o tom era de denúncia, neste prevalece um estudado voluntarismo. Schiffrin pretende apontar caminhos para a sobrevivência de editores como ele, hoje guiado mais pelo interesse cultural e intelectual do que pelo lucro puro e simples. Em 1990, criou a New Press, casa sem fins lucrativos respaldada por fundações privadas e por quem se disponha a doar pelo menos US$ 250.

Editar livros hoje, defende Schiffrin, é atividade essencialmente parecida com o que era no século 19: no fundo das histórias e cifras de vampiros virginais, anjos apaixonados ou labradores amorosos está o trabalho artesanal de escritores, editores e artistas gráficos. A mudança crucial acontece, lembra ele, quando o ramo deixa de ser visto como ofício para se transformar em mais um negócio "de mídia" -com investidores à espera de lucros pelo menos três vezes maiores do que o padrão.

"As Palavras e o Dinheiro" arrisca análises sobre cinema e imprensa que, diga-se, não trazem novidades, mas servem para contextualizar o exame, aí sim certeiro, da indústria editorial. Do momento em que o livro passa a ser um produto "como outro qualquer".

ESPECULAÇÃO O diabo é que, no cassino da especulação, descobre-se logo que vender livros não dá tanto dinheiro assim -mas vender editoras pode ser um bom negócio. Mais do que isso, um jogo pesadíssimo, em que grupos multinacionais como o espanhol Planeta (onde trabalhei entre 2002 e 2004, na implantação de sua operação no Brasil) ou o alemão Bertelsmann, dois exemplos citados à larga, negociam casas editoriais como qualquer outro ativo.

Com a necessidade de lucros superdimensionados, toma-se por precisa a inexatíssima ciência da edição. A corrida maluca pelo best-seller, pelo próximo "big book", gera um quadro que Schiffrin descreve com crueldade: "As editoras progrediram do infanticídio, negligenciando os livros novos que não mostravam promessa de vendas, para o aborto, cancelando contratos existentes de livros que já não eram julgados suficientemente dignos. O objetivo agora é a contracepção, impedindo esses títulos até de entrarem no processo".

FRANÇA X EUA Criado e dividindo-se até hoje entre França e EUA, como dá conta sua ótima autobiografia, "A Political Education" (2007), Schiffrin tende a idealizar esses dois polos como representativos de visões de mundo. De um lado, o mercado supostamente autorregulado, fonte de todos os males e panaceia do capitalismo americano; de outro, as medidas protecionistas que na Europa protege a "exceção cultural", expressão que a França criou para desvincular a produção cultural da obrigatoriedade do lucro.

A ele encanta "o exemplo norueguês", conjunto de práticas governamentais que, das salas de cinema aos editores, garante a sobrevida de produtos que, definitivamente, não são como outros quaisquer. Mas o panorama é mais complexo, com o mercado francês engessado pelos conglomerados de mídia e o americano vendo aparecer interessantes casas de pequeno porte correndo por fora, com margens de lucro mais apertadas e catálogos mais diversos.

"O Dinheiro e as Palavras" considera pouco as saídas que o mundo digital pode trazer, e aí está uma de suas fragilidades -mas ele promete um novo ensaio sobre o tema (veja entrevista abaixo).

Mas e o Brasil nisso tudo? Sofre, é claro, as instabilidades de seu maior fornecedor de títulos, os EUA -mercado que nos dois últimos anos tremeu nas bases e parece recuperar-se mais devagar do que se esperava. Adiantamentos e tiragens superlativos deram lugar a movimentos discretos e a certa tranquilidade, se comparada aos acelerados (e milionários) leilões de direitos autorais.

THE END Em setembro de 2009, uma semana antes da quebradeira de bancos, o título de uma reportagem de Boris Kachka sobre o mercado americano vaticinava: "The End". No subtítulo, o resumo sombrio do que se seguia em 15 páginas da revista "New York": "O negócio do livro tal como o conhecemos nunca mais será o mesmo. Com estagnação das vendas, cabeças de CEOs rolando, a dança das cadeiras dos grandes autores e a Amazon despontando como o novo bicho-papão, o meio editorial terá que olhar para seu futuro fora do mundo corporativo".

Dois anos e um apocalipse depois, sobreviventes da crise começam a dar sinais vitais a um estímulo que atende pelo nome de "The Art of Fielding", de Chad Harbach. A imprensa, devidamente lubrificada por uma ofensiva de divulgação, trompeteia suas virtudes literárias e destaca recomendações entusiasmadas de autores tão diversos quanto Jonathan Franzen e James Patterson -endossos fundamentais, diga-se, para um estreante.

A despeito da carreira que possa fazer, o romance de 538 páginas que chegou às livrarias americanas no início de setembro tem um sentido especial para o mercado: os direitos foram arrematados pela Little, Brown por US$ 665 mil, num leilão típico do tempo das vacas gordas; a tiragem inicial, porém, foi de 30 mil exemplares, modesta e adequada à austeridade da nova era, em que o livro eletrônico começa a dizer a que veio -os e-books representaram um terço das quase um milhão de cópias vendidas de "Liberdade", de Franzen.

MAKING OF Ainda mais sintomático é que os bastidores do livro tenham virado o e-book "How a Book is Born - The Making of 'The Art of Fielding'" [como um livro nasceu - o "making of" de 'The Art of Fielding'"], disponível no Kindle por US$ 3,99. Keith Gessen, o autor, também é escritor e amigo de Harbach, o que lhe valeu esporadas da imprensa por uma suposta benevolência com seu camarada. Mas não conheço "making of" mais detalhado de um processo de edição hoje, concebido como "colaboração", eufemismo para uma verdadeira operação de guerra.

Harbach, que é fundador da revista "n+1", bíblia do típico intelectual do Brooklyn, trabalhou (sozinho) no livro por dez anos. Dava os retoques finais num texto que parecia interminável quando tudo apontava para o fim do mundo: no seu círculo de amigos, adiantamentos variaram entre US$ 750 mil e US$ 7 mil, refletindo a histeria e o pessimismo do mercado. Em tudo e por tudo, parecia estar no lugar errado, na hora errada.

"The Art of Fielding" foi recusado por diversos agentes -nos EUA, um escritor ou candidato a escritor não vai nem ao Starbuck's da esquina sem agente. Chris Parris-Lamb, jovem e experiente na profissão, gostou do original de Harbach (ou do que conseguiu ler: ele recebe cerca de 70 propostas por semana) e decidiu representá-lo.

O que se seguiu foi o típico conto de fadas do "publishing": bem estimulados, importantes editores passaram a disputar o romance que envolve beisebol, meditações sobre sucesso e fracasso e a triunfal saída do armário de um cinquentão. Parris-Lamb escolheu Michael Pietsch, que pagou US$ 85 mil a menos que seu principal concorrente. Tinha no bolso bem mais do que dinheiro: foi ele quem editou a última sensação da literatura americana, o chatinho David Foster Wallace.

Seguem-se operações inacreditáveis de marketing e relações públicas: foram enviadas a blogueiros, jornalistas e a qualquer um que pudesse falar sobre o livro 5.000 provas de divulgação -tiragem maior do que a de muitos dos livros literários no Brasil. O esforço inclui ainda as inevitáveis convenções com os livreiros, que saíram encantados com "The Art of Fielding".

RESSACA O caso é interessante porque, na ressaca da crise, mostra que algo pode ter mudado. O que decidiu o leilão foi o capital simbólico do editor, exatamente como acontecia em eras pré-corporativas. A tiragem modesta e a ênfase na divulgação fora da mídia tradicional também indicam que a complexidade desse "produto como outro qualquer" volta a se fazer presente.

Até o fechamento desta edição, "The Art of Fielding" figurava em modesto nono lugar na lista de mais vendidos no "New York Times". Na Amazon, ocupa a 42ª posição, atrás de Rick Riordan, primeiríssimo, e de Paulo Coelho, em 32º com "The Aleph". No Brasil, o livro sai no primeiro semestre de 2012 pela Intrínseca, editora de Riordan.

"O êxito de um excelente livro depende, no momento de edição, de uma infinidade de circunstâncias lógicas ou estranhas que toda a sagacidade do lucro não saberia prever", analisa um observador insuspeito, Denis Diderot. "Um erro que vejo ser cometido sem cessar por quem se deixa enganar por máximas genéricas", diz ele mais à frente, "é o de aplicar os princípios das manufaturas de tecidos à edição de livros."

Pode-se, pela mitificação, atribuir ao filósofo e editor uma espécie de clarividência, já que sua "Carta sobre o Comércio do Livro", da qual cito os trechos acima, foi endereçada a um magistrado francês em 1763. Mais realista e incômoda é a hipótese de que dedicava-se a pensar as peculiaridades de um produto então desconhecido, mas que, definitivamente, não era como outro qualquer.

Schiffrin pretende apontar caminhos para a sobrevivência de editores como ele, hoje guiado mais pelo interesse cultural e intelectual do que pelo lucro puro e simples

Importantes editores passaram a disputar o romance que envolve beisebol, meditações sobre sucesso e fracasso e a triunfal saída do armário de um cinqüentão

Adiantamentos e tiragens superlativos deram lugar a movimentos discretos e a certa tranquilidade, se comparada aos acelerados leilões de direitos autorais

>>

Estados criam suas 'Comissões da Verdade'. Comitês regionais vão ajudar na busca por dados Folha SP 09.10

-

Apesar de ainda depender da aprovação do Senado e da sanção presidencial, a Comissão Nacional da Verdade já gerou "filhotes" pelo país.

Organizações ligadas à defesa dos direitos humanos e a grupos de vítimas da ditadura nos Estados lançaram comitês regionais para apoiar o trabalho da comissão.

Segundo a Secretaria de Direitos Humanos, até a semana passada haviam sido criados 26 comitês regionais em 13 unidades da Federação (BA, CE, DF, ES, GO, MG, PA, PE, PR, RJ, RS, SC e SP). No Acre, em Alagoas, no Amazonas e em Mato Grosso os grupos estão sendo criados.

A comissão, segundo o projeto enviado ao Congresso em 2010 pelo então presidente Lula, deverá relatar violações ocorridas entre 1946 e 1988. O texto foi aprovado na Câmara e enviado ao Senado.

Os comitês regionais têm críticas ao projeto. A maioria defende apuração de responsabilidades por torturas, assassinatos e desaparecimentos. A proposta aprovada não prevê isso.

>>

Sociólogo vê reflexo de "era da exclusão" em movimentos. Michael Burawoy afirma que atos como Ocupe Wall Street são promovidos "mais pelos excluídos que os explorados"

Professor em Berkeley, ele avalia que "canais políticos normais não conseguem lidar" com esse tipo de fenômeno Folha SP 09.10

-

Movimentos que aparecem e desaparecem, fluidos e persistentes. Fragmentados, gravitam em torno dos excluídos do capitalismo. Assim Michael Burawoy, presidente da Associação Internacional de Sociologia, explica os movimentos sociais que pipocam no mundo e o recente Ocupe Wall Street.

Para o professor de sociologia na Universidade da Califórnia, em Berkeley, que já trabalhou como operário para fazer suas pesquisas, a atual crise econômica vai ajudar o capitalismo a se reestruturar. E prevê que a catástrofe ambiental "vai forçar uma resposta em nível global".

Folha - Como descreve o capitalismo hoje?

Michael Burawoy - É a terceira onda de mercadilização. A primeira foi no século 19, a segunda em meados do século 20, e agora a terceira onda. A mudança começou nos anos 1970. Chamam de neoliberalismo.

Há hoje uma crise de fundo?

Não chamaria assim. Crises permitem o capitalismo reestruturar a si mesmo.

O capitalismo financeiro ficou ainda mais forte, fora do controle dos Estados. A grande crise do capitalismo virá com a catástrofe ambiental.

Como?

Haverá desastres cada vez mais frequentes e profundos, um momento de virada, uma espécie de barbárie ou alguma forma de regulação global dos mercados. Regulação de mercados pode ter um caráter fascista ou comunista ou socialdemocrata.

Outra questão é se teremos recursos para conter o capitalismo. Não sei quando isso acontecerá, mas essa será a crise de fundo do capitalismo: destruir as condições de sua própria existência, destruindo o ambiente.

Como o sr. avalia os movimentos sociais em várias partes do mundo e o Ocupe Wall Street?

São similares. Estive em Barcelona e vi os indignados. Resistem a se engajar no sistema político. Canais políticos normais não conseguem lidar com isso. Esses movimentos refletem uma era de exclusão. Seus participantes são mais os excluídos que os explorados. O centro de gravidade desses movimentos são desempregados, estudantes semi-empregados, juventude desempregada, membros precários da classe média.

É um conglomerado de grupos diferentes vivendo um estado de precariedade porque foram excluídos da chance de ter uma posição estável de exploração. Hoje a exploração, o dinheiro seguro é privilégio para poucos.

Qual o futuro dos movimentos se sua organização é confusa?

Não são movimentos fortes, mas são persistentes. São oposições radicais. É uma das reações à terceira onda capitalista. Há muitas outras, diferentes. Há o Tea Party, que é outra forma de reação.

Na Europa há um avanço da direita. Na América Latina há interessantes experiências de participação em democracias locais. Há a resposta islâmica. Nenhuma tem coerência para se espalhar pelo mundo. São fragmentadas.

Vão continuar, algumas de forma regressiva, ou progressista, ou democrática. A crise ambiental vai forçar uma resposta em nível global.

Qual a importância dos movimentos?

O significativo é o caráter simbólico de crítica ao capitalismo. São poucos milhares pelo país, mas têm a capacidade de atrair atenção usando técnicas inovadoras.

Recusam fazer compromissos e concessões. A pergunta é se eles conseguiram transformar essa política simbólica em um movimento mais profundo. Vivemos num período do capitalismo em que o bem-estar está fora de controle e o Estado frustra.

O movimento sindical está numa posição mais defensiva, pois quer defender empregos, e não atacar o capitalismo de fato.

Ocupe Wall Street pode exercer influência no partido democrata, assim como o Tea Party no partido republicano?

Os democratas devem ser revitalizados, mas isso não está na pauta do movimento. É uma política formal com a qual não vão se engajar.

O movimento pode ter importância nas próximas eleições?

Sim. Podem usar o ano eleitoral para disseminar suas ideias. Mas não imagino candidaturas. Não é um movimento de política eleitoral.

Como movimentos desligados das principais instituições da sociedade podem sobreviver?

Eles aparecem, se sustentam por semanas ou meses. Depois perdem a atenção da mídia, perdem apoio, desaparecem. E depois reaparecem em algum outro lugar.

Há um senso de continuidade, mas não num mesmo lugar. É um movimento transespacial fundamentado por razões locais. É preciso ver isso no contexto do capitalismo. É um movimento muito fluido e flexível.

Fui a Wall Street. Estava lá e nem sabia que haveria uma marcha. Há espontaneidade. Aparecer, desaparecer. É parte de sua força e de sua fraqueza.

>>

Grupo ensina humildade a juiz e promotor. Entidade que reúne profissionais de direito faz palestras e videoaulas para conter vaidade e prepotência no cargo

Para líder de entidade, forma como se exerce a autoridade é problema crônico do sistema de Justiça brasileiro hoje Folha SP 09.10

-

Um magistrado do Rio processa o condomínio onde mora para ser chamado de "doutor" pelo porteiro.

Outro, de Franca, manda prender um policial de trânsito que lhe repreende por falar ao celular no volante.

Um procurador de São Paulo ameaça prender uma aluna que questiona seus métodos de ensino na aula.

Comportamentos como esses envolvendo autoridades brasileiras são mais comuns do que se imagina.

Tornaram-se, inclusive, alvo de um trabalho de uma associação dirigida por juízes, promotores e advogados espíritas.

"Esse é um dos problemas crônicos do sistema de Justiça brasileiro. Há um problema comportamental que envolve vaidade e prepotência", afirma o promotor Tiago Essado, presidente da AJE (Associação Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo).

"Não estamos nos excluindo desse comportamento. Estamos reconhecendo o problema e a necessidade de modificá-lo. Fazemos reformas nas leis, mas, às vezes, o problema não está nela. Está na postura", afirmou.

Desde 2009, a associação vem promovendo palestras e videoaulas para tentar ensinar aos colegas (atuais e futuros) como lidar com seus cargos tão poderosos sem ser absorvidos por eles.

A tarefa não é simples. Especialistas dizem que a sensação de poder chega a provocar prazer, pela endorfina, em algumas pessoas.

Essado estima que cerca de cem juízes e promotores já tiveram a aula "O Exercício da Autoridade com Humildade".

A AJE, que também defende o uso de cartas psicografadas em processos judiciais, tem mais de 400 associados.

As palestras presenciais são gratuitas, marcadas de tempo em tempo. A videoaula é vendida pelo site www.ajesaopaulo.com.br. O DVD custa R$ 15 (para sócio) e R$ 25 (para não sócio).

ESTUDANTES

O maior público é de alunos de direito. A associação visita universidades levando a mensagem e estima ter atingindo cerca de mil estudantes pelo país. Para especialistas, esse é o melhor público para ser abordado.

Um dos principais palestrantes é o juiz Donizete Aparecido Pinheiro da Silveira, 55, de Marília. Na videoaula, o magistrado aconselha que a humildade seja treinada. "Mesmo que em um primeiro momento a humildade pareça falsa, é preciso insistir. Precisa ser desenvolvida."

Entre as dicas, o magistrado fala da efemeridade das pessoas diante de suas funções. Da diferença do ser e do estar das profissões.

"A autoridade precisa saber que está juiz, e não é juiz. O mandato se perde", afirma.

O magistrado pode até resistir em deixar o cargo, explica, mas esse dia vai chegar mais cedo ou mais tarde até porque existe um mecanismo legal para "expelir" os resistentes, chamado "expulsória". "Quando completa 70 anos, ele entrega a toga, coloca pijamas e vai para casa", completa o magistrado.

Também argumenta que as autoridades não têm o poder que elas acreditam ter. A força é da lei, que as autoridades precisam respeitar.

À Folha Silveira diz que a intenção do trabalho não é ensinar, mas argumentar que é possível exercer a autoridade com humildade.

"O exercício da autoridade dispensa a conduta prepotente, arrogante, violenta ou permissiva de quem ocupa um cargo público."

>>

Julgar traz sensação de poder, diz psicóloga Folha SP 09.10

-

Para a psicóloga Liliana Seger, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, a função de julgar o destino das pessoas traz aos juízes uma sensação muito grande de poder.

Essa sensação, também observada em outras profissões relacionadas a poder, como a de promotor, chega a liberar endorfina no corpo, o que faz a pessoa sentir prazer. "Quanto mais atua, mais ele se sente poderoso. E não tem ninguém acima dele para dizer: para!", afirma.

A psicóloga diz acreditar que, por isso, as aulas de humildade da associação só serão assimiladas por pessoas já inclinadas à humanidade e não deverão surtir efeito em quem tem soberba.

"Elas vão dizer: `que bobagem. Você acha que vou seguir essa lorota de ser bonzinho?' Não pega. Vai pegar em quem já tem esse perfil."

Liliana diz que os juízes e promotores com esse tipo de comportamento muitas vezes não têm noção disso. Não percebem, por exemplo, nem que maltratam seus subordinados.

"Acham que estão acima do bem e do mal. Se humilham um funcionário, até pensam que estão ajudando. `Mostrei como é a realidade dos fatos'", afirma.

Liliana diz que, para ela, o trabalho da associação pode surtir melhor resultado nos estudantes, mas as aulas precisam ocorrer com alguma regularidade. "Se vai às faculdades e trabalha muito isso, pode ser maravilhoso, porque o professor é exemplo", diz.

Até porque, segundo ela, muitos profissionais soberbos dão aulas e acabam passando uma mensagem errada de que, para ser bem-sucedido na carreira, precisa ser assim.

"É um modelo inadequado, mas para eles é adequado porque a pessoa se deu bem. Ainda é muito associado o fato de que ser bravo, ser duro, é ser competente. Pelo contrário. Quanto menos soberbo, mais competente."

>>

GILBERTO DIMENSTEIN. Você não daria nada por Jobs

'Ninguém quer morrer. Mesmo aqueles que estão convencidos de que vão para o paraíso', disse Jobs Folha SP 09.10

-

Começa amanhã a funcionar a maior sala de aula de que se tem notícia, na qual estão matriculados centenas de brasileiros, para estudar introdução à inteligência artificial. Até sexta passada, eram cerca de 140 mil alunos -o suficiente para lotar dois estádios do Morumbi.

Ninguém paga nada e, no final, ainda recebe certificado de um professor tido como um dos cientistas mais criativos do mundo. Entre suas invenções, está um carro que se locomove sem necessidade de motorista, repleto de sensores por todos os lados.

O alemão Sebastian Thrun é diretor do Laboratório de Inteligência Artificial de Stanford, na Califórnia, e se imagina capaz de ajudar a reinventar o ensino, como ajudou a reinventar o automóvel. "Ver tanta procura, com gente de tantos lugares, como vocês, brasileiros, é apenas sinal de que tem uma grande demanda por uma educação acessível de qualidade", comenta Sebastian.

Inventores como ele ajudam a explicar por que Steve Jobs se transformou num sucesso, apesar de ter sido um estudante fracassado.

Quando menino, Jobs era punido não apenas pela indisciplina, mas pela rispidez com que tratava os professores.

Jobs não conseguiu ficar na faculdade nem seis meses, onde seu mundo era festa, droga e sexo. Só se interessou por algo que, naquele momento, não lhe parecia ter nenhuma utilidade: aulas de caligrafia. Dormia no chão de um dormitório, vendia latas de garrada e, segundo colegas, nem sempre se lembrava de tomar banho.

Decidiu viajar pela Índia, onde se apaixonou pelo budismo e pelo LSD. "O LSD foi uma das três experiências mais importantes da minha vida", revelou.

Talvez pudesse até se encaixar no perfil de um futuro artista. Mas de um empresário, obrigado a comandar milhares de pessoas?

Admita: se você o encontrasse ali, deitado no chão, com a roupa velha, certamente não daria nada por ele.

Não precisaria explicar aqui que Steve Jobs é um ponto fora da curva, com sua imensa inteligência, intuição e capacidade de aprendizado. Nada disso provavelmente seria suficiente se a vida não o levasse, quando criança, a morar em Palo Alto, onde está Stanford, repleta de tipos inventores e empreendedores como Sebastian Thrun - para quem todo inventor é um ser um pouco infeliz: "Há uma sensação de inquietude enquanto não encontramos soluções, e isso nunca passa. Achamos que o impossível sempre é possível".

Não se tem notícia de nenhuma instituição de ensino superior que tenha gerado tantas empresas. Fala-se em 6.000 empresas. O impacto dessa busca de soluções aparentemente impossíveis era especialmente visível onde morava Jobs, filho de pais com pouca educação. Estava no centro do que depois seria chamado de Vale do Silício.

Jobs poderia não ir bem na escola, mas aproveitava as aulas extracurriculares oferecidas por engenheiros da Hewlett-Packard. Aos 12 anos, viu o primeiro computador numa dessas apresentações e imaginou o que faria de sua vida.

Um dia ele pediu ao próprio criador da empresa, o legendário William Hewlett, peças para completar seu projeto na escola. Ganhou as peças e um estágio nas férias de verão.

Toda a região era como se fosse um campus aberto. Natural que abrisse, na garagem da casa de seu pai, seu laboratório para desenvolver um computador. Antes disso, quando ainda estava no ensino médio, ele já vendia um aparelho ilegal para fazer ligações telefônicas sem pagar nada. Aliás, seu parceiro de contravenção também estava na garagem que criou a Apple.

A pedagogia que se tem aqui é simples: quanto mais experiências se oferecem aos jovens maior a chance de que eles descubram seus talentos e saibam como gerenciá-los. É a provocação permanente da curiosidade.

Aí está o valor da classe mundial lançada pelo professor Sebastian, mostrando que todo e qualquer espaço pode instigar a curiosidade. "A única coisa que me manteve no caminho foi gostar do que eu fazia. Cada um precisa descobrir do que gosta", aconselhou Jobs numa cerimonia de formatura de universitários.

Era a primeira vez que Jobs era convidado a falar numa formatura. Só podia, claro, ser em Stanford, onde não estudou, mas, de certa forma, espiritualmente foi graduado.

PS- Naquele discurso, Jobs disse frases para a gente pendurar na porta da geladeira para sempre. Uma delas: "Ninguém quer morrer. Mesmo aqueles que estão convencidos de que vão para o paraíso".

Nenhum comentário: