sábado, 15 de outubro de 2011

ENTREVISTA - GIADA COLAGRANDE E WILLEM DAFOE » O set como lar

Convidados pelo Festival do Rio, o casal Giada Colagrande e Willem Dafoe fala sobre seus novos filmes Correio BsB15.10

-

Rio de Janeiro — Em visita ao Brasil para participar do Festival do Rio, Willem Dafoe entra na polêmica que marcou o Festival de Cannes em torno de Lars von Trier, com quem fez Anticristo, e chama a imprensa de leviana. Ao lado de Dafoe, sua mulher, a diretora e atriz italiana Giada Colagrande, também falou ao Correio sobre seu trabalho como diretora do longa Uma mulher, e declara seu amor pela obra de Glauber Rocha e pela música brasileira. Além de Uma mulher, Willem Dafoe está no longa O caçador, do australiano Daniel Nettheim, e em 4:44 Last day on Earth, de Abel Ferrara, outro convidado do festival. Na entrevista, Dafoe conta ainda que as influências de seu trabalho nas telas vêm do teatro e que nunca idealizou as estrelas de cinema.

Você é a estrela de três filmes bem diferentes que fazem parte do festival. Como descreveria as três produções?

Dafoe — Não existe uma comparação. A única vantagem é refletir sobre como foi a experiência de cada um desses projetos para não cometer os mesmos erros.

Você sempre trabalhou com cineastas que têm uma forte presença autoral e com estilos diferentes.

Dafoe — Sim, mas todos têm uma característica em comum: fazem seus filmes por prazer. Eles querem que os filmes sejam assistidos, que as pessoas gostem, mas esse não é o objetivo principal. Estão à procura de algo maior, de uma descoberta, de criar algo. E funciono bem dessa forma. Talvez é por esse motivo que eu tenha recebido esses convites. Também gosto desse objetivo.

Você já trabalhou com Abel Ferrara em três projetos: New rose hotel, Go go tales e 4:44. De qual desses filmes você mais gosta?

Dafoe — Eu adoro Go go tales. Talvez porque tenha sido visto por poucas pessoas e por ser uma comédia bem estranha. É um filme extremamente pessoal, em que eu faço um protagonista sonhador com um vício. É um bom homem, mas fraco em sua essência. São muito interessantes as características do personagem.

Você filmou com Lars von Trier o Anticristo, como foi essa experiência? Acredita que isso possa existir e tem algo dizer sobre as declarações dele no último Festival de Cannes?

Dafoe — A existência do Anticristo? Eu não sei o que é isso (risos). Mas o filme foi uma excelente experiência e é um ótimo longa. Quem acredita nas supostas declarações nazistas do Lars deveria assistir ao vídeo sem cortes no YouTube, pois esclarece tudo. A maneira como foi divulgada por certos setores da imprensa foi leviana.

Giada — Lars tem um humor peculiar e às vezes exagera na piada. Mas não aconteceu da maneira que foi divulgado. E Lars é judeu.

Giada, em seus dois primeiros filmes, você, além de dirigir, interpretou a protagonista. Por que desta vez optou por só dirigir?

Giada — Eu não podia interpretar a protagonista, pois tinha que ser uma americana, loura, estilo Hitchcock (risos). E também achei melhor me dedicar à direção. Vou continuar em ambas as vertentes: interpretar e dirigir. Mas este foi um projeto em que achei melhor me dedicar exclusivamente à direção.

Como é dirigir o Dafoe?Ele é um ator rebelde?

Dafoe — Se eu não gosto de algo, simplesmente digo que não faço (risos).

Giada — Ele é sensacional, muito colaborativo. Não só comigo, mas também com outros diretores, pois já o vi trabalhando com outros profissionais. Este é o nosso segundo filme, e a experiência foi ainda melhor.

Você permite que os atores mudem as falas durante as filmagens, que improvisem?

Giada — Não gosto que mudem o roteiro. Não gosto que improvisem. Mas, ao mesmo tempo, adoro colaboração, não só dos atores, mas também de toda a equipe. Só gosto que façam isso antes das filmagens. Sugestões são mais que bem-vindas antes de começarmos as filmagens. Mas, a partir do momento em que iniciamos, mudanças podem ser prejudiciais. Só tivemos três semanas para as filmagens, não conseguiríamos finalizar se mudássemos as coisas.

Dafoe — Alguns diretores não gostam de improvisação e outros gostam. Não tenho problemas com isso. No filme de Abel Ferrara sempre tem muita improvisação, apesar de ele acreditar que exista um roteiro fechado (risos). Com Abel temos um caos controlado, uma pressão que não é maléfica, pelo contrário, é gratificante. Com Giada, ela tem uma visão clara do que quer e antes de começar, ela faz os ajustes necessários. Pode parecer uma experiência maçante, mas não é. Temos liberdade, apesar dos limites. E é desafiador, pois a maneira como você irá abordar o personagem é o trabalho do ator. A disciplina que envolve todos os seus impulsos para colocá-los juntos em cena é também desafiadora.

Apesar dos prêmios e de ter sido incorporado à cultura pop, Coração selvagem, do cineasta David Lynch, tem um personagem que rouba o filme toda vez que aparece: Bobby Peru. Como foi interpretá-lo? É uma criação do David ou sua?

Dafoe — Esse personagem ajuda a exemplificar o que te respondi anteriormente. David Lynch é um excelente diretor. Mas não houve uma preparação. Ele me deu o figurino, o dente falso, a maneira de falar e interpretar, e o roteiro era maravilhoso. Tudo estava no lugar certo, no momento certo. Quando isso acontece e te oferecem as ferramentas necessárias, as coisas encontram sua própria lógica. Eu recebi a “máscara” e pude fantasiar do meu jeito. Foi uma experiência muito recompensadora.

Em sua carreira, aconteceram diversos momentos como esse, como em Santos e justiceiros, em que você não é o protagonista, mas rouba a cena mais uma vez interpretando um hilário agente do FBI homossexual.

Dafoe — Aconteceram as mesmas características do filme de David: tudo no lugar certo, para que eu pudesse fantasiar e dar uma abordagem própria, seguindo o roteiro. Consegui desenvolver aquela arrogância e efeminação durante as filmagens. Quando a pessoa compreende que não está fazendo só para si mesma, essa mágica surge. Às vezes, não funciona, mas, quando esses impulsos acontecem, não são racionais, não há como ter um controle. É uma imersão conjunta de todos, inclusive do público.

Giada, seu filme reúne uma mistura de luzes interessante. As sequências feitas na Itália têm cores vivas, já as de Nova York, uma aura noir.

Giada — O estilo de que mais gosto é o cinema noir, principalmente dos filmes americanos dos anos 1940. Em todos esses filmes tem sempre um sombreado do contraste da luz com o escuro. Eu parti desse conceito com meu diretor de fotografia, que também é um fã do noir. Eu precisava desse mistério e suspense para a minha história. E Nova York tem essa aura, um mistério sedutor. E a Itália é o contraste. É como se o personagem saísse do escuro para o claro, com um sombreado entre os dois. Foram escolhas emocionais baseadas em uma lógica. Isso também está presente nos figurinos.

Dafoe, em um primeiro momento, O caçador parece um filme com temas ecológicos, mas fala sobre o relacionamento do homem com a natureza, de como somos insignificantes. Você acha que cenas de ação e suspense ajudam a atingir mais público?

Dafoe — Essas cenas não estão lá por esse motivo, mas acredito que ajudem. Elas fazem parte da história e permitem que a trama avance. E, em minha opinião, o uso da ação nos filmes serve para contar uma história. É tudo integrado.

Giada, e os seus novos trabalhos?

Giada — Eu tenho dois projetos e quero filmar ambos na América do Sul. Um deles precisa ser filmado em Buenos Aires, pois está relacionado ao universo do tango que acontece nos anos 1940. E o outro foi escrito por Barry Gifford, um dos criadores do personagem Bobby Peru. Quero filmar esse talvez na Colômbia, ou, quem sabe, em Ouro Preto, no Brasil.

Alguma observação sobre o cinema brasileiro?

Giada — Eu adoro Glauber Rocha. E gostaria de acrescentar que respeito Cidade de Deus, pela projeção que o filme teve no mundo. Foi ótimo como redescoberta do cinema brasileiro, mas não é o estilo de filme de que gosto. Eu curto os filmes experimentais. E, além do cinema, eu curto a música brasileira. Adoro bossa nova na voz de João Gilberto com as letras de Tom Jobim. Também gosto de Marisa Monte, Adriana Calcanhoto e Chico César.

Dafoe — Ela estudou bossa nova e entende bastante de música brasileira. E também está educando esse pobre gringo no assunto (risos).

Quais são as suas influências?

Giada — Como atriz, o Rainer Werner Fassbinder e os filmes franceses da nouvelle vague. Como cineasta, são muitas. Entre os que estão vivos, o Manoel de Oliveira, de Portugal, e o David Lynch, o meu favorito, que tem uma forte influência no meu trabalho. Posso citar entre os que morreram recentemente o Claude Chabrol e Éric Rohmer.

Dafoe — Eu nunca idealizei as estrelas de cinema. Eu tive uma infância bem normal e sempre fui ligado em teatro e nos esportes. Minha formação veio por meio das turnês que fiz na Europa com a minha companhia de teatro. Eu tive muita influência das artes plásticas e das companhias de dança, mais do que do cinema. Eu admiro muitos atores e diretores. Poderia dizer vários nomes, mas, após dizer esses nomes, acho que perderia o sentido. Não representaria o que realmente sinto, pois existem desempenhos e filmes por que sou apaixonado, mas ninguém consegue ser constantemente genial a ponto de eu querer seguir ou ser igual.

>>>>

Inocentes, ontem e hoje. Atração de encerramento do Festival Mundano, no Parque da Cidade, a banda paulistana faz uma retrospectiva dos 30 anos de carreira Correio BsB15.10

-

Em 30 anos de trajetória, qual teria sido a maior inocência dos Inocentes? “Assinar sem ler o contrato com a Warner”, entrega, aos risos, Clemente Nascimento, 48 anos, vocalista e guitarrista da banda paulistana, ícone do punk rock nacional. “Deveríamos ter pedido um monte de coisas que não pedimos. Mas queríamos gravar logo e assinamos de qualquer jeito”, contextualiza o músico, que se apresenta hoje com a banda em Brasília, dentro da programação do 1º Festival Mundano.

A passagem dos Inocentes pela gravadora multinacional rendeu — além de alguma controvérsia entre os punks mais radicais, que não viram com bons olhos a entrada da banda numa major — os álbuns: Pânico em SP (1986), Adeus carne (1987) e Inocentes (1989). Por ocasião do aniversário, este ano, de três décadas do grupo, a Warner Music relançou os discos. Adeus carne e Inocentes voltam ao mercado com as mesmas faixas. Pânico em SP ganhou edição comemorativa, e às seis músicas do disco original foram adicionadas seis.

“A ideia é fazer um paralelo, mostrar a banda ontem e hoje”, explica Clemente. Das seis faixas novas, duas são regravações. Vermes apareceu anteriormente no disco Ruas, de 1996. Face de deus tem arranjo acústico no disco homônimo da banda de 1989 e ressurge repaginada, elétrica. “Pânico em SP representa bem como a banda era na época. É uma foto em preto e branco, bem realista do que éramos naquele momento”, comenta o vocalista. Dos três discos, Clemente elege o de 1987 como o seu preferido. “Pânico em SP é aquela coisa de impacto, enquanto Adeus carne é um disco pensado, com conceito, para sentar e escutar.”

Além dos discos relançados, o documentário Inocentes — 30 anos reconta a história da banda e celebra sua entrada na terceira década de atividade. O média-metragem tem sido exibido em festivais no Brasil e no exterior. “É um filme de 30 minutos. Pretendemos transformá-lo em um longa e lançar em DVD no ano que vem”, avisa Clemente.

Sobre o show desta noite, o músico adianta que, como não poderia ser diferente, farão uma retrospectiva dos 30 anos de carreira dos Inocentes — cuja formação se mantém com Clemente, o baixista Anselmo Guarde, o baterista Nonô e o guitarrista Ronaldo Passos. Não faltarão clássicos do punk brazuca como Expresso oriente, Pânico em SP e Pátria amada.

1º Festival Mundano

Hoje, às 20h, na Praça das Fontes (Parque da Cidade). Show com Inocentes (SP), Motosierra (Uruguai), Galinha Preta, Zumbis do Espaço (SP), Clan Bastardo (Itália), DFC, Garage Fuzz (SP), Hellsakura (SP), Terror Revolucionário e Girlie Hell (GO) + DJs Erick Elysio, Mrs. Violet, Montana, Gustavo Bill e Lutii. Entrada franca. Não recomendado para menores de 16 anos.

>>>>

Reforma agrária trava no 1º ano de Dilma. Presidente não desapropriou nenhuma fazenda até agora e rejeitou cerca de 90 pedidos apresentados pelo Incra. Governo afirma querer terras de 'qualidade', e 'bem localizadas', que possam auxiliar no combate à pobreza rural FSP 15.10

-

A presidente Dilma Rousseff já rejeitou cerca de 90 processos de desapropriação de áreas para reforma agrária e se aproxima do final de seu primeiro ano de mandato sem ter desapropriado nenhuma fazenda.

Em comparação com os outros sete mandatos presidenciais depois do fim da ditadura, apenas um (o de Fernando Collor) demorou, por enquanto, mais tempo para começar a desapropriar.

A opção de Dilma representa uma clara ruptura em relação à era Lula.

Entre 2003 e 2010, 20 decretos de reforma agrária por mês foram editados, passando imóveis para o Incra (Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária).

Segundo a Folha apurou, a presidente devolveu os processos que lhe foram encaminhados sob o argumento de que precisava de mais detalhes antes de decidir se elas deveriam ou não se tornar aptas para virar assentamentos de trabalhadores sem terra.

Para o presidente do Incra, Celso Lacerda, nenhum decreto foi publicado por Dilma ser uma administradora "muito minuciosa".

"Ela não deu decreto não foi porque ela não dá importância à reforma agrária, é porque ela quer de fato um processo qualificado."

Lacerda afirmou que o governo não vai mais "jogar uma família na terra e levar dois anos para liberar o primeiro crédito e depois demorar mais dois anos para liberar a assistência técnica".Dentre as exigências de Dilma para as áreas, diz o presidente do Incra, estão ser "de qualidade", "bem localizadas", e que sirvam ao combate da pobreza rural.

Para movimentos sociais de sem terra, a demora do primeiro decreto é um sinal do aprofundamento da desaceleração da reforma agrária, que dizem estar em curso desde que o PT chegou ao poder com Lula.

>>>

FÓRUM. Agência não deve regulamentar internet, concluem debatedores. DE SÃO PAULO - Propostas para a gestão da internet no Brasil foram apresentadas na plenária final do 1º Fórum da Internet no Brasil. A proposta de a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) regulamentar leis foi repudiada.

Sergio Amadeu, conselheiro do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), comemorou o "consenso em torno de priorizar o marco civil (documento elaborado com a participação da sociedade que busca definir direitos e deveres sobre o uso da rede no Brasil)".

Apesar desse consenso, os debatedores, porém, não chegaram a um acordo sobre que órgão detém neutralidade ao regulamentar as leis de internet, disse Cássio Vecchiatti, também conselheiro do CGI.br. FSP 15.10

>>>

CINEMA - "Rock Brasília" tem pré-estreia gratuita. DE SÃO PAULO - A Folha e o Espaço Unibanco promovem na segunda-feira, às 20h, pré-estreia gratuita do documentário "Rock Brasília - Era de Ouro", de Vladimir Carvalho. Depois, o diretor e os músicos Dado Villa-Lobos e Philippe Seabra participam de debate, mediado pelo jornalista Thales de Menezes. As senhas podem ser retiradas na bilheteria (r. Augusta, 1.475; tel. 0/xx/11 3288-6780), a partir das 19h do dia. FSP 15.10

>>>

livros. E-book ainda não decola entre os leitores europeus. Em Frankfurt, executivos falam da baixa comercialização de livros digitais; Inglaterra lidera mercado, com 10% das vendas. Investimentos de empresas como Amazon e Kobo podem alavancar o consumo digital na Europa FSP 15.10

-

Nos EUA, os e-books representam quase 20% das vendas do mercado de livros. Na Europa, o ritmo é mais lento.

O percentual não chega a 0,5% na França. Na Alemanha, está entre 1% e 2%. Espanha e Itália se abrem mais que os franceses, mas menos que os alemães. A exceção é a Inglaterra, com 10%.

Entre executivos do mercado editorial, não houve discordância durante os debates na Feira do Livro de Frankfurt, a maior do mundo, que começou na quarta e acaba amanhã, na Alemanha.

Para eles, o livro digital ainda não pegou na Europa.

Outro consenso: o mercado digital só deve engrenar quando redes europeias de varejo de livros investirem em aparelhos próprios, como fez a Amazon nos EUA, com repercussão na Inglaterra.

Não por outra razão dois temas bastante comentados em Frankfurt foram os anúncios, quase simultâneos, de investidas feitas no mercado da França pela Amazon e pela Kobo, sua concorrente canadense com reader próprio.

A Kobo acaba de fazer uma parceria com a Fnac, maior rede francesa de varejo de livros. A Amazon, que já tinha loja virtual em francês, oferece agora o Kindle, aparelho vendido na Alemanha desde o começo do ano. Seu Kindle deve chegar à Itália ainda neste ano e à Espanha em 2012, diz-se nos bastidores.

Vale lembrar: tanto Amazon quanto Kobo já começaram a desenhar sua estratégia no Brasil, onde o mercado de e-books não atinge 1%.

APPS

Se esse mercado não se acelerou, o de "apps", aplicativos para tablets, como o iPad, é quase experimental.

Existem, é claro, iniciativas a louvar. Uma das mais comentadas é a edição turbinada para iPad de "A Terra Desolada", do poeta T.S. Eliot, lançada há quatro meses pela Faber & Faber, tradicional no mercado de livros, e pela Touchpress.

Mas executivos europeus concordam que, até agora, muito se gastou e pouco se arrecadou nessa área.

Isso não quer dizer que, em Frankfurt, não se tratou do futuro digital do livro. Conferências, debates e encontros giraram em torno de assuntos como "gameficação" das obras, transmídia, "hybrid books", livros em nuvens, leitura compartilhada, metadata e narrativas do futuro. Um dia a coisa pode deslanchar.

>>>

É positiva a proposta de aumentar a carga horária de escolas públicas? SIM. Boas notícias no ensino brasileiro FSP 15.10

-

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o ideal seria tornar as redes de ensino dos Estados e dos municípios capazes de aumentar os dias letivos, ou ampliar a carga horária diária, ou, ainda, decidir por uma fórmula mista.

Segundo o MEC, uma medida nesse sentido está de acordo com estudos de técnicos do governo Dilma, que "apontam na direção de que aumentar o número de dias letivos é o que mais causa impacto na escola".

A melhoria da qualidade do ensino dependeria, entre outras coisas, "do número de horas por ano que a criança fica exposta ao professor". Isso é verdade?

Estudos internacionais confirmam isso. Mas é aí que mora o demônio: para que o tempo de exposição do aluno à radiação professoral seja efetivamente benéfico o professor deve ser um bom professor.

Bem, se é assim, então a ideia do MEC é boa, mas está amarrada ao mesmo tronco que prende as possibilidades de outras ideias interessantes. Eis o tronco: valorização financeira da atividade do magistério, de modo a fazer com que nela permaneçam os melhores.

Mas, enfim, o que estou chamado de outras ideias interessantes?

O governo do Estado de São Paulo tomou duas medidas corretas em relação ao ensino público.

Primeiro, fez concurso para o ingresso na carreira do magistério premiando antes os candidatos com melhor nota que aqueles com mais tempo de serviço.

Segundo, colocou esses professores concursados em um curso semestral de especialização, livres de qualquer outra incumbência e recebendo seus salários regularmente.

E a secretaria paulista promete mais: tem dito -mesmo contra vozes conservadoras dentro e fora do governo- que quer reformular a grade curricular do ensino médio no sentido de um maior equilíbrio entre as disciplinas, e deseja dar mais opção de escolha de áreas aos alunos do terceiro e último ano.

A proposta é certeira: as ciências naturais e as humanidades não podem ficar com um número de horas-aula muito diminuto, a ponto de tais disciplinas não terem como colaborar com a formação geral do jovem brasileiro.

Afinal, em um país como o nosso, que cresce em empregos principalmente no setor de serviços, a profissionalização do jovem se dá antes de tudo pela ampliação de sua cultura geral e menos pela aquisição de estreita habilidade técnica.

Resta agora ao Estado de São Paulo ficar atento ao obstáculo que pode infelicitar, também, a boa ideia do governo federal de aumento da carga horária escolar.

Ou seja, eis aqui nós todos no mesmo lugar: há de se valorizar financeiramente a carreira do magistério, de modo a segurar em sala de aula os melhores professores.

Quero crer que as aspirações políticas do governador Alckmin sejam o suficiente para que ele tome ciência e consciência disso. Outros políticos do Estado de São Paulo, que trataram mal os professores, tiveram resposta dura nas urnas.

Resumindo: ideias para melhorar o ensino brasileiro e torná-lo mais parecido com o que se faz nos países desenvolvidos não faltam, no entanto, todas elas estão cada vez mais dependentes de um único ponto: em termos de política, o magistério não pode ser visto como um trabalho movido antes pelo célebre "amor às crianças" que pelo útil dinheiro no bolso do trabalhador, no caso, o professor.

PAULO GHIRALDELLI JR., 54, é filósofo com doutorado pela USP, professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e autor de "A Aventura da Filosofia" (editora Manole).

>>>>

Poder dos EUA diminui no Oriente Médio, diz sociólogo

Para senegalês Gilbert Achcar, Primavera Árabe pode chegar aos palestinos; Reino Unido, afirma, verá onda histórica de protestos FSP 15.10

-

Há desestabilização por toda parte no Oriente Médio e o poder americano está diminuindo. A avaliação é do filósofo e sociólogo senegalês Gilbert Achcar, 60.

Professor da Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres, ele chama a atenção para o avanço do movimento sindical no Egito e para a aproximação entre os EUA e muçulmanos.

Achcar, que estará no Brasil para o 35º Encontro Anual da Anpocs (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais) no final deste mês, acha que a Primavera Árabe pode chegar aos palestinos.

Aqui, ele analisa por que o movimento social ganhou ímpeto no mundo. E prevê para o mês que vem a maior onda de protestos no Reino Unido em muitas décadas.

Folha - Qual sua análise da Primavera Árabe?

Gilbert Achcar - O que têm em comum: são insurreições contra despotismo e a corrupção. As diferenças são muitas. No Iêmen e na Líbia, há elementos fortes de tribalismo. Na Tunísia ou no Egito, há importante papel da classe trabalhadora. Por isso, nesses dois países, o conflito derrubou o autocrata, mas o regime permaneceu.

Qual o papel dos sindicatos e da esquerda?

Entre 2006 e 2009, houve um movimento forte de greves, vindo de baixo. Há agora uma federação independente de sindicatos que já tem 1 milhão de membros. Lembra o ABC no Brasil, que levou à criação da CUT. A dimensão política é menos proeminente até agora. Podemos enxergar uma CUT, mas não um PT.

Os muçulmanos terão um papel importante na eleição no mês que vem [no Egito]?

Sim. A Irmandade Muçulmana tem sido aliada das Forças Armadas. Nos últimos dias, houve uma nova onda de greves. A aliança dos militares com a Irmandade se opõe a essa onda de greves.

O poder dos EUA na região está diminuindo?

Sim. Seus aliados se enfraqueceram. Além do Egito, as monarquias do Golfo, especialmente a saudita, se sentem muito inseguras. Há desestabilização por toda a parte. A situação está ficando mais precária para os EUA. Fracassaram no Iraque, no Afeganistão. Como resultado de tudo isso, no Oriente Médio, os EUA são mais fracos hoje. Tentam compensar esse enfraquecimento buscando construir novas alianças com a Irmandade Muçulmana.

Como fica a situação de Israel?

O governo de Netanyahu acredita que, por causa do enfraquecimento dos EUA, eles são preciosos para os americanos. Por isso se comportam de maneira provocativa. A administração Obama mostra um conluio com Israel e não faz pressão real. Isso fica muito claro ao vermos Mahmoud Abbas, que era um amigo extremamente dócil de Washington, ir à ONU contra Washington.

O que vai acontecer com o veto norte-americano à criação da Palestina?

Os palestinos vão ficar ainda mais desiludidos com Washington. Isso pode levar a uma nova insurreição popular. A única maneira de conseguir algo é fazer como os egípcios, os tunisianos, os sírios: fazer movimentos de protestos. Que pode ser a versão palestina do que houve em outros países da região.

Liderada pelo Hamas?

Não. Liderada pelos jovens, não por nenhuma força específica. O Hamas tem o controle de Gaza, evitando qualquer manifestação lá.

E qual o papel do Irã?

Irã, no início, estava feliz com o que estava acontecendo no Egito e na Tunísia. Mas esse quadro mudou. A Irmandade Muçulmana começou uma nova relação com Washington. Há também o início do movimento na Síria. No conjunto, o Irã está muito preocupado.

E quem vai ganhar com isso?

Depende de onde. Pela primeira vez, o povo está falando, organizando protestos, derrubando regimes. Então o ganhador é o povo.

A revolução iraniana de 1979 não é um precedente?

A revolução de 1979 foi liderada pelo clero e por figuras carismáticas. Instalaram um regime ditatorial, baseado na religião. É uma diferença em relação a hoje. É um movimento sem líderes. É muito de baixo. O risco de uma ditadura é menor. Mas o futuro está aberto. Pode haver emergência de forças religiosas, o que seria muito negativo.

Qual a ligação desses movimentos com os que ocorrem na Europa ou nos EUA?

É a profunda crise econômica, resultado de décadas de neoliberalismo, que afetaram as proteções e os ganhos sociais. Acima de tudo, há o exemplo de Egito e Tunísia, que o mundo viu pela TV.

As pessoas vão para as ruas porque acreditam que ação de massas pode levar a alguma coisa. O "Ocupe Wall Street" é um movimento pequeno nos EUA se comparado aos que existem na Espanha ou na Grécia. O poder ideológico do capitalismo nos EUA é ainda muito forte. Mas é um início. No Reino Unido, haverá uma greve geral em novembro, que deve ser a maior em muitas décadas.

Nenhum comentário: