34ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO
Brasil vai do submundo ao fantástico
Fonte: folha.uol.com.br 26/10
Ficção e documentários nacionais selecionados exploram personagens contemporâneos e históricos do país
Programação de hoje tem 18 produções brasileiras; há filmes premiados nos festivais do Rio e de Berlim
Do submundo paulistano da década de 1950 focalizado por "Boca do Lixo" à floresta que derrete o pensamento do filósofo René Descartes, em "Ex Isto", serão vários os brasis a atravessar as sessões da Mostra hoje.
A programação desta terça-feira inclui 18 filmes produzidos ou coproduzidos pelo Brasil.
Um deles, "Rosa Morena", dirigido por Carlos Oliveira, é uma improvável parceria com a Dinamarca, e "Embargo", de António Ferreira, envolve Portugal e Espanha.
Boa parte da safra é, porém, 100% nacional. Dentre as ficções, há dois dos filmes premiados no último Festival do Rio.
"Boca do Lixo", de Flavio Frederico, que traz o ator Daniel de Oliveira na pele de Hiroito de Moraes Joanides, o rei da Boca do Lixo, saiu do evento carioca com os troféus de melhor fotografia e melhor montagem.
"O Senhor do Labirinto", de Geraldo Motta, sobre Artur Bispo do Rosário, ganhou o prêmio do júri popular.
Outro dos selecionados pela Mostra que já percorreu o circuito dos festivais -a começar pelo Festival de Berlim, em fevereiro- é "Bróder", de Jefferson De.
Há também Arnaldo Jabor, que sai da posição de pedra, como jornalista, para vidraça, como cineasta, em "A Suprema Felicidade". O filme faz, na Mostra, seu último teste de audiência antes de estrear para valer no circuito, na próxima sexta-feira.
EXPERIMENTO
Já para o público que enxerga a Mostra como uma janela para aquilo que, tradicionalmente, o circuito de cinema não abriga, a grande pedida do dia é "Ex Isto".
O mineiro Cao Guimarães, nome de ponta da videoarte brasileira, retoma sua linguagem de fronteiras embaçadas ao transpor, para a tela, o livro "Catatau", do poeta Paulo Leminski (1944-1989).
Livro e filme partem da seguinte pergunta: "O que René Descartes teria feito se tivesse chegado ao Brasil com Maurício de Nassau?"
Está aberto o caminho para o experimento sensorial.
Quem também tateia o terreno do experimentalismo é o documentarista Evaldo Mocarzel. "Quebradeiras" aposta exclusivamente nas imagens para retratar a tradição da cultura do coco de babaçu na região do Bico do Papagaio, onde se encontram Maranhão, Tocantins e Pará.
A produção documental dá conta, ainda, do inesgotável universo da música ("O Samba que Mora em Mim", de Geórgia Guerra-Peixe), da política nordestina ("Porta a Porta", de Marcelo Brennand) e da permissiva natureza nacional, exposta por meio do falsário que foi bajulado por famosos e pela imprensa ao se apresentar como herdeiro da Gol ("Histórias Reais de um Mentiroso", de Mariana Caltabiano).
-
¨%%%%%
Em ato na USP, Chaui diz que PSDB "desrespeita o sagrado"
Fonte: folha.uol.com.br 26/10
A filósofa Marilena Chaui disse ontem em ato na USP em apoio a Dilma Rousseff que o PSDB passou do deboche à obscenidade ao lançar mão de razões religiosas para atacar a candidata do PT.
"O santinho [que liga Jesus a José Serra] é obsceno, pois não tem respeito pelo sagrado. (...) É obsceno politicamente, porque a grande conquista da democracia moderna é a República laica", disse Chaui, que é professora titular da USP e ideóloga do PT.
A filósofa fez também um alerta. Segundo ela, um conhecido "ouviu um diálogo" em que duas pessoas diziam que, no comício de Serra no dia 29, um grupo vestindo camisetas do PT atacaria os militantes tucanos para depois jogar a culpa nos petistas.
Organizado por professores e alunos da USP, o ato suprapartidário em apoio a Dilma reuniu cerca de mil pessoas na universidade, entre as quais Celso Antonio Bandeira de Mello, Antonio Candido, representado por sua filha, e Vladimir Safatle. No evento, a maior preocupação foi com eleitores de esquerda que desejam anular o voto.
Num discurso voltado para esses eleitores, o crítico Alfredo Bosi destacou o confronto entre a consolidação de um projeto de distribuição de renda, com Dilma, e o retrocesso, com Serra. "Nosso voto não é cego, é crítico", disse. "A confiança e a esperança [na continuidade do projeto de Lula] não nos isentam de continuar lutando."
A socióloga Heloísa Fernandes, filha de Florestan Fernandes -em discurso no qual afirmou que o pai gostaria de estar ali-, disse ter votado em Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) no primeiro turno, mas que agora votará em Dilma: "Discordo que não existam diferenças nem acho que os dois candidatos sejam farinha do mesmo saco".
&&&&&
Promotor do caso Tiririca é alvo de representação
Fonte: folha.uol.com.br 26/10
Conselho questiona "manifestações inadequadas'; Lopes afirma que ação é "exagero"
O promotor de Justiça Eleitoral Maurício Lopes, que questiona em processo a alfabetização do deputado federal eleito Tiririca, virou alvo de representação no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público).
Na peça, ele é questionado por ser autor de "manifestações públicas inadequadas, exageradas e preconceituosas" contra o humorista.
A representação foi protocolada ontem pelo conselheiro Bruno Dantas, que pede que o corregedor do conselho investigue a conduta do promotor. No documento, Dantas afirma que a atuação de Lopes é "incompatível" com o princípio da "impessoalidade".
"O promotor optou pela desmoralização pública do candidato eleito, ao invés de pautar sua atuação na técnica processual, como faz a maioria dos membros do Ministério Público que não depende dos holofotes", ressaltou Dantas na peça.
A representação tem como base entrevistas concedidas por Maurício Lopes, nas quais ele classifica o caso como "questão de honra" e chama a eleição do humorista de "estelionato eleitoral".
Depois que Tiririca foi eleito, Lopes fez duas acusações contra o humorista. O promotor alega que o palhaço apresentou declarações falsas de alfabetização e bens.
Procurado pela Folha, Lopes disse que a representação no CNMP é um "exagero". "É uma tentativa de desqualificar o acusador para beneficiar o réu", afirmou.
A OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) também fez críticas a declarações do promotor. Ele teria dito que "advogado é sórdido", em referência ao profissional que defende Tiririca, Ricardo Vita Porto. A resposta da OAB veio em nota de repúdio.
"A ofensa atinge não só o advogado visado, mas toda a advocacia. (...) O advogado presta serviço público e exerce função social", disse a entidade na nota.
TESTE
Ontem, o advogado que representa Tiririca na ação movida por Lopes apresentou a defesa do humorista.
O processo correrá em segredo de Justiça, com base em pedido da defesa que foi acatado pelo juiz Aloísio Sérgio Rezende Silveira.
O magistrado entendeu que há necessidade de fazer um teste para verificar, reservada e individualmente, se Tiririca é alfabetizado.
O palhaço foi o candidato a deputado federal mais votado no país, com 1,3 milhão de votos.
&&&&
113 projetos
Fonte: opopular.com.br 26/10
Petrobras anuncia investimento de R$ 110 milhões em cultura nos próximos dois anos
A Petrobras vai investir R$ 110 milhões nos próximos dois anos em 113 projetos beneficiados em seu programa cultural, que foi anunciado ontem, no Centro Cultural Waly Salomão, em Vigário Geral, zona norte do Rio. O programa recebeu a inscrição de 5,1 mil projetos e chegou aos 113 beneficiados por meio de uma comissão de seleção que inclui representantes da empresa, do governo, da Ordem dos Advogados do Brasil e de outras entidades sociais.
Na divisão regional, a Região Nordeste tem o maior número de projetos beneficiados (40), seguida pelo Sudeste (31), Sul (16), Norte (14). Dois projetos são de abrangência regional e dois de abrangência nacional. Segundo o gerente de responsabilidade social da Petrobrás, Luis Fernando Nery, o regulamento do programa estabelece que, nos Estados do semiárido, há um mínimo de dois projetos por Estado, por conta dos maiores índices de pobreza, mortalidade infantil, evasão escolar, dentre outros.
Além disso, o Nordeste tem o maior número de Estados, lembrou, o que se reflete em mais projetos na região. A Petrobrás assina ainda nova parceria com o grupo cultural Afroreggae, de Vigário Geral, para a realização de eventos regulares no espaço em frente ao Centro Cultural Waly Salomão, que deve ser transformado em palco oficial do Viradão Cultural do Rio.
&&&&
Nenhum comentário:
Postar um comentário