sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Empresas terão financiamento de R$ 200 milhões para investir em inovação

Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste lança nova linha de financiamento com juros baixos para empresas que queiram investir em novas tecnologias. UnB 22/09

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Empresários que queiram investir em inovação têm um novo estímulo do governo federal. A nova linha de financiamento de ciência, tecnologia e inovação do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) foi apresentada nesta quarta-feira, dia 21 de setembro, no auditório da Fiocruz da UnB. A cerimônia contou com professores, empresários e parlamentares ligados ao assunto. A ideia é estimular o desenvolvimento econômico da região Centro-Oeste por meio da inovação tecnológica e estimular a parceria de empresas e universidades.

“Estimo que sejam financiados R$ 200 milhões nesse primeiro momento”, disse Marcelo Dourado diretor superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO), autarquia vinculada ao Ministério da Integração Nacional. O financiamento está sendo feito pelas agências do Banco do Brasil e pelo Banco de Brasília.

A nova linha financiará todos os bens e serviços necessários à implantação, ampliação e modernização de empreendimentos, capital de giro associado e aquisição de insumos e matéria-prima. Serão beneficiárias as pessoas jurídicas de direito privado que se dediquem a atividades produtivas. Serão financiáveis os itens necessários à implantação do projeto.

As prioridades são micro e pequenas empresas e pesquisadores que invistam em inovação. “Com essa linha ficará mais fácil, por exemplo, que um grupo de alunos de computação desenvolvam softwares”, disse Marcelo Dourado.

O prazo para pagamento é de até 15 anos, incluído o período de carência de até 5 anos, podendo ser elevado a até 20 anos no caso de empreendimentos considerados de alta relevância em setores estratégicos. Os recursos do fundo podem ainda ser usados para aquisição de insumos e matéria-prima. Para capital de giro associado o prazo é de até 3 anos, incluído o período de carência de até um ano. Os juros para empréstimos serão de 6,75% ao ano para micro empresas chegando a 10% para grandes empresas. Quem pagar sem atrasos terá bônus. No caso de micro empresas os juros abaixam para 5,74% e para grandes empresas 8,5%.

Marcelo explicou que a iniciativa faz parte de um grande esforço do governo federal para mudar o padrão brasileiro de desenvolvimento. “É um momento histórico para a ciência do Centro-Oeste”, disse. O FCO existe desde 1989 e é formado por 0,6% dos Imposto de Renda e Imposto sobre Produtos Industrializados.

INOVAÇÃO - Sérgio Duarte de Castro, secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, aponta que o Brasil precisa aproveitar o momento econômico. “Não podemos ceder à pressão de nos tornarmos um país essencialmente agrícola”, disse. Para ele, o investimento do setor privado em inovação precisa aumentar e as universidades devem unir-se mais às empresas.

O reitor José Geraldo de Sousa Júnior lembrou o esforço da UnB na política de desenvolvimento da inovação estimulando o uso associado de laboratórios, a incubação de empresas e a criação dos parques tecnológicos do DF, como o Parque de Construção Sustentável. Ele lembrou o recente anúncio de R$ 2,9 milhões para pesquisa por meio do edital Pró-equipamentos. “Esse resultado é um indicativo forte do quanto podemos contribuir com essa política”, disse.

Gastão Ramos, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Distrito Federal considera o investimento essencial para o desenvolvimento econômico e social. Segundo ele, o parque tecnológico do DF está prestes a ser realidade. No mês que vem, o GDF lançará o edital para a criação de uma Sociedade de Propósito Específico, que irá unir as diversas empresas do futuro parque.

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PSICOLOGIA. Programas de qualidade de vida em empresas vão na contramão dos desejos dos funcionários. Pesquisa de grupo coordenado pelo professor Mário César Ferreira mostra que enquanto empresas investem em técnicas para diminuir o estresse, funcionários gostariam de ser mais reconhecidos pelo trabalho. UnB.br 22/09

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As estratégias usadas pelas empresas para garantir qualidade de vida aos funcionários são completamente diferentes daquelas sonhadas pelas equipes de trabalho. Pesquisa de grupo coordenado pelo professor Mário César Ferreira, psicólogo e pesquisador, mostra que funcionários e empresas e órgãos públicos tem entendimentos completamente diferentes sobre o que é qualidade de vida.

O estudo revela que enquanto muitos trabalhadores entendem qualidade de vida como reconhecimento do trabalho prestado, prazer durante a realização das tarefas, relacionamentos saudáveis com os colegas e possibilidade de crescimento profissional, as empresas investem em treinamentos e técnicas de gerenciamento de stress, como florais, acompanhamento nutricional e dança. “O que se faz é pegar o funcionário em condições inadequadas de trabalho e colocar em uma aula de ioga, por exemplo. Depois de cinquenta minutos de prática, ele volta para o mesmo ambiente deteriorado”, explica. "São medidas que focam no indivíduo e não no ambiente de trabalho", analisa.

A pesquisa foi realizada a partir da análise de 40 sites brasileiros de empresas que atuam na área de qualidade de vida no trabalho. O Grupo de Estudos e Pesquisas em Ergonomia aplicada ao setor público (ErgoPublic), coordenado por Mário César, identificou um total de 85 atividades diferentes direcionadas para o bem-estar no ambiente de trabalho. Entre elas havia gerenciamento de stress, mapa astral, alinhamento energético com pedras quentes, florais, acompanhamento nutricional, dança e programas de treinamento. “Todas as atividades tinham como foco aumentar a resistência física ou mental do indivíduo”, destaca o professor.

Por outro lado, a pesquisa também entrevistou um total de 2.105 servidores públicos federais para saber o que eles realmente entendem por qualidade de vida no trabalho. “As resposta foram bem diferentes das difundidas práticas anti-stress”, afirma Mário César. Dentre as demandas apontadas pelos entrevistados estavam a necessidade de reconhecimento, de sentir prazer no trabalho, relacionamentos saudáveis com os colegas e possibilidade de crescimento profissional.

“Os meios usados pelas empresas para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores são como um ofurô corporativo”, diz Mário César, referindo-se à tina de banho de origem oriental usada para relaxamento. “O funcionário sente um alívio com aquela prática depois volta para a mesma situação de stress”. Segundo o professor, a tendência é que a adesão a esses programas complementares seja alta no começo, mas decline rapidamente depois de algum tempo. “O trabalhador não é bobo, ele passa a desconfiar das propostas oferecidas pela organização”.

O resultado do estudo foi apresentado pelo professor durante o ciclo de palestras Gestão com Pessoas, na última quarta-feira. No encontro, organizado pelo Decanato de Gestão de Pessoas (DGP), foram apresentadas diferentes pesquisas que denunciam as deficiências das políticas de qualidade de vida das organizações.

DIAGNÓSTICO - Para fazer a diferença na qualidade de vida dos trabalhadores, as organizações devem se comprometer a identificar precisamente o que os trabalhadores querem. “A única maneira de fazer isso é perguntando a eles”, afirma Rodrigo Ferreira, mestre em administração pela UnB. Rodrigo apresentou metodologia desenvolvida pelo ErgoPublic para diagnosticar a situação de uma empresa ou órgão no que diz respeito à qualidade de vida no trabalho.

Pelo método, os funcionários atribuem notas a cinco áreas principais relacionadas ao contexto de trabalho: condições de trabalho, organização do trabalho, relações socioprofissionais de trabalho, reconhecimento e crescimento profissional e elo trabalho-vida social. “A partir dessa avaliação é possível conhecer o desempenho da organização por meio de uma nota”, explica. Mais do que isso, em cada área os trabalhadores avaliam quesitos específicos onde é possível identificar em que área a empresa deve atuar. Condições de trabalho, por exemplo, desdobra-se em “O posto de trabalho é adequado a realização de tarefas?”, “A temperatura é adequada?” e outros.

Em um outro nível o pesquisador analisa o cotidiano dos funcionários mais de perto. Aqui as informação colhidas partem de observações no local de trabalho e depoimentos dos trabalhadores. “Com o cenário completo, a organização pode montar uma política efetiva de qualidade de vida”, acredita.

As palestras do ciclo Gestão com Pessoas estão acontecendo toda quarta-feira no auditório do Beijódromo com visões de especialistas em gestão de trabalho.

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Dia D de Dilma

Autor(es): Marco Aurélio Cabral. Valor Econômico - 23/09/2011

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Contrariados como meninos mimados, participantes do "mercado" se exasperam nas críticas às supostas interferências políticas sobre o Banco Central, com alardes sombrios sobre o futuro próximo de todos os brasileiros. Ocorre que Banco Central independente é suposto como aquele que resiste a pressões políticas, seja de governos ou de "mercados", para o benefício dos interesses difusos, usualmente silenciosos no debate sobre juros. Nestes termos, ao reduzir juros em 31 de agosto, o Poder Executivo parece alinhar expectativas do "mercado" com o pragmatismo do agravamento da situação econômica internacional. Crises históricas são fenômenos distintos de pânico nos "mercados". Desdobram-se em acontecimentos aparentemente contraditórios se percebidos como simples sobe e desce de indicadores. Vistas de longe, as ondas longas do historiador Fernand Braudel parecem apontar para crises que se somam no momento presente dos fatos. Crises políticas e econômicas que se realimentam e se desenvolvem lentamente. E o pior. Inevitavelmente, para nós brasileiros.

Não se resolve nada ao fingir que o problema não existe e que há "normalidade" nos "mercados". A revisão do produto nos EUA para este ano aponta para taxas de crescimento negativas ao término de 2011. Aproximadamente metade dos espanhóis jovens encontra-se desempregada. Não há recuperação do Japão por conta do acidente nuclear. Pelo contrário, a chance mais concreta é que venhamos a assistir proliferação de favelas em Tóquio.

Diante disso, pragmatismo explica porque o objetivo de manutenção dos investimentos industriais previstos não é tarefa simples nestes tempos e, portanto, tanto o crescimento quanto o emprego devem ser defendidos pelo Estado brasileiro. O mesmo senso de realidade parece justificar a reorientação da política monetária em favor do enfrentamento da guerra cambial, que beneficia minoria próspera e mina a vitalidade competitiva de pequenos e grandes empresários brasileiros.

Cumpre-se lembrar que meio por cento de redução na taxa básica de juros implica em economia de cerca de R$ 7 bilhões ao ano no pagamento de juros, contribuição mais do que significativa no esforço de melhoria do resultado nominal. Caso mantida gradualismo na queda do diferencial das taxas reais interna e internacional até os níveis de 3% a 5% do "prêmio Brasil", seria necessário cerca de um ano com reduções em juros. Ao cabo deste período, estaríamos economizando cerca de R$ 70 bilhões anuais, esforço do tamanho do montante que será gasto em educação pública no país em 2011.

O Brasil de hoje se encontra em situação bem diferente daquela enfrentada ao final do século passado, quando convivia alta inflação e baixo crescimento. Após uma década de geração de empregos e renda, a fração de brasileiros sem cobertura do sistema bancário caiu, compreendendo-se hoje cerca de 40% da população (estima-se que em 1999 eram cerca de dois terços).

Da mesma maneira, a inflação que vier a resultar no futuro, se vier, pode ser reduzida considerando-se que outras instituições podem participar do esforço de contenção de preços. A Petrobrás já o faz com o preço da gasolina, vilão do passado. Mas poderiam ajudar também as agências reguladoras, em esforço coordenado de desindexação de contratos de concessão. As compensações à vista para as empresas poderiam ser canalizadas para redução de dívidas, principalmente em moeda estrangeira.

Da mesma maneira, a necessidade de redução nos juros poderia ser menor se fossem ativados mecanismos de exportação de capital via apoio financeiro público à aquisição de empresas no exterior por operadores brasileiros. Dado que a crise afeta poderosa e negativamente o segmento de bens de capital e, dado que este segmento gera inovações tecnológicas relevantes para competitividade das cadeias produtivas, espera-se que surjam oportunidades para transferência de tecnologia obtida nos países centrais para grupos industriais brasileiros. Neste contexto, os Ministérios de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e de Ciência e Tecnologia (MCT) poderiam acumular, de forma integrada e coordenada, inteligência tecnológica e competitiva para identificação de setores e tecnologias prioritárias. O BNDES-Exim poderia operacionalizar recursos financeiros para aquisições no exterior com emprego do Fundo Soberano.

Há ainda a opção de se introduzirem controles cambiais, sendo esta alternativa de mais difícil implementação que a penalização dos capitais de curto prazo via impostos sobre movimentações financeiras.

Finalmente, os mecanismos responsáveis pela expansão da oferta, infraestrutura e indústria, devem ser ancorados em estratégias de longo prazo, obedecendo-se a critérios de planejamento da ocupação racional e sustentável do território brasileiro. Com isso, possíveis aumentos de preços poderão ser neutralizados pelo crescimento homogêneo da renda e do emprego, principalmente nas regiões mais pobres do país.

A importância histórica do Copom de agosto de 2011 parece ser a de encerrar período marcado pela retomada do desenvolvimento (2003-2010), iniciando-se novo período de implementação de projeto nacional de desenvolvimento - só que desta vez em ambiente democrático e inclusivo, ao contrário dos nossos rivais chineses.

Em síntese, a decisão de revisão dos juros, em 31.08.2011, parece inaugurar novo período na história econômica do país. Período em que medidas de proteção ao mercado interno e regras que limitam fluxos financeiros internacionais pautarão o novo nacionalismo brasileiro. Para desgosto dos "mercados", contudo, não parece haver qualquer componente ideológico ou politiqueiro por detrás disso. Apenas o velho e bom pragmatismo de proteção do bem coletivo diante de inevitável aumento da ameaça externa.

Marco Aurélio Cabral é professor da Universidade Federal Fluminense

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UnB discute uso racional de água e lixo. Pela segunda vez, universidade organiza seminário para discutir temas como o uso consciente da água e o descarte de resíduos sólidos Unb.br 22.09

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Quais os desafios para a implantação de uma política voltada para o uso consciente dos recursos naturais na Universidade de Brasília? O tema será debatido nesta sexta-feira, a partir das 8h30, no Memorial Darcy Ribeiro, durante o II Seminário Gestão Socioambiental da UnB. A utilização racional da água, a construção de edifícios sustentáveis e o descarte do lixo produzido nos campi estarão na pauta do encontro, organizado pelo Núcleo da Agenda Ambiental (NAA) do Decanato de Extensão.

O seminário vai reforçar a concepção de que conter o desperdício é uma missão que demanda o envolvimento de toda a comunidade. Campanhas de conscientização e medidas simples já demonstraram que é possível poupar recursos. Coordenador do grupo de trabalho de recursos hídricos do NAA, o professor da Engenharia Civil Sérgio Koide diz que, mesmo sem grandes intervenções, o atual consumo de água no campus Darcy Ribeiro é três vezes menor do que há 20 anos. “Em 1991, eram gastos 65 mil m³ de água. Esse número caiu para 23 mil m³”, afirma.

Além dos apelos para o uso mais consciente, uma das razões apontadas para a economia foi a individualização dos hidrômetros nos prédios da UnB. Hoje, é possível aferir o consumo de cada um dos edifícios do campus e detectar desperdícios. Na década de 90, havia um registro único para todas as instalações.

Sérgio Koide vai explicar que a economia pode ser ainda maior com a utilização de planilhas que registram o consumo histórico das unidades. Assim fica mais fácil verificar onde há maiores variações e adotar as medidas necessárias para gastar menos. Outra ideia é fazer com que funcionários da UnB façam a leitura periódica dos hidrômetros durante a noite e comparem com os números encontrados na manhã seguinte para verificar eventuais vazamentos. “Temos muitas propostas do grupo de trabalho que não foram implantadas. Ainda podemos economizar de 5% a 10% na conta de água”, diz.

Ações e propostas do grupo de trabalho da gestão compartilhada de recursos sólidos também serão apresentadas. “Vamos mostrar os avanços que conseguimos nos últimos dois anos e também explicaremos nossa parceria com o Serviço de Limpeza Urbana”, diz a coordenadora do grupo, Izabel Zaneti, em referência ao serviço de coleta de lixo seco iniciado esta semana. Este ano, a UnB selecionou as cooperativas de catadores que farão a coleta seletiva dos resíduos dos campi. Izabel informa que cursos sobre o correto descarte de materiais serão oferecidos para servidores da universidade.

A construção de edifícios sustentáveis também caminha para ser estudada de forma sistemática no NAA e está entre as áreas temáticas do seminário. “Trabalharemos para estabelecer diretrizes para as obras”, explica a professora Cláudia Amorim, que coordena a instalação de um grupo de trabalho sobre o assunto. Na apresentação de sexta-feira, ela diz que a idéia é mostrar as inovações dos prédios considerados sustentáveis e o que tem sido feito nas edificações do país.

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Literatura. Goianos na final do Prêmio Jabuti. Elias Antunes e Gilberto Medonças Teles tiveram trabalhos classificados na disputa do principal prêmio literário do País O POPULAR GO 23.09

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A divulgação dos dez finalistas de cada categoria do Prêmio Jabuti 2011 trouxe o nome de dois autores goianos entre os que vão disputar aquela que é a principal premiação da literatura brasileira. Elias Antunes concorre na categoria de melhor romance com o título Suposta Biografia do Poeta da Morte , livro agraciado em 2008 com a Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos e lançado em 2010 pela Editora da UCG (hoje PUC Goiás). Já Gilberto Mendonça Teles foi classificado na categoria poesia com o livro Linear G , publicado pelo selo paulista Hedra.

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Nascido em Goiânia e morando com a família em Taguatinga, no Distrito Federal, há 18 anos, Elias publicou seu primeiro livro, Demô nios da Mente , em 1985, também por meio da Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos. Em 2008, Elias ganhou o prêmio Colemar Natal e Silva, da Academia Goiana de Letras, pelas novelas contidas em Recordações da Casa Velha da Ponte . No ano seguinte, outro trabalho seu, o volume de poesias Chamado da Chuva e da Memória , foi agraciado com a Bolsa Funarte. Ser finalista do Jabuti, porém, é um dos reconhecimentos mais importantes de sua literatura. "Eu recebo isso com muita honra e humidade", diz.

Na história de Suposta Biografia do Poeta da Morte , Elias brinca com as linguagens. "É a história de um jornalista que tenta escrever a biografia de um poeta que está em um manicômio. O problema é que esse poeta inventa várias histórias e o personagem precisa descobrir o que é ilusão e o que é verdade no que ele conta. Isso acaba transformando essa relação entre os dois em um jogo entre realidade e ficção", comenta. "Para isso, eu uso muito a metanarrativa, já que, apesar de ser um romance, há o emprego constante da prosa poética", pontua.

Trabalhando em um vara cível de Brasília - Elias é formado em Direito -, o escritor já atuou como policial civil por dez anos. Em sua carreira, ele já publicou 12 livros em vários gêneros, como romance, contos, poesia e ensaios. "Gosto muito de tratar de Filosofia, Teoria Literária, Arte." Ele também já fez traduções, como os poemas do autor argentino Horácio Castilho.

Já Gilberto Mendonça Teles foi informado pela nossa reportagem, na manhã de ontem, que era finalista do Jabuti. "Mas que ótima notícia vocês estão me dando. Quem sabe eu ganhe este prêmio, que eu ainda não tenho", comemorou o escritor e crítico. O autor acredita que a escolha se deveu por alguns motivos. "O livro está muito bem editado e ele traz uma poesia que não é fácil, que vai muito pelo campo do metafórico, do alegórico", menciona.

Linear G é composto por três partes principais. "As duas primeiras têm um aspecto mais teórico. A última é uma homenagem a Goiás e se chama Pau-Terra ." O Prêmio Jabuti 2011 contempla 29 categorias. Na que concorre Elias Antunes há nomes de peso, como José Castelo, Rubens Figueiredo e Frei Betto. Entre os livros de poesia, disputam o prêmio com Gilberto Mendonça Teles autores como Ferreira Gullar, Adélia Prado, Manoel de Barros e Arnaldo Antunes. Neste ano, foram inscrito 2.619 trabalhos. O resultado final sai no dia 30 de novembro.

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Celeiro de intérpretes. Ao longo de décadas, escolas de teatro da cidade estimulam adolescentes a se tornaram profissionais do teatro CorreioBSB 23.09

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Rosanna Viegas surgiu recentemente na novela Ti-ti-ti no papel de Rosário, empregada de Jacques Leclair. Agora, o desempenho daatriz pode ser visto na série Malícia, do canal Multishow. O ator Vinícius Ferreira estreou como músico, enveredou pelo teatro e atualmente exerce a faceta de iluminador. Luana Proença estudou teatro, tomou gosto pela educação e hoje ensina o ofício a jovens aspirantes aos tablados. Em comum, esses artistas de Brasília têm uma característica: todos passaram por escolas teatrais da cidade voltadas para o trabalho com jovens e adolescentes, a exemplo de Neia e Nando, Mapati, Oficina dos Menestréis, de Deto Montenegro (que não existe mais) e a Companhia da Ilusão. Apesar do preconceito que enfrentaram no meio acadêmico por essa experiência independente, esses atores são unânimes ao afirmar: foi, nesse espaço, que eles aprenderam que ser um “homem de teatro” não se limita ao subir no palco.

Rosanna chegou à oficina de Deto Montenegro para se divertir e nunca mais deixou o teatro. “Comecei pela farra, mas o bicho me mordeu”, conta. Enquanto integrou a Oficina dos Menestréis, ministrada pelo ator, ela assimilou princípios básicos da profissão, que carrega para todos os trabalhos que faz, como chegar no horário e ter senso de equipe. “Hoje, me impressiono com atores que chegam atrasados, que não decoram o texto. Nos tempos do Deto, era preciso saber as falas de todos os atores, para poder substituir qualquer um. Ele te ensinava a estar sempre de prontidão”, afirma.

Para ela, a experiência serviu como uma espécie de introdução às matérias da universidade. “Quando entrei no curso da UnB, as primeiras disciplinas não foram novidade. Na Oficina dos Menestréis, os atores eram formados dentro dos princípios de Stanislavski e Peter Brook, mas sem academicismo”, reconhece.

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O voo de Aladim

Egresso da Cia Neia e Nando, Vinícius Ferreira precisou enfrentar a derrocada de sua banda de samba para descobrir que seu lugar era mesmo no palco. Encontrou um anúncio do grupo especializado em peças infantis e resolveu tentar a sorte, mesmo diante dos protestos dos professores da universidade. “Na academia, dizem que falta estética, falta um monte de coisas. Mas é um recalque da intelectualidade. Essas companhias tiram o público de casa e levam para o teatro, e isso já é muito bom”, defende o ator e iluminador, que reconhece que boa parte de sua geração de colegas atores passou por uma dessas companhias de formação da cidade.

Além de se descobrir ator (ele foi o protagonista Aladim), Ferreira precisou a aprender os rudimentos de iluminação, cenário, figurino, maquiagem, produção e até mesmo o desenvolvimento de material publicitário das peças. Em dois dias, chegou a fazer 17 apresentações, em teatros, shoppings e festas de aniversário. “A faculdade me deu a possibilidade de pensar o teatro, mas não me deu 1% da prática e da vivência que a companhia me permitiu”, admite.

Luana Proença, também presença constante no universo cênico da cidade, pode se considerar uma especialista na iniciação teatral oferecida em Brasília.Ela recebeu ensinamentos do Mapati, da Cia Neia e Nando e de Deto Montenegro. Em cada uma delas, aprendeu um pouco das lições que ultrapassam o ofício de interpretar. Limpou banheiro de teatro, vendeu ingressos para as sessões, pediu patrocínio para as padarias e locadoras dos arredores. A dedicação fez com que ela descobrisse sua paixão por compartilhar o aprendizado. Hoje, mantém a escola No Ato Produções, atividade que alterna com as aulas de mestrado.

A escola já oferece cursos de teatro básico e intermediário e de teatro-esporte e se prepara para uma expansão. “Me apaixonei por dar aula, por ver o crescimento diário das pessoas, por perceber que os alunos se tornam pessoas mais alegres, vibrantes e expressivas. O teatro promove mudanças nas pequenas coisas da vida”, acredita.

Companhia da Ilusão

Tempo de atividade: 20 anos. SCRS 510 Bloco C – Entrada 18 – Sobreloja A Entrada pela W2. Informações: 3242-3544.

Cia. Teatral Neia e Nando

Tempo de atividade: 13 anos. Teatro da Escola Parque da 307/507 Sul. Informações: 8199-2120.

No Ato Produções

Tempo de atividade: 3 anos. 716 Norte, Bloco C, sala 33, subsolo. Entrada pela W4. Informações: 9311-4525.

Teatro Mapati

Tempo de atividade: 20 anos. SHCGN 707, Bloco K, número 05 (próximo ao UniCeub). Informações: 3347-3920.

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Com a palavra, os professores

A Cia Teatral Neia e Nando completa 13 anos como uma das poucas que se sustentam financeiramente em Brasília. Apesar disso, o começo foi penoso. Para sobreviver na cena teatral e atrair público (“no começo havia mais gente no palco do que na plateia”, afirma Nando Villardo), o casal que idealizou a trupe investiu em aulas de formação. Hoje, já contabiliza mais de quatro mil alunos e 47 atores no elenco fixo, 39 deles com registro profissional e atuantes nas produções brasilienses, e brasileiras. “Tomamos cuidado com o ego dos meninos. O ator é protagonista em uma peça, porteiro na outra, faz uma ponta na seguinte e, na quarta produção, nem aparece”, ensina.

Outro ator e diretor atuante na cidade é Alberto Bruno, da Companhia da Ilusão. Sua escola surgiu quando Bruno, recém-formado em artes cênicas e entusiasta de Stanislavski, perdeu o emprego em um órgão público. Por sua sala de aula, já passaram mais de dois mil atores, que além do curso básico de dois anos e meio, podem continuar atuando nos núcleos de pesquisa e montagem da companhia. “O Brasil ainda não reconheceu a importância dos pequenos espaços de divulgação do teatro, que pagam tantas taxas que acabam trabalhando de graça. Esses batalhadores são formadores de plateia e ainda empregam muita gente”, exemplifica.

Teresa Padilha, do Teatro Mapati, começou seu magistério artístico também por acaso. Depois de montar o grupo de teatro, passou a receber visitas diárias de uma menininha que se plantava diante de sua porta, pedindo por um curso de atuação. “Muitos dos que passaram por aqui estão atuando nos grandes centros ou foram embora do Brasil”, destaca.

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"A gente acha que o filho está em segurança na escola, e depois acontece isso"

RENATO MAZOCA. pai de dois alunos da escola FolhaSP 23.09

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CARLOS HEITOR CONY. "Na Carícia de um Beijo". O pano de fundo histórico não impediria o dramalhão, base de qualquer telenovela que até hoje se faz FolhaSP 23.09

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Televisão nunca foi minha praia, mas os azares ou ironias do destino me fizeram, um dia, superintendente da teledramaturgia da antiga Rede Manchete.

Numa seara difícil, sem condições de concorrer com a gigante do setor, optamos inicialmente por novelas de época, começando com "Marquesa de Santos" e "Dona Beija", ambas estreladas por Maitê Proença. Deu para o gasto, em algumas noites chegávamos à liderança no horário.

O culpado de tudo era o Adolpho Bloch, que me cobrava uma história que fosse passada numa gafieira da praça Onze, frequentada por ele em seus primeiros tempos de Brasil, e cujo nome estranhíssimo era "Kananga do Japão". Eu sabia vagamente que era uma espécie de flor com um cheiro muito forte, cujo perfume era especialmente usado pelas profissionais da noite. De alguma forma, eu ia levando e adiando o projeto até que entrou no circuito dos cinemas o filme "Cabaré", do Bob Fosse, estrelado pela Liza Minelli. Fui vê-lo e no dia seguinte levei o Adolpho para assisti-lo. "Era isso que eu queria!" -dizia-me ele durante toda a exibição.

Evidente que não tínhamos equipamento, recursos técnicos e financeiros do filme, mas descobrimos que podíamos contar a história de um tempo, tal como no filme, vista do palco de um cabaré de Berlim nos inícios do nazismo e já com algumas de suas consequências. E mais ou menos no tempo histórico do filme de Bob Fosse, escolhi a década de 30, mais exatamente o período de 1929 (craque da Bolsa de Nova York que provocou, entre outros desastres, a desvalorização do nosso café), a 1939, com o começo da Segunda Guerra Mundial, Leônidas e Domingos da Guia nos gramados, Carmem Miranda indo para Hollywood e Ary Barroso compondo "Aquarela do Brasil".

Entre as duas datas, as revoluções de 30 e 32, os movimentos de 35 (comunista) e 38 (integralista), o caso de Olga Prestes entregue à Gestapo de Hitler, os começos do rádio entre nós, a repressão do DIP (no rádio e na imprensa) e da Polícia Especial (nas ruas), a época de ouro da música popular brasileira, seus grandes intérpretes e sucessos, o golpe de estado de 1937, a era de Vargas, os começos do cinema nacional.

Evidente que o pano de fundo histórico, tal como no filme de Bob Fosse, não impediria um dramalhão sentimental em primeiro plano, na base de qualquer telenovela que até hoje se faz, e cujo desenvolvimento ficou a cargo de Wilson Aguiar Filho, com Christiane Torloni encabeçando o elenco.

Como o ibope subiu, chegando a superar em algumas noites a programação da própria Globo, pediram-me que desse continuidade ao esquema e partisse para a década seguinte, os anos 40, com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, a ida dos pracinhas brasileiros para lutar na Itália, o fechamento dos cassinos, o fim da ditadura de Vargas, em 1945, a Copa do Mundo de 1950 perdida no Maracanã, o retorno democrático de Vargas ao poder.

Escolhi um nome bem cafona para a série, "Na Carícia de um Beijo", verso de um grande sucesso de Francisco Alves que era, disparado, o maior nome do rádio brasileiro e todas as noites cantava o "Boa Noite", de José Maria Abreu e Francisco Matoso. Muita gente só ia dormir depois de ouvir o boa-noite do Rei da Voz.

Problemas de produção, cenas de guerra na Itália com os atores do elenco, sem apelar para os jornais cinematográficos da época, o projeto gorou pelo alto custo e até mesmo por embaraços da censura, que só acabaria anos depois, com o fim dos anos de chumbo. Temos hoje, em atividade, diversos cronistas de estilo envolvente e sensibilidade afetiva pelo nosso passado recente, cito a esmo o Ruy Castro, o Artur Xexéo, o Zuenir Ventura, o Joaquim Ferreira dos Santos.

Evidente que eles não precisam do palpite e muito menos da inspiração brega de um escriba que tem lugar garantido no baixo clero das letras. Mas, pessoalmente, e como amigo e admirador deles, gostaria de poder apreciar alguma coisa parecida com "a carícia de um beijo que ficou no desejo", antes que me dessem o boa-noite final.

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Coleção Folha lança 'Hiroshima, Mon Amour' no domingo. Filme de Alain Resnais entrelaça romance com memórias sobre a bomba atômica FolhaSP 23.09

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A Coleção Folha Cine Europeu lança, neste domingo, uma preciosidade do cinema: "Hiroshima, Mon Amour". Acompanhando o filme, rodado em 1959, um livro destrincha a obra de seu diretor, Alain Resnais, e traz mais informações sobre a produção.

Na história, um homem e uma mulher, ambos casados e desconhecidos, amam-se clandestinamente em Hiroshima. A cidade, 14 anos antes, havia sido fulminada pela bomba atômica lançada pelos norte-americanos em agosto de 1945. Ele (Eiji Okada) é um arquiteto japonês. Ela (Emmanuelle Riva), uma atriz francesa que está na cidade para participar de um filme pacifista.

Mais que a atração que surge diante dessa impossibilidade típica dos romances de viagem, sempre efêmeros, o que está em conta é a história de vida dos dois.

Ele teve uma experiência direta, "in loco", com a explosão da bomba. Rebate a visão da amante, que acredita que apenas visitando um museu e vendo imagens capturadas das ruínas pode saber a fundo o que foi a tragédia.

Por outro lado, ela também passou por um trauma ao se apaixonar por um alemão durante a Segunda Guerra. Além do carisma dos atores centrais, "Hiroshima, Mon Amour" marcou a história do cinema por suas imagens fortes e seus deslocamentos narrativos que acompanham os fluxos mentais dos personagens.

A introdução, de 15 minutos, faz parte da antologia do cinema. A conversa do casal é entrelaçada com imagens de registros ficcionais e documentais, aproximando seus corpos suados a imagens da Hiroshima de 1959 e da recém-afetada pela bomba, as vítimas, os sobreviventes.

Com trilha de Georges Delerue e roteiro assinado pela escritora Marguerite Duras, "Hiroshima, Mon Amour" continua com questões de filmes anteriores do cineasta, como o documentário "Noite e Neblina" (1955), sobre a memória do Holocausto. A modernidade de Resnais, contemporânea à nouvelle vague francesa, faria bela frente aos filmes de colegas como Jean-Luc Godard e Jacques Rivette.

Nos anos seguintes, assinaria alguns trabalhos radicais, como "O Ano Passado em Marienbad" (1961) e "Providence" (1977). Além da volatilidade da memória, os filmes de Resnais focam na ação do homem, justamente aquela que constrói a história humana, a presente e a inventariada.

Dessa premissa partem algumas obras mais recentes do diretor, que não se furtou a passear por diversos gêneros. Seja a comédia musical "Amores Parisienses" (1997), seja a comédia "louca", senão surrealista, de "Ervas Daninhas" (2009). Aos 89 anos, ainda está na ativa e roda longa com o ator Mathieu Amalric, previsto para ser lançado em 2012.

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Indicação de 'Tropa 2' mostra que ficha caiu para o establishment. Filme que tenta vaga no Oscar pelo Brasil foi recorde de bilheteria e uniu direita e esquerda, público e crítica FolhaSP 23.09

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Quando a comissão reunida em 2007 pelo Ministério da Cultura escolheu "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" como representante do Brasil no Oscar daquele ano, preterindo "Tropa de Elite", havia lógica nessa opção.

Era um filme de molde clássico e mensagem humanista, com mais potencial para agradar aos velhinhos da Academia que votam na categoria de filme estrangeiro.

Mas também havia, e isso parece mais claro hoje, uma dificuldade de identificar o óvni que era "Tropa", de reconhecê-lo como um caso de exceção, que merecia que a lógica fosse deixada de lado.

Como diria depois o crítico Gustavo Dahl, "Tropa" "salva o cinema brasileiro da irrelevância" -não estética, mas social: um filme pautando o debate sobre segurança pública no país.

Os camelôs da rua 25 de Março, a torcida do Flamengo, os fabricantes de brinquedos e o júri do Festival de Berlim entenderam isso. O establishment cinematográfico brasileiro -da comissão do ministério até nós, da crítica, passando por distribuidores e exibidores- não. Narciso acha feio o que não é espelho.

Preferimos rotular o filme -fascista, "Rambo" à brasileira- a olhar para ele. Ignoramos o elefante na sala de estar, em vez de despachá-lo para o Oscar.

Quatro anos se passaram, "Tropa 2" foi lançado, virou recordista de bilheteria, e a ficha caiu de vez para o establishment. O "mea culpa" do capitão Nascimento ajudou: ele continuou sendo truculento e incorruptível, mas reconheceu que o sujeito dos direitos humanos tinha lá sua razão.

"Tropa de Elite 2" se tornou, então, um filme de coalizão nacional, unindo direita e esquerda, público e crítica, o fã de MMA e o praticante de ioga. Nada mais justo que ele se torne também nosso produto de exportação. O elefante está no rumo certo.

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Criança de 10 anos leva revólver para escola, atira em professora e se mata. Arma usada em escola municipal de São Caetano do Sul, no Grande ABC, é de pai de garoto. Docente foi atingida na região do quadril e passa bem; menino foi socorrido, mas não resistiu a tiro na cabeça FolhaSP 23.09

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Armado com um revólver calibre 38 do pai, um menino de dez anos atirou ontem em sua professora diante de 25 colegas e depois se matou com um disparo na cabeça.

A tragédia aconteceu às 15h50 na escola municipal Professora Alcina Dantas Feijão, considerada a melhor pública de São Caetano do Sul.

Após barulho dos dois tiros, a tensão tomou conta do colégio do Grande ABC.

Alunos e professores deixaram as salas de aula e correram para a rua. Desesperados, muitos choravam.

Atingida na região do quadril, a professora está hospitalizada, mas passa bem.

D. usou a arma do pai, o guarda-civil municipal M.E.N., para atirar na professora de português Rosileide Queiros de Oliveira, 38.

Ela está internada no Hospital das Clínicas de São Paulo e não corre risco de morrer.

D. atirou na professora pouco depois do intervalo.

Assim que os alunos entraram na sala, o menino pediu permissão à professora Rosileide para ir ao banheiro.

Ao retornar de arma em punho, da porta da sala, ele disparou contra ela. Rosileide estava de frente para a lousa.

Ao perceber o ferimento na professora, D. saiu novamente do local, sentou-se em uma escadaria próxima e atirou contra a própria cabeça.

O garoto chegou a ser levado para o hospital Albert Sabin. Ele sofreu duas paradas cardíacas e morreu às 16h50.

A polícia analisa agora as imagens das câmeras de segurança interna da escola.

Segundo professores da escola municipal, o menino D. era um "bom aluno" e não tinha "histórico de violência".

A Polícia Civil investiga se a criança sofria bullying.

O pai de uma aluna da turma de D. afirmou que, anteontem, o menino teria comentado com a colega que pretendia matar a professora e depois cometer suicídio.

O secretário municipal de Segurança de São Caetano do Sul, Moacir Rodrigues, negou que D. tenha feito ameaças ou comentários do gênero.

O namorado da professora baleada, Luiz Eduardo, afirmou que ela já havia reclamado do "comportamento violento" do menino junto à diretoria da escola municipal.

Mas a Prefeitura de São Caetano nega que a reclamação tenha sido formalizada pela docente.

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