quinta-feira, 12 de janeiro de 2012


PROJETOS.   Aniversário de Drummond poderá ser Dia Nacional da Poesia SENADO.GOV.BR  10.01.12
-
O banquinho da praia de Copacabana onde um Carlos Drummond de Andrade vestido de bronze contempla o mar atrai cada vez mais turistas, que gostam de se deixarem fotografar, no verão carioca, junto ao busto do poeta que escreveu seus últimos versos há 15 anos. O exemplo de Drummond, que atrai os visitantes da praia mais famosa do Brasil, poderá vir a inspirar também novas gerações de autores em todo o país. Este é o objetivo do Projeto de Lei do Senado (PLS) 501/09, que institui o Dia Nacional da Poesia.
De autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), o projeto estabelece que a data nacional seja celebrada a cada dia 31 de outubro, quando se comemora o nascimento do poeta em Itabira (MG), no ano de 1902. Ao escolher Drummond como homenageado pela data que pretende instituir, o senador lembrou sua vida modesta como servidor público das áreas de educação e cultura. E observou que, apesar de sua timidez e do recato de sua vida privada, "teve sua obra celebrada por milhões de admiradores" e tornou-se o poeta mais influente da literatura brasileira.
"A obra de Drummond continua a influenciar poetas e práticas de ensino e aprendizagem da poesia, seduzindo novos leitores a cada dia. Por isso, um dia dedicado à poesia que também homenageie o poeta poderá marcar ainda mais o amor dos brasileiros pela poesia", argumenta Dias em defesa de sua proposta.
O projeto já obteve parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e está pronto para votação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), na qual receberá decisão terminativa e onde tem como relator o senador Wellington Dias (PT-PI).
Em seu voto favorável à proposta, o relator ressaltou que Drummond elaborou "uma poesia a serviço da denúncia das injustiças sociais, da indignação perante os desmandos dos poderosos e, ao mesmo tempo, da construção da solidariedade".


>>>> 

Uma pena   » Entra governo, sai governo, não muda a estratégia de distribuição de convites para as artes oferecidas pela cidade. O governo faz média com autoridades que raramente comparecem a concertos, exposições, peças de teatro ou shows musicais. Infelizmente, a classe artística fica de fora. Não são poucos os talentos que protestam. Pior que isso é que o público pagante vê do lado de fora pessoas querendo entrar e muitas cadeiras vazias do lado de dentro. Corrreio  11.01




>>> 

IMPRENSA.    Brasil é 3º país da América Latina onde mais jornalistas foram mortos FOLHA SP 11/10
>>>>> 
Dilma sanciona artigo que fortalece música gospel na Lei Rouanet
Para Ministério da Cultura, mudança é inócua; religiosos reclamam de preconceito
Uma mudança na Lei Rouanet concedeu à música gospel status de "manifestação cultural". A alteração foi publicada ontem no "Diário Oficial da União". FOLHA SP 11/10
-

Em tese, a inserção do novo artigo garante que o segmento seja beneficiado pela lei de incentivo fiscal (que abate do Imposto de Renda parte do patrocínio à cultura), nos moldes de festivais como o Rock in Rio. Só há veto para eventos de igrejas.

A lei, de 1991, não discriminava quais gêneros musicais poderiam se beneficiar, mas religiosos dizem ter dificuldade para aprovar projetos.

O Ministério da Cultura, porém, considera a sanção inócua, pois os projetos continuarão sendo barrados caso tenham "cunho essencialmente religioso". "É uma coisa de reafirmação. O gospel já é reconhecido como cultura apenas por ser música", diz o secretário de Fomento à Cultura, Henilton Parente.

Há "insubordinação" por parte do MinC, segundo Arolde de Oliveira, fundador do Grupo MK, que organiza mega-shows gospel como o Louvorzão, no Rio. "Já tentamos várias vezes inscrever projetos e não conseguimos."

Responsável pelo projeto, de 2007, e fundador da igreja Sara Nossa Terra, o ex-deputado Bispo Rodovalho (PP) diz que a intenção é acabar com a "área cinza" entre arte e doutrinação. Autor de livros e CDs religiosos, ele nega ter a apresentado a proposta em causa própria.

Nenhum comentário: