quinta-feira, 4 de abril de 2013






LITERATURA »
Fluxos poéticos
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Músico e poeta Newton Lima lança livro com roda de choro, enquanto Ana Maria Lopes prepara nova criação
CORREIO BSB 04.04

Cavar três décadas de poesia para preencher um livro requer um apurado filtro. Foi esse o desafio de Newton Lima, que lança hoje, às 18h30, Terceira visão, na Livraria do Chico (UnB). A organização dos poemas (escritos a partir da década de 1980) promove um passeio pelo cotidiano brasiliense, sempre acompanhado de um viés conceitual, contando com o tempo e o lugar como os personagens mais recorrentes.

Apesar da delonga na estreia impressa, Lima manteve-se ocupado. Além das aventuras literárias (que renderam algumas menções honrosas no Prêmio Criatividade, promovido pelo GDF), ele compõe e canta. Em 2009, por exemplo, lançou o álbum autoral Linha da fronteira, com 12 canções de samba e choro. Desde lá, ocupou vários espaços da cidade com sua música.

Já com o novo livro nas prateleiras, Ana Maria Lopes atesta que “a poesia é o que nutre”. A frase transparece prioridade. Depois de dedicar a vida profissional ao jornalismo, ela elevou o status do ofício artístico: “Sempre militei como mulher — trabalho, sou mãe, avó, dona de casa. Hoje, dou-me o direito de fazer da poesia minha atividade principal”. Assim, nasceu Risco, segundo trabalho poético. O primeiro (Conversa com verso) veio sete anos antes. “Em 2014, lanço o próximo. Não esperarei mais tanto tempo”, garantiu.

O hiato entre as obras não reflete falta de inspiração ou interesse da autora. Pelo contrário. Deve-se ao teor do texto. “Minha poesia é confessional. Desnudo-me um pouco. Tive certo medo. Não mais”. Risco traz os emotivos retratos de uma carioca (radicada em Brasília) que não se cansa de observar.

Olhar romântico
A junção de experiências vividas por meio do contato íntimo com o que cerca Salomão Sousa tornou possível a produção e o lançamento do livro Vagem de vidro. Poeta remanescente entre os que surgiram na década de 1970, Salomão é, por opção, pedestre em Brasília. Por escolha, mantém-se atento aos detalhes que surgem por onde anda. O novo livro de poesias chega às livrarias após um período de cinco anos sem lançamentos, embora o autor nunca tenha parado de produzir.

Goiano, natural de Silvânia, Salomão mora na capital federal desde 6 de janeiro de 1971, de onde acompanhou o período que, para ele, foi de grande dificuldade para a poesia, nos anos 1980 e 1990, em que novas fases e estilos surgiram. “Em Brasília, passei por diversas fases. Passei pela poesia marginal e pela poesia um pouco mais engajada, em que os poetas faziam leituras nas ruas. Hoje, a poesia está se reencontrando e reorganizando as correntes de vanguarda.”

Nesse momento atual de transição da poesia, Salomão ressalta a importância da reflexão crítica da literatura, uma vez que a tecnologia virtual pode interferir diretamente na construção de novos leitores. “As redes sociais, blogs e sites são ótimos para realizar divulgação, mas muitos leitores têm caído em uma armadilha. Enquanto a literatura se importa com a formação de interpretação, as redes sociais, por exemplo, preocupam-se com a formação de imagem, o que pode atrapalhar a leitura e o contato íntimo com detalhes.”



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A economia e o renascimento da história


Coluna Econômica  de Luis Nassif - 03/04/2013 - Blog: www.luisnassif.com.br


Alguns anos atrás cunhei a expressão “cabeças de planilha” para criticar um tipo de economista incapaz de uma visão sistêmica da economia.

Sempre me impressionou o modo de pensar dos físicos. Se uma ação específica for aplicada em determinado corpo, pode alterar completamente sua natureza. Os resultados das políticas sociais brasileiras, nos últimos anos, são  significativos.

Ao sair da miséria absoluta e descobrir o consumo, houve uma mudança radical na vida dos beneficiários. Deixam de ser párias e se convertem em cidadãos consumidores .

A curto prazo, a inclusão fortalece o mercado interno. A médio prazo, tem consequências políticas extraordinárias, criando uma nova geração de cidadãos que será cada vez mais exigente em relação aos serviços públicos, ao ambiente econômico etc.

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Quando teve início o processo de privatização – ainda no governo Collor – junto com um grupo de pessoas defendíamos a privatização com fundos sociais, um modelo que permitiria ao trabalhador se beneficiar dos ganhos da privatização. Haveria a legitimação da privatização; criação de um mercado de capitais popular; criação de freios ao poder dos novos grupos que se formavam.

Prevaleceram os interesses imediatos dos grupos e dos privatizadores.

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No mês passado, um trabalho dos economistas Daron Acemoglu-James Robinson ("Economics versus Politics: Pitfalls of Policy Advice", Fev., 2013) – recomendado ontem por Delfim Netto – trouxe  luzes de forma brilhante ao que eles denominam de “dois tempos da economia”.

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Eles supõem uma política econômica em dois períodos.

No primeiro período, imaginam uma política econômica totalmente virtuosa, sem a promiscuidade de interesses escusos ou cálculos políticos.

Acontece que, qualquer que seja a decisão, ela influenciará o tempo político do segundo período.

As medidas poderão, por exemplo, fortalecer os grupos dominantes e enfraquecer os grupos que atuam como contrapeso.

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Tome-se o caso do enfraquecimentos dos sindicatos nos Estados Unidos. Sem o contrapeso, houve um aumento extraordinário do poder dos executivos, em vários escândalos corporativos e, mais que isso, em uma ampliação tal da desregulação financeira que levou à grande crise de 2008.

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Analisa também a privatização da Rússia, importante para desmontar a burocracia anterior, mas feita de tal maneira que gerou uma classe de oligarcas extremamente corrupta.

Ou os casos da mineração na Austrália, no século 19, e em Serra Leoa, no século 20

Na Austrália, liberou-se para garimpeiros. Produziu-se, inicialmente, uma mineração menos eficiente. Nos anos seguintes, os garimpeiros se organizaram, criaram seus sindicatos e uma força pró-democratização de grande porte que ajudou a civilizar o país.

Serra Leoa optou por uma mineração racional, conduzida por grandes grupos, com 100% de aproveitamento, pagamento de impostos ao poder público etc. Em 1935 o governo colonial concedeu os direitos à Serra Leoa Seleção Trust (SLST).

A empresa tornou-se um poder dentro do Estado, controlando inclusive milícias para garantir o monopólio contra a mineração clandestina. Nos anos 50, já existiam 75 mil garimpeiros ilegais. Jamais saiu do atraso.

Os sindicatos – 1

O trabalho traz uma análise rica sobre o papel dos sindicatos. “Na maioria das situações, os sindicatos claramente criam distorções econômicas, empurrando os salários dos seus associados até em relação aos não-sindicalizados empregados”. Podem também desencorajar a adoção de tecnologias que melhorem a eficiência da empresa. Por outro, ajudam a contrabalançar o poder das empresas, especialmente dos grandes grupos.

Os sindicatos – 2

O trabalho descreve a importância dos sindicatos para oapoio às instituições democráticas em todo o mundo.  Os exemplos são variados. Participaram da democratização europeia antes da Primeira Guerra. O trabalho enaltece três exemplos recentes: a Solidariedade, contra o regime comunista da Polônia; a luta contra o apartheid na África do Sul; e a formação do Partidos dos Trabalhadores, no Brasil.
Os sindicatos – 3

Por outro lado – continua o trabalho – o poder dos sindicatos pode ser um tiro pela culatra se significar aumentos reais de salario maiores do que a economia ou as empresas podem suportar. O pico da influência sindical nos EUA foi no início dos anos 50. Depois, foram perdendo relevância. a partir  na década de 1970,com as políticas que incentivaram o livre comércio, aumentando a concorrência com a produção interna.

Os sindicatos – 4

A postura anti-sindical do governo Reagan trouxe consequências maiores para a economia norte-americana, tendo papel relevante no aumento das desigualdades de renda, além da esbórnia dos altos executivos e da desregulação financeira. Por outro lado, o aumento dos custos trabalhistas acabou implicando na transferência de parte relevante da produção industrial para outros países.

Desenvolvimento e democracia – 1

O trabalho divide o desenvolvimento econômico em dois campos: o de “acesso aberto”, caracterizado pelo desenvolvimento com democracia, sociedade civil rica e vibrante, com várias organizações e relações sociais, incluindo o Estado de direito e os direitos de p[ropriedade. E o de “acesso limitado”, no qual há crescimento econômico fraco, pequeno números de organizações sociais, muitos privilégios e aplicação desigual das leis e dos direitos.

Desenvolvimento e democracia – 2

Há uma curiosa crítica à democracia nos países pobres . Segundo o trabalho, a violência é prejudicial aos interesses da elite. Por isso, desenvolve-se um sistema político que manipula o sistema econômica, para preservar privilégios, e o sistema jurídico, para garantir a ordem política. Esse mundo das ordens naturais, dizem os autores, não ajuda a construir nações nem a modernizar países.

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OPINIÃO   ( Washington Novaes é jornalista )  O POPULAR GO 04/04/2013
Mauro, Jânio, Jango, Lula etc.
O rosto sereno do governador Mauro Borges em seu velório no Palácio das Esmeraldas reavivou muitas memórias.

Dois dias antes, o autor destas linhas lera em jornal (O Estado de S. Paulo, 27/3) a notícia em que o ex-presidente Lula se declarava contra financiamentos privados, de empresas, a candidatos em campanhas eleitorais; estas só deveriam ter financiamentos públicos, para “moralizar a política”; financiamentos privados deveriam ser considerados, segundo ele, “crimes inafiançáveis”. Mais surpreendentes ainda pareceram as declarações por saber-se que dias antes os jornais haviam publicado (21/3) a notícia de que o ex-presidente, contratado por três das maiores empreiteiras do País (Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão e Odebrecht), havia regressado da África, onde proferira conferências em vários países, pagas por essas empresas, a R$200 mil cada. E que na campanha de 2006 a Andrade Gutierrez doara à candidatura presidencial de Lula R$ 2 milhões, enquanto a Odebrecht doara R$ 200 mil. Em 2010, na campanha presidencial do PT, a Queiroz Galvão doara R$ 9,38 milhões, a Andrade Gutierrez R$ 15 milhões e a Odebrecht R$ 2,4 milhões.

Todas essas empresas, assim como algumas poucas outras, são as maiores contratantes de projetos federais, estaduais e municipais, que vão das grandes hidrelétricas na Amazônia à coleta de lixo no País todo, passando por ferrovias, portos, rodovias etc. Que teria levado o ex-presidente, beneficiário direto de doações dessas grandes empreiteiras em campanhas e viagens, a mudar de ideia?

Tudo isso estava ainda quente na memória quando a face tranquila do governador Mauro Borges levou de volta ao passado, principalmente a uma narrativa feita por ele mesmo ao autor destas linhas, há cerca de uma década (e que está em suas memórias). Contou ele que, com sua formação de estrategista na Escola de Comando e Estado Maior do Exército, ao assumir o governo e tentar implementar um plano de desenvolvimento para o Estado (O POPULAR, 30/3), esbarrara, na área dos recursos minerais, com uma concessão federal já vencida mas que impedia a exploração de jazidas de níquel no Nordeste goiano. Por isso, pediu uma audiência ao presidente também recém-eleito Jânio Quadros.

Jânio recebeu-o amavelmente. Mas quando Mauro mencionou que a concessão das jazidas pertencia ao então senador José Ermírio de Moraes – e pedia sua revogação, por estar vencida havia algum tempo e sem uso –, Jânio abriu um sorriso irônico e disparou direto: “Mas governador, o senhor vem me pedir para tomar essa providência contra o maior financiador da minha campanha eleitoral?” Mauro Borges insistiu, argumentou que era muito importante para o Estado. Jânio retrucou: “Mas nada impede que, se a concessão já estiver fora do prazo, se tome providência.” Foi ao telefone, chamou o então ministro de Minas, João Agripino, narrou-lhe o pedido e determinou que verificasse – e tomasse providências, se fosse o caso.

Prossegue a narrativa de Mauro Borges. Alguns meses depois, Jânio Quadros renunciou e o vice-presidente João Goulart acabou assumindo a Presidência da República. Um dia, pediu a presença em Brasília do governador de Goiás. Agradeceu-lhe por haver sido o único chefe de governo estadual, junto com Leonel Brizola, a assumir posição pela posse dele, vice-presidente, contrariando os chefes militares. E explicou que havia um segundo motivo para a convocação – apontou para um processo que tinha em mãos. Nele, o Ministério de Minas propunha a cassação da concessão das jazidas de níquel ao senador José Ermírio de Moraes, por estar vencida e sem exploração, como demonstrara o governo de Goiás. Jango pediu que Mauro desistisse do pedido.

O governador explicou que não poderia desistir, era parte importante do projeto estratégico para o Estado, principalmente tratando-se do Nordeste, a região menos desenvolvida de Goiás. Embaraçado, Jango informou ao governador que seria uma atitude muito difícil para ele, pois o senador José Ermírio de Moraes fora “o maior financiador” de sua campanha eleitoral. Mauro insistiu, terminou a audiência. Jango ainda ficou mais de dois anos no poder e não assinou a proposta do Ministério de Minas, cassando a concessão ao senador

Termina aí a narrativa feita pelo governador Mauro Borges a este escriba. Mas a história segue. Quando se abriu o processo que levaria à cassação do mandato do presidente Collor, alguns anos depois, PC Faria, que era o gestor da “caixinha” de contribuições para campanha e outras finalidades, declarou que a maior “doação” a Collor fora do empresário José Ermírio de Moraes Filho.

Agora, o ex-presidente Lula pede o fim do financiamento privado, principalmente de empresas, para campanhas políticas, e sua qualificação legal como “crime inafiançável”. Que terá acontecido? A proposta prosperará?

O tempo, as histórias de Mauro Borges, mostram o quanto esse caminho está arraigado na nossa política. Não há indícios de que o Congresso venha a tomar iniciativa nessa direção. Que faremos nós, os cidadãos?



Washington Novaes é jornalista


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O fracasso dos que propuseram o fim da história

Coluna Econômica do Luis Nassif  - 04/04.  Blog: www.luisnassif.com.br



Volto ao trabalho dos economistas Daron Acemoglu-James Robinson ("Economics versus Politics: Pitfalls of Policy Advice", Fev., 2013) comentado na coluna de ontem.

O foco do trabalho é propor a análise das decisões de política econômica em dois períodos: o primeiro, aquele em que as medidas são tomadas; depois, analisando os efeitos políticos das medidas sobre o segundo período.

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Nos anos 90, apogeu do chamado neoliberalismo, decretou-se o "fim da história". Significava que nada da experiência histórica poderia ser aproveitado, pois o mundo entrava em uma nova etapa, sem nenhuma relação com o passado.

Esse estratagema possibilitou as maiores imprudências da política econômica de muitos países, incluindo o Brasil. Nenhum alerta era aceito porque baseava-se na experiência histórica; e o novo mundo nada tinha a ver com o anterior.

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Quando os formuladores do Plano Real apreciaram o câmbio, em julho de 1994, houve alertas de que em breve lançariam o país em uma crise das contas externas.

A resposta de Gustavo Franco foi de que os tempos eram outros, que o mercado financeiro internacional tinha adquirido tal dimensão que proveria para sempre qualquer necessidade de dólares dos países. Três meses depois o Brasil quebrou. Mas o discurso permaneceu.

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O mais impressionante foi a maneira como essa visão do momento único influenciou toda a imprensa financeira ocidental.

Em fins de 2002 participei de um Seminário na Espanha, com editores de finanças de vários jornais, incluindo o prestigiado El País.

Lula havia ganhado as eleições e o dólar disparara.

O representante do jornal criticou acerbamente as multinacionais espanholas que tinham vindo para a América Latina. Dizia o colega espanhol que as multinacionais tinham se apossado da poupança das velhinhas e Madri para aplicar em "republiquetas corruptas" da América Latina

Os jornalistas brasileiros presentes ao encontro reagimos imediatamente. Foi lembrado a ele que, se não tivesse adquirido a Telesp, provavelmente a Telefonica da Espanha teria sido absorvida por congêneres mais fortes, como a Deustche Telecom ou a British Telecom.

Rebati a acusação dizendo a ele que o Brasil tinha empresas mais bem organizadas que as espanholas, uma agricultura infinitamente superior, um potencial imensamente maior do que a economia espanhola. A única vantagem da Espanha se devia ao fato de suas empresas terem ido antes ao mercado internacional antes das brasileiras e adquirido as nossas.

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Era evidente para qualquer analista minimamente informado que a saída para a América Latina se constituiria na salvação das empresas espanholas, em um momento de profunda concentração de capital na Europa. Mas a visão vigente era do momento imediato, do valor da empresa naquele instante.

Qualquer tentativa de visão prospectiva era entendida como obstáculo à eficiência dos mercados, já que - segundo esta visão - era a preocupação imediata com cada dia que construiria o caminho da prosperidade futura.

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São águas passadas. O importante é que a definição das próximas etapas do desenvolvimento brasileiro levem em conta os exercícios sobre o segundo período.

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Harvard e MIT criam universidade gratuita da madrugada


O título dessa coluna, caro ouvinte, não tem um pingo de exagero.

Uma experiência que será apresentada hoje durante seminário de educação no Brasil mostra como Harvard e MIT estão revolucionando a educação no mundo. E já envolve 800 mil estudantes pelo planeta, muitos deles fazendo cursos de madrugada --isso mesmo, de madrugada. FOLHA SP 04.04


A revolução está na experimentação de ensino a distância, na qual se reinventa o jeito como se ensina e como se aprende. Na visão dos responsáveis por essa plataforma (edX), num futuro breve, não haverá mais salas de aulas como as conhecemos.

Os alunos vão trabalhar em pequenos grupos e os professores, em vez de despejar conteúdos, serão tutores.

Pode-se aprender em qualquer hora e lugar. Isso mexe no sistema de diplomas, no tempo em que o estudante fica na universidade, nas notas, na forma de aferir conhecimento, na entrada no mercado de trabalho.

O responsável por esse projeto, o professor Anant Agarwal, me informa que boa parte dos 800 mil alunos fazem o curso de madrugada. Isso porque já têm mais de 25 anos e trabalham.

Os computadores ajudaram a medir com precisam o que o aluno aprendeu ou deixou de aprender. Os alunos, em fóruns, se ajudam mutuamente.


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“É possível educar todas as crianças de escola pública em alto nível”
Diretora de rede nos EUA participa de encontro sobre boas experiências no ensino público em São Paulo e diz: a tecnologia livra os professores de tarefas para dar atenção ao aluno.  (…)  Nós começamos criando um plano de estudo personalizado para cada estudante, de modo que ele define logo que chega à escola um objetivo para sua carreira, que universidade quer fazer, que vida quer ter.
. ÚLTIMO SEGUNDO 04.04


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Uma escola com salas sem paredes como as de empresas de tecnologia e em que os professores não dão aulas consegue preparar todos os seus alunos para entrar e ficar quatro anos na faculdade. Ou melhor, um grupo de quatro escolas chamadas de Summit, na California, Estados Unidos, que cumpre a sua missão a risca: desde 2003, quando a primeira unidade foi criada, 96% de todos os seus estudantes foram selecionados para cursar pelo menos uma graduação.

Na Indonésia: Conheça a magia da escola verde

A diretora executiva da rede de instituições e cofundadodora da primeira Summit, em Redwood, está em São Paulo para participar nesta quinta-feira do Transformar 2013 , um encontro sobre experiências concretas de transformação e sucesso em escolas públicas pelo mundo. Ontem, Tavenner conversou com o iG no hotel Maksud Plaza, onde o evento será realizado das 8h30 às 18h30, e explicou como consegue atingir esse objetivo. Entre as receitas, está o desenvolvimento de um plano de aprendizado personalizado para cada estudante, que é acompanhado diariamente por um tutor em todo o período do ensino médio, e um currículo totalmente conectado com a realidade.


Divulgação
Dianne Tavenner, diretora executiva e cofundadodora das escolas Summit, nos EUA
A melhor notícia é que o modelo é mais fácil de replicar em grande escala do que o tradicional, segundo a educadora. Com a ajuda da tecnologia, os professores são liberados de várias tarefas e podem se dedicar mais aos alunos. Na Califórnia, ela já está fazendo isso na rede de escolas charter (que funcionam com verba do governo e de doações) Summit. Este ano, duas novas unidades serão abertas, e o plano é fazer o mesmo nos próximos 10 anos, até que todos os alunos do Vale do Silício recebam educação de alto nível. Atualmente, 47% terminam o ensino médio sem a base necessária para o ensino superior.

Leia abaixo a entrevista de Diane Tavenner ao iG:

iG: O que faz uma escola Summit ser especial?
Dianne Tavenner: O mais importante é que nós preparamos todos os nossos alunos para a faculdade e carreira. Isso não é algo que todas as escolas fazem nos Estados Unidos e, possivelmente, aqui também não. Nós acreditamos nisso e levamos a sério esse objetivo. Para isso acontecer, desenvolvemos uma série de ações, mas essa é a nossa missão. E nós já provamos que é é possível educar todas as crianças de escola pública em alto nível. Isso é importante, porque muitas pessoas antes pensavam que fosse impossível. E nós, junto com outros educadores nos Estados Unidos, provamos o contrário.

iG: E como vocês fazem isso?
Tavenner: Nós começamos criando um plano de estudo personalizado para cada estudante, de modo que ele define logo que chega à escola um objetivo para sua carreira, que universidade quer fazer, que vida quer ter. A partir disso, nós desenvolvemos um plano personalizado para que ele alcance o objetivo. Depois trabalhamos para que a escola forneça todo o suporte necessário para manter o estudante nesse caminho. Esse é o ponto de partida. O segundo ponto é que todos os estudantes têm um mentor, que permanece o mesmo durante todo o período escolar. Esse mentor ajuda a pensar nos objetivos e reavaliá-los quando for preciso, observa todos os dias se o plano está sendo cumprido e de que forma, conversa com a família, discute dúvidas e ajuda em crises. Em terceiro, vem o jeito que ensinamos, o nosso currículo é muito autêntico e realista. Nós trazemos tecnologia para a escola, as crianças trabalham colaborativamente em projetos nos quais têm que resolver problemas reais, não é nada chato. Dessa forma, as crianças ficam motivadas porque se dão conta de que estão aprendendo coisas que vão ser úteis para ela. Por último, durante dois meses do ano letivo, em janeiro e junho, os estudantes ficam fora da escola e trabalham na comunidade, fazem estágios, têm experiências relacionadas a seus interesses ou paixões, que podem ser fotografia ou jornalismo, por exemplo. Como avaliação desse período, eles têm que desenvolver algo que possam compartilhar ou apresentar. Então, se é algo relacionado à fotografia, fazem uma exposição. Se é teatro, apresentam uma peça. Se fazem um estágio, devem fazer uma apresentação sobre o trabalho realizado. Tudo sempre conectado com a realidade.

Tecnologia: Smartphones aumentam nota de alunos de baixa renda nos Estados Unidos

iG: Que práticas inovadoras são aplicadas nas escolas Summit?
Tavenner: Nós usamos muita tecnologia. Por exemplo, a tecnologia serve para saber exatamente o que cada aluno sabe e não sabe em todos os momentos. Cada estudante tem o seu mapa pessoal de conhecimento e objetivos. Em vez de promover aulas em que não importa quem sabe, mas que todos ouvem a mesma coisa e tem que participar das mesmas atividades, cada aluno vai aprender o que precisa aprender. Fazemos isso com uma ferramenta que chamamos de playlist – como a dos tocadores de música digital. Nessa lista está tudo o que o aluno precisa aprender e ele vai escolhendo como gostaria de fazer. Quando ele sente que já está pronto para seguir em frente, faz uma avaliação. Se ele realmente já aprendeu, ótimo, vai adiante.

“É um erro fazer com que os estudantes deixem a tecnologia do lado de fora da escola. Isso não vai prepará-lo para o mundo.
iG: Eles podem escolher o jeito, mas não o que precisam aprender, certo?
Tavenner: Eles podem realizar algumas escolhas quando desenvolvem o plano de aprendizado inicial, mas tem coisas que todos precisam saber para chegar a uma universidade. Para chegar a esses conhecimentos, eles escolhem como querem aprender e não precisam passar pelo que já sabem.

iG: A senhora acredita que tecnologia é essencial nas escolas?
Tavenner: A tecnologia proporciona que se desenvolva uma educação melhor, se for usada do jeito certo. Mas mais importante que isso é que faz parte do mundo e da vida. É um erro fazer com que os estudantes deixem a tecnologia do lado de fora da escola. Isso não vai prepará-lo para o mundo.

iG: Esse modelo de escola pode ser replicado para grandes redes de ensino, como a do ensino médio brasileiro?
Tavenner: Esse modelo é mais fácil de replicar em grande escala que o tradicional. Tenho convicção sobre isso. No modelo antigo, cada professor tem que fazer o seu próprio planejamento anual, preparar cada aula, corrigir todas as provas. Nesse modelo, construímos uma plataforma que tem tudo isso pronto, que é acessada pelos estudantes diretamente. Agora, os professores apenas ajudam e dão suporte aos alunos. Eles não precisam ter todo o trabalho de preparação, ficam mais focados no que fazem de fato.

iG: Ainda existem aulas, como as que eu tive na escola?
Tavenner: Quase nunca. As aulas são em espaços grandes e abertos, em que os alunos se dividem em grupos para desenvolver projetos. Mas não tem mais uma grade de horário que começa com matemática, passa para ciência e depois história. Não é mais assim.

iG: E como eles aprendem matemática, por exemplo?
Tavenner: De duas maneiras. Uma é online. Eles aprendem muito online, com suporte de um tutor. A outra forma é fazendo projetos, nos quais aplicam a matemática que estão aprendendo naquele momento. Por exemplo, um projeto poderia ser descobrir como se projeta um prédio em um espaço determinado, usando os conhecimentos de matemática. Claro que o professor participa desse processo, mas ele não vai ficar na frente de uma turma falando e explicando, enquanto os alunos tomam notas.

Contraponto: Pais que trabalham com tecnologia adotam escola à moda antiga nos EUA

iG: São necessários mais professores para esse modelo funcionar do que em escolas tradicionais?
Tavenner: Provavelmente o mesmo número.

iG: Como são escolhidos e treinados os professores?

Tavenner: Nós selecionamos professores que são apaixonados pelo que fazemos e que acreditam na nossa missão. Mas também investimos muito para desenvolvê-los depois. Eles recebem 40 dias de formação todos os anos. Quando os estudantes estão fora da escola, nos projetos na comunidade, os professores ficam aprendendo e crescendo. É bom para todos.

iG: Vocês têm dificuldades para encontrar bons professores, preparados para aplicar um modelo inovador de educação?
Tavenner: Temos vários candidatos sempre. Eu não acredito em escassez de bons professores. Algumas pessoas nos EUA acreditam nisso, mas eu não concordo. Todo o professor que eu conheço quer fazer o bem para seus alunos. Mas quando o professor entra em uma escola ou sistema de ensino que não funciona e que faz com não seja bem sucedido, mesmo trabalhando muito, começa a ficar desmotivado. Se ele tiver a oportunidade de trabalhar em uma escola que o valorize como profissional e na qual consiga fazer um bom trabalho, sempre gosta.

“A maioria dos que defendem que curso superior não é necessário são pessoas que foram para a universidade e tiveram sucesso.
iG: Os salários das escolas Summit são mais altos que a média?
Tavenner: São salários competitivos.

iG: E que equipamentos os alunos têm disponíveis?
Tavenner: Nós damos um laptop para cada estudante e conexão de internet. Naturalmente, todos eles levam seus celulares para a escola. E os professores também têm laptop.

Videoaulas: Criador da Khan Academy vê Brasil como parceiro na revolução da educação

iG: E as salas de aula, como são?
Tavenner: Grandes, com poucas paredes, têm apenas algumas divisórias. Se parecem com as salas de trabalho de empresas de tecnologia.

iG: O custo de uma escola Summit é superior ao de uma escola pública tradicional americana?
Tavenner: É o mesmo. Às vezes é um pouco menos. As escolas charter (geridas pelo setor público e privado, como as Summit ) recebem um pouco menos de dinheiro do governo que as regulares. Ou seja, a manutenção não é mais cara que a das tradicionais. Usamos o dinheiro de forma diferente, mas não é mais.

iG: Por que as doações são necessárias?
Tavenner: Nós precisamos das doações para começar. Não temos dinheiro para construir o prédio, instalar a tecnologia. Não temos nada. As escolas charter só começam a receber dinheiro do governo quando os alunos começam a aprender. Precisamos do capital inicial.

iG: A missão das escolas Summit é preparar os alunos para a universidade. Existem movimentos nos EUA que defendem que fazer um curso superior não é o único jeito de obter sucesso . O que você pensa sobre esse posicionamento?
Tavenner: Existe, mesmo, um pequeno debate sobre essa questão. Mas a maioria das pessoas que defendem isso são pessoas que foram para a universidade e tiveram sucesso. Você não ouve pessoas pobres dizendo isso, você não ouve mães de jovens que querem ir para a universidade dizendo isso. Então eu não acho que essa seja uma boa discussão. De qualquer forma, nenhum estudante vai ser prejudicado por ser preparado para a universidade. Se depois ele escolher não ir, já terá aprendido muitos valores e conhecimentos que o preparam para uma carreira. Eu acho que o nosso trabalho no sistema público de ensino deve ser o de preparar o aluno para a universidade para que ele tenha condição de escolher. Se ele preferir não ir para a faculdade, tudo bem.

O evento Transformar 2013, promovido pelo Instituto Inspirare/Porvir e a Fundação Lemann, será transmitido ao vivo pela internet . Veja a programação aqui .


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A baixa atratividade da carreira do magistério

» MOZART NEVES RAMOS
Professor da UFPE, membro do Conselho Nacional de Educação e do Conselho de Governança do Todos Pela Educação.
. CORREIO BSB 04.04 

           

Um dos fatores que mais contribuem para o baixo desempenho escolar e a estagnação observados no ensino médio é a escassez de professores, particularmente nas disciplinas de química, física, biologia e matemática. Com o crescimento das matrículas na educação profissional, problema similar começa a se desenhar com a mesma intensidade nessa modalidade de ensino. Ambas as modalidades são estratégicas para o Brasil e têm tudo a ver com a nossa juventude.

Nos últimos cinco anos, a expansão da educação profissional saltou de 928 mil matrículas para 1,36 milhão em 2012. O investimento também apresentou aumento importante nesse mesmo período, saindo de R$ 2 bilhões para R$ 7,6 bilhões. De acordo com dados levantados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil demandará, até 2015, cerca de 7 milhões de técnicos. Mas, para que esse esforço nacional seja bem-sucedido, além de dinheiro, será preciso que haja mais gente qualificada para ensinar, para formar técnicos.

Recente auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) revelou um deficit de 8 mil professores em institutos federais de educação técnica, o que equivale a 20% dos profissionais necessários. Esse deficit atinge toda a rede de 442 câmpus em funcionamento no país. As consequências desse déficit docente são a evasão, os baixos índices de conclusão e o elevado índice de insatisfação por parte dos concluintes, algo em torno de 60%, segundo o TCU.

No ensino médio, o deficit de professores é muito maior, algo em torno de 250 mil professores; nas disciplinas acima mencionadas, esse deficit é de 150 mil. A pergunta central que todos fazem é: como reverter esse quadro? Como tornar atrativa a carreira docente? Enquanto o desafio da atratividade não for resolvido, será difícil sair da estagnação do ensino médio e avançar com qualidade para o ensino técnico, apesar dos crescentes investimentos do governo no setor.

A saída passa, a meu ver, por um pacto nacional para melhorar a atratividade da carreira — que envolve, na essência, quem emprega e quem forma —, intermediado pelo Ministério da Educação (MEC). Ou seja, é preciso envolver os governos e as universidades. Eventualmente, as empresas, no caso da educação profissional.

Iniciativa que o MEC vem gestando nessa direção é o programa Quero Ser Professor, com foco no ensino médio, que envolve um conjunto de projetos interligados que traduzem esforço conjunto em prol da atratividade da carreira do magistério. Na essência, o programa engloba três pilares: certificação pós-graduanda para os professores da rede de ensino e impacto no plano de carreira, clusters para o desenvolvimento do ensino integrando professores e alunos das universidades e das redes de ensino, e o projeto Nenhum Aluno para Trás, destinado aos alunos das licenciaturas. Outra boa iniciativa do MEC foi a implantação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), para alunos dos cursos de licenciatura. Hoje já são quase 50 mil bolsas implantadas.

No campo da educação profissional, iniciativas importantes de ampliar a escolaridade e a qualificação do trabalhador começam a surgir no país. Nessa direção destacam-se o movimento A Indústria pela Educação, encabeçado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), e o movimento A Educação para o Mundo do Trabalho, iniciado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), ainda em fase de incubação. Acredito que ambos devam incorporar o desafio da atratividade da carreira do magistério à agenda, para que as demandas atuais e futuras sejam atendidas com qualidade.

Os recursos existem e devem ir além da infraestrutura predial. Devem ser empregados para atrair jovens para o magistério, de forma que a carreira se torne objeto de desejo, como ocorre nos países que estão no topo da educação mundial. É o caso de Coreia do Sul, Finlândia, Canadá e Cingapura.

O Brasil começa a se destacar no cenário mundial, com muitos atrativos e oportunidades de negócios. É o país do 7º PIB mundial e precisa, mais do que nunca, para acelerar o crescimento, de bons professores, em quantidade suficiente para atender as demandas de formação, tanto do mundo do trabalho quanto do ensino superior. O que está em jogo, portanto, é o futuro da nossa juventude, que precisa ser preparada para os desafios globais — e isso exige uma boa educação.

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Brasil, mostra tua cara!

» ELA WIECKO V. DE CASTILHO
Doutora em direito pela UFSC, é subprocuradora-geral da República e ouvidora-geral do Ministério Público Federal
CORREIO BSB 04.04


» ROBERTO LIVIANU
Doutor em direito pela USP, é promotor de justiça em São Paulo, vice-presidente do Movimento do Ministério Público Democrático e coordenador da campanha nacional Não Aceito Corrupção
Publicação: 04/04/2013 04:00
O Brasil vive momento singular, ocupando cada vez mais lugar de destaque na cena internacional. Prepara-se para sediar nos próximos três anos os dois mais importantes espetáculos esportivos planetários — a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas.

Nossa opinião é cada vez mais ouvida e considerada, crescendo a cada dia o grau de respeito internacional pelo país, apesar dos graves nós sociais ainda por desatar. Entre eles, educação, saúde, controle da corrupção e violência.

Ao lado disso, nossa Constituição em breve completará um quarto de século de vida e sua essência garantidora da cidadania civil, social e política sobressaiu como principal virtude, que a fez ser chamada de Constituição Cidadã. Para tornar concreta nossa cidadania, a Carta Magna incumbiu o Ministério Público, que se faz presente no Brasil há mais de 400 anos, atuando inicialmente perante o Tribunal da Relação da Bahia colonial.

A Carta constitucionalizou os papéis de promoção da ação penal pública e da defesa da ordem jurídica e regime democrático, protegendo interesses difusos, coletivos e individuais indisponíveis. Assim, foi natural a adesão do país, 11 anos depois, ao Estatuto de Roma (que criou o Tribunal Penal Internacional) em 7/2/2000, sendo a regra depois incorporada à nossa Constituição. Hoje são 121 os países signatários.

O Tribunal Penal Internacional foi criado para processar e julgar crimes contra a humanidade, especialmente porque muitos países não tinham e não têm instituições sólidas o suficiente e aptas para essa complexa prestação de serviços. Uma das mais importantes conquistas para a humanidade no Estatuto de Roma foi dotar ali o Ministério Público dos poderes necessários para fazer valer o sentido do estatuto, especialmente o poder de investigação criminal, previsto expressamente no artigo 15.

Bem por isso que expertos internacionais, da Europa e América Latina, reunidos em Brasília nos dias 11 e 12 de março no seminário internacional sobre o papel do MP na investigação criminal, externaram a perplexidade em relação à Proposta de Emenda Constitucional 37, que pretende impedir o Ministério Público de investigar criminalmente. Junta-se o Brasil, assim, a Uganda, Quênia e Indonésia. Ex-mandatários dos dois primeiros países são réus no referido tribunal.

A perplexidade é mais que justificada porque essa PEC fere frontalmente a própria Constituição brasileira, à qual foi incorporado o Estatuto de Roma. E porque é impossível entender como o Brasil assume uma posição mundial de atribuir poder de investigação ao MP e dentro do país pensa em retirar este poder.

Além disso, desprezar o estabelecido num tratado internacional significaria o Brasil se fechar numa concha, implodindo as relações com o mundo e destruindo o trabalho consolidado de cooperação com os demais Estados, que garante, por exemplo, repatriação de dinheiro desviado e remetido para outros países, produto de corrupção.

O MP tem responsabilidade social e examina provas com ética e lisura, não tendo compromisso com número de condenações, mas com a proteção da sociedade e o respeito ao devido processo legal. Por isso, não há por que impedir o MP de investigar, o que o dicionário Houaiss define objetivamente como procurar metódica e conscientemente descobrir algo, através de exame e observação minuciosos.

Tudo indica que a PEC se origina do fato de que muitas iniciativas do Ministério Público incomodam os detentores do poder e, muitas vezes, eles são os próprios réus que temos o dever de responsabilizar por atos desrespeitosos à sociedade. Não somos os donos da verdade. Existe o direito à ampla defesa e cabe sempre ao Poder Judiciário o julgamento final.

Não é natural, nem compreensível, nem aceitável que representantes do Poder Legislativo, na contramão da marcha histórica da civilização rumo à dispersão do poder preconizada por John Locke já no século 17, queiram amputar os promotores de justiça e procuradores. Esvaziando o papel do MP, monopoliza-se nas mãos da polícia a investigação criminal.

Cabe ao Legislativo, desde Montesquieu, elaborar leis que regulam a vida em sociedade, cuja razão de ser seja o interesse de todos, não a impunidade decorrente do monopólio do poder. Num mundo globalizado, em que as decisões políticas nos planos jurídico, monetário, econômico e fiscal afetam as relações com as demais nações do mundo, o parlamento deve estar atento para não ceder a interesses menores e inconfessáveis — e não nos colocar na contramão da história.




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