quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Ciberespaço. Inglês perde espaço para outros idiomas ocidentais UNB.BR

-

7º Festcine - Caros companheiros. Único goiano da mostra competitiva de longas, documentário aborda movimento estudantil O POPULAR GO 09.11

-

Ranulfo Borges, jornalista goiano conhecido também por seu trabalho como diretor de teatro e curtas, faz sua estreia como diretor de longas-metragens com o documentário Colegas, Companheiros e Camaradas . O tema é o movimento estudantil em Goiás dos anos 50 aos tempos atuais. O filme, de 63 minutos, surgiu, segundo ele, para suprir uma lacuna audiovisual sobre a questão.

"O interesse específico pelo movimento estudantil goiano veio da vontade de entender quais os rumos que o movimento tomou depois das décadas de 80 e 90. Foi um período muito rico, com mobilizações como a luta pela meia passagem nos ônibus, a redemocratização do País e o Diretas Já e, na década de 90, com o Fora Collor. Percebi que não tinha quase nada em audiovisual sobre o movimento estudantil goiano, apesar de sua importância para a vida política do Estado e até do País", afirma.

O público poderá se identificar com várias locações no filmes, pois, além de espaços pessoais dos entrevistados, também foram gravadas cenas em pontos históricos do movimento estudantil goiano, como o antigo Castelinho, a Praça Universitária, além dos câmpus da UFG e da PUC Goiás.

Depois de passar pelo jornalismo e o teatro, nos quais ainda atua, o diretor define seu estilo como documentarista: "Optei pela simplicidade, uma história que fosse fácil de ser entendida, com uma narrativa linear que se adequasse ao realismo dos fatos que eu queria resgatar. Assim, a proposta estética também teria de se ajustar ao orçamento do filme."

Segundo ele, na Lei Goyazes, o projeto do longa-metragem foi vetado. "Com muita insistência, consegui uma pequena verba na Lei Municipal, por meio de recurso, pois o projeto também não foi aprovado nas vias normais. No final, me deram aproximadamente um terço da verba que a lei normalmente libera para fazer um curta. O resultado é que tive que fazer quase tudo sozinho, contar com a boa vontade de algumas pessoas que me ajudaram, fazendo coisas de graça ou cobrando barato. O resultado poderia ter sido bem melhor em questões técnicas como captação de imagem e som", conta.

Competição

Participar da mostra competitiva de um festival nacional de cinema com o Festcine é para Ranulfo uma faca de dois gumes. "Felizmente foi bom ser sido selecionado porque isso valoriza meu filme. Por outro lado, vou estar concorrendo com grandes produções nacionais que com certeza são tecnicamente impecáveis", compara.

Embora reconheça as deficiências técnicas de Colegas, Companheiros e Camaradas, Ranulfo destaca como trunfo de seu filme depoimentos de pessoas como Tarzan de Castro, Pedro Wilson Guimarães, Aldo Arantes, Juarez Ferraz, Denise Carvalho e outros de gerações posteriores. O diretor, apesar de não falar de uma influência específica em seu trabalho, cita que, entre os nomes que admira, estão realizadores do naipe de Eduardo Coutinho, Silvio Back e Murilo Salles. "Mas, ao longo de minha trajetória de cinéfilo, também já vi muita coisa de cineastas desconhecidos, inclusive goianos, que também gostei."

Ranulfo avalia que o cinema goiano vive um momento feliz. "Importante lembrar que, até pouco tempo, nossa produção era praticamente inexistente. Hoje temos filmes se destacando em festivais nacionais e internacionais. Tenho visto coisas muito boas em todos os gêneros, ficção, documentários e animação. Com o devido apoio do governo estadual e municipal, em pouco tempo teremos um polo de cinema em Goiás, como os existentes no Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e mesmo São Paulo e Rio de Janeiro", acredita.

>>>>

DE GRAÇA » Olha o boi na rua, gente! O 91º aniversário de Seu Teodoro será comemorado hoje com 11 horas de festa em Sobradinho. Uma das principais atrações é o tambor de crioula do grupo maranhense Fé em Deus. CORREIO BSB 09.11

-

Seu Teodoro na 48ª edição da folia do boi, em agosto: festa de aniversário, agora, é a maior dos últimos anos

Teodoro Freire, o maranhense que introduziu a cultura do bumba meu boi no Distrito Federal, faz 91 anos. E a comemoração do seu aniversário será com pompa e circunstância, incluindo a execução do Hino nacional e um dia embalado por nove horas de apresentações de bois e tambores de folia do cerrado e da terra natal de seu Teodoro. A festa, que começa às 10h e segue até as 21h, com direito a churrasco no almoço, é mais grandiosa do que nas outras edições. “As anteriores foram mais caseiras, reuniam a família e uns amigos. Mas resolvemos dar um toque especial. Como ele esteve muito doente, este ano decidimos fazer de tudo para agradá-lo”, afirma Guarapiranga Freire, filho do mestre maranhense e herdeiro de seu legado artístico.

Pela primeira vez, a celebração incluiu atrações maranhenses. Da manhã ao fim da tarde, a programação será pontuada por apresentações do boi e do tambor de crioula da Fé em Deus, com mais de sete décadas de existência e o primeiro a inserir elementos decorativos, como miçangas e canutilhos, na indumentária dos brincantes. A Cia. Barrica, um dos bois mais grandiosos do estado, também virá prestar homenagem ao conterrâneo. Trará na bagagem os espetáculos A natalina paixão e Bicho terra. “O primeiro é mais religioso; o segundo, mais carnavalesco”, destaca Guarapiranga. Serão, ao todo, 11 atrações.

O próprio boi e o tambor de crioula de Seu Teodoro, que será batizado, estão entre as brincadeiras programadas para a manhã. “Todos os anos trocamos a indumentária e, no batizado, rezamos para São Benedito, de quem somos devotos, abençoar o novo traje”, explica o filho de Teodoro.

Do repente ao samba

E nem só de boi será feita a festança. Também haverá repentes (com João Santana e Zé do Cerrado), emboladas (show de Roque e Terezinha) e outros ritmos nordestinos (com Mestre Zé do Pife e as Juvelinas), além de sambas (o grupo Luz do Samba animará o almoço), tradições das quais o homenageado é fã. De Planaltina, o coco do grupo Cokumã dará a tônica das tradições goianas. E ainda haverá espaço para artistas fazerem declamações e prestarem tributos ao maranhense.

Diagnosticado com enfisema pulmonar, Seu Teodoro assustou a família por seu estado de saúde nos últimos três anos. Durante a festa da matança do gado, realizada em agosto passado, ele foi carregado para um camarote, de onde assistiu à sucessão dos grupos respirando com o auxílio de uma garrafa de oxigênio. A garrafa continua a seu lado, mas o filho garante que o quadro é de melhora. “Ele agora está muito bem. Andou deprimido com o tratamento de saúde, mas está revitalizado. Nossa expectativa é que ele acompanhe a festa toda”, relata.

Guarapiranga aproveitará a folia para apresentar à comunidade, e ao pai, o projeto da nova sede do Centro de Tradições Populares, mantido pela família, e onde o aniversário será celebrado. O espaço deverá contar com área três vezes maior do que o centro atual, com 400 metros quadrados. “O prédio antigo será transformado em museu, onde ficarão guardadas as fotos, os trajes e os instrumentos”, adianta.

Aniversário do Mestre Teodoro

Hoje, das 10h às 21h, na Quadra 15, Área Especial Nº 2, Sobradinho. Entrada franca. Classificação indicativa livre

Programe-se

10h — Abertura e execução do Hino nacional

10h15 — Lançamento do projeto arquitetônico da nova sede do Centro de Tradições Populares

10h30 — Bumba meu boi do Seu Teodoro

11h — Batizado do tambor de crioula do Seu Teodoro

12h30 —Repentistas João Santana e Zé do Cerrado

13h — Almoço ao som da banda Luz do Samba

14h — Boi da Fé em Deus (MA)

14h30 — Mestre Zé do Pife e as Juvelinas

15h — Tambor de crioula da Fé em Deus (MA)

15h30 — Roque e Terezinha — O melhor da embolada

16h — Cia. Barrica — A natalina paixão (MA)

16h30 — Coco Cokumã

17h — Declamação de artistas e convidados ao mestre Teodoro

17h30 — Cia. Barrica — Bicho terra (MA)

18h — Parabéns

19h — Confraternização dos tambores de crioula do Seu Teodoro e da Fé em Deus.

21h — Encerramento

>>>>

CINEMA - 6º Festival Cine Favela tem início hoje. O 6º Festival Cine Favela de Cinema começa hoje, às 19h30, no Cinesesc (rua Augusta, 2.075, Cerqueira César) e vai até o dia 15. Serão exibidos 32 curtas-metragens e cinco longas em 13 pontos da cidade. A programação está disponível no site www.festivalcinefavela.com.br. FOLHA SP 09.11

>>

FOCO. Exposição, livro e turnê de Maria Rita marcam 30 anos sem Elis em 2012 . Exposição itinerante, livro e uma pequena turnê da cantora Maria Rita vão marcar, a partir de março de 2012, os 30 anos da morte de Elis Regina (1945-1982). FOLHA SP 09.11

O projeto "Viva Elis" é uma ideia de João Marcello Bôscoli, filho mais velho da cantora, e vai passar por cinco capitais brasileiras. Estão no roteiro as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre. Datas e locais ainda não estão definidos. A exposição promete reunir material desconhecido de todas as fases da vida de Elis, desde a infância, em Porto Alegre, até seus últimos dias de vida, em São Paulo.

Estarão incluídos fotografias, documentos (a carteira de trabalho já está separada), toda a obra gravada pela cantora e vídeos de seus espetáculos musicais -como o emblemático "Falso Brilhante", que estreou em 1975 e ficou mais de um ano em cartaz. Entrarão também objetos pessoais de Elis (até o álbum de casamento com Ronaldo Bôscoli, que a cantora mandou destruir depois de uma briga, mas que foi guardado sem que ela soubesse), roupas que usou em cena e material recolhido por fãs, como ingressos de shows e cartas.

Depoimentos inéditos de 50 personagens centrais na história da cantora -entre eles, Milton Nascimento, Gal Costa, Gilberto Gil, Roberto Menescal, Fagner, César Camargo Mariano, Renato Teixeira, Marília Pera e Jô Soares- estão sendo reunidos em documentário que também integrará a exposição.

Filha de Elis, Maria Rita participa do projeto visitando sucessos da mãe em show inédito. Serão cinco apresentações ao longo do ano, nos mesmos locais por onde passará a exposição. Ela ainda não definiu o repertório. Com patrocínio da Nivea, tanto os shows quanto a exposição serão gratuitos.

Por fim, o livro sobre Elis já está escrito há alguns anos. Segundo João Marcello, foi feito pelo universitário Allen Guimarães. "É essencialmente bibliográfico, feito para consulta", diz. "Não é um livro autoral como, espero, vão escrever um dia."

>>>

SWU começa no sábado com mais de 70 atrações. Festival acontece em Paulínia até segunda FOLHA SP 09.11

-

A segunda edição do festival SWU começa no sábado, em Paulínia (a 117 km de São Paulo), e vai até segunda (14). Entre as principais atrações do primeiro dia, estão o Black Eyed Peas e os rappers Kanye West e Snoop Dogg. No segundo dia, há o músico Peter Gabriel, a setentista Lynyrd Skynyrd e a oitentista Duran Duran, e o roqueiro Chris Cornell (Audioslave).

No terceiro dia, os destaques são os roqueiros do grupo Faith No More e as bandas grunge Alice in Chains e Stone Temple Pilots. Para participar do 2º Fórum Global de Sustentabilidade, com palestras de Neil Young e Bob Geldof, entre outros, é preciso ter ingresso para o festival.

Os bilhetes podem ser adquiridos pelo telefone 4003-1212 ou pelo site ingressora pido.com.br. Há ainda pontos de venda pelo Brasil, que podem ser consultados em www.swu.com.br. Ainda há ingressos para todos os dias.

Confira ao lado mais informações sobre o evento.

SWU MUSIC + ARTS FESTIVAL 2011

QUANDO sábado, domingo e segunda, sempre a partir das 13h ONDE Paulínia (a 117 km de SP)

QUANTO R$ 290 (pista, por dia); R$ 450 (arquibancada, por dia); R$ 739,50 (passaporte para três dias); R$ 900 (lounge VIP, ao dia)

CLASSIFICAÇÃO 14 anos

Nenhum comentário: