quarta-feira, 20 de março de 2013


O ponto crítico do Inova Brasil
Lançado esta semana, o Plano Inova Brasil tentará focar em uma vulnerabilidade central do sistema de inovação brasileiro: a falta de instrumentos para investimentos em empresas inovadoras.  Coluna Econômica  de Luis Nassif  - 18/03/2013. Blog: www.luisnassif.com.br
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Tem a importância de mapear as diversas operações em andamento nas diversas instituições públicas, juntar os diversos agentes de inovação, nas áreas pública e privada. Mas tem uma perna fraca: os instrumentos de investimento e financiamento.

O novo desenho não assegura que a visão inovadora do sistema de tecnologia e inovação conseguirá se impor sobre hábitos e costumes consolidados, das instituições públicas financeiras.

É fato que criou-se uma porta de entrada única, através da qual as empresas serão trabalhadas com os diversos instrumentos de estímulo do setor.

Mas não ão há nenhuma garantia de que as instituições financeiras - especialmente o BNDES - mudarão sua forma de operar.

Sem a criação de novos instrumentos institucionais, será mais difícil que cada instituições entre no jogo e saia de sua zona de conforto.

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Tome-se o caso do BNDES.

Historicamente, foi criado para financiar o novo, as novas atividades que surgiam no país. Mas sua atuação se enrijeceu. Não consegue atuar fora das formas tradicionais de concessão de crédito.

Nos últimos anos não faltaram recursos para setores de baixíssima agregação tecnológica, como os frigoríficos e empresas alimentícias. E muito pouco se bancou para empresas inovadoras.

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A incerteza ou risco é a característica maior da inovação. E exige formas de análise que fogem completamente à tradição  do banco.

Na empresa inovadora, não se vai buscar o ganho certo no financiamento ou na participação acionária: ou se conseguirá um ganho extraordinário ou uma perda. A inovação se dá sempre em produtos não testados, em soluções nunca prospectadas. E a cultura do banco não foi adaptada para esse modelo.

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Dois exemplos ilustram essa posição do banco.

A Opto Eletrônica é um dos orgulhos do país, em termos de empresa de alta tecnologia. Fundada por um físico, doutor pelo MIT, tornou-se uma empresa brasileira com produtos de relevância mundial. Fabrica lentes do satélite brasileiro e uma extensa gama de produtos de alta tecnologia.

Em 2008, tentou adquirir uma empresa nos Estados Unidos, muito maior do que ela mas que, devido à crise, estava com o mesmo valor. A compra da empresa permitiria a ela desovar no mercado americano uma linha avançada de produtos, já desenvolvidos no Brasil, mas sem canais de comercialização.

Foram cinco anos em vão. Todos os argumentos foram invocados para não conceder o financiamento, nem entrar no seu capital. Por fim, recomendaram à empresa buscar um fundo de investimento.

Atualmente a empresa padece com falta de capital de giro, sem recursos até para adquirir máquinas para atender às demandas de seus clientes e manter salários em dia.

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A BRF Foods precisava se desfazer de parte de seus ativos, para completar a fusão com a Perdigão. O BNDES adquiriu, então, R$ 2,5 bilhões em debêntures da Marfrig, para que ela adquirisse as empresas. Ou seja, não agregou um centavo à capacidade produtiva do país e menos ainda à inovação.

Quando a empresa balançou, o banco converteu as debêntures em ações, registrando um prejuízo de R$ 1,2 bilhão.

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Aliás, a debênture conversível foi a maneira que o banco encontrou para continuar praticando o velho com cara nova.

A burocratização do risco

Se perguntar ao BNDES se quer dar dinheiro para inovação, ele dirá que sim. Aí terceirizará, aplicando recursos em algum fundo de inovação. Ou recorrerá à emissão de debêntures conversíveis, instrumento que nasceu para o banco lidar com risco sem se arriscar, e dentro do formato da grande empresa. O mesmo problema ocorre na Finep. Ela pode bancar dez projetos inovadores. Se um der errado, terá que prestar contas ao CGU.

Mudando a lógica

Para que o plano dê certo, o Plano pretende juntar todos os instrumentos de apoio às empresas inovadoras. Hoje em dia elas conseguem recursos carimbados do CNPq e das Fundações de Amparo à Pesquisa para pontos específicos: contratação de pesquisadores a fundo perdido, por exemplo. Se quiser romper com o modelo atual, os editais terão que deixar claro que as empresas apoiadas terão que trazer grandes ideias e as apostas estão sujeitas a grandes ganhos ou a perdas totais.

Zona do conforto

A aposta tem que ser firme, amparando com bolsas, investimento de risco, depois, apoio ao capital de giro, quando for necessário. Se o critério de apoio não for o do alto potencial de risco, não se sairá do lugar e o BNDES e Finep continuarão usando instrumentos tradicionais travestidos de alguma sigla nova. Tem que se ter um conceito claro que tire as instituições da zona de conforto.

Prominp - 1

A parte mais sólida do movimento de inovação está se dando no pré-sal, no âmbito do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural), capitaneado pela Petrobras, e incluído no Plano Inova Brasil. Há o mesmo modelo de atuação, com a criação de câmaras e conselhos compostos por órgãos do governo e do setor privado, fornecedores da Petrobras.

O Prominp – 2

O grande diferencial do Prominp é a possibilidade da Petrobras garantir a demanda. A cada ano, a Organização Nacional da Indústria do Petróleo – que reúne as principais associações do setor, Petrobras e Ministérios – define os desafios tecnológicos do ano. Identificam-se as empresas candidatas. Engenheiros da empresa, da Petrobras e de institutos de pesquisa desenvolvem o piloto. Aprovado, é incorporado nas plataformas e refinarias.

O Prominp – 3

Quando não existe tecnologia nacional, fazem-se rodadas de negócios em outros países, atraindo fornecedores com interesse em montar parceria no Brasil. A cenoura são os enormes projetos demandados pelo pré-sal. O BNDES não tem dificuldade em financiar a cadeia produtiva, porque a garantia são os contratos da Petrobras. Para outras áreas, terão que ser buscados novos instrumentos.



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Ler e escrever na hora certa (UFG)
Alfabetizar uma criança é um desafio que se torna ainda maior quando a intenção é que isso aconteça na idade correta. Com o intuito de auxiliar os professores nessa tarefa, a partir desse mês serão capacitados professores-orientadores que atuarão na salas de aulas, na primeira fase de execução do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Fonte : Tribuna do Planalto 16/03
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Anunciado pelo Ministério da Educação no fim do ano passado, o programa prevê que todos os alunos da rede pública brasileira sejam alfabetizados até os 8 anos de idade, o que quer dizer que até essa data saibam ler, escrever, interpretar um texto simples e também efetuar as operações matemáticas básicas, como somar e subtrair, multiplicar e dividir.
Élida Tavares da Silva Escórcio, professora da alfabetização na Escola Municipal Padre Zezinho, no Parque Atheneu, em Goiânia, lida diariamente com o desafio de alfabetizar as novas gerações.
Para ela, a boa formação profissional nessa fase é fundamental para um bom desempenho em toda a vida educacional do indivíduo. “Aprendendo de forma correta nessa idade, o aluno terá subsídios para todos os outros conhecimentos”, explica.
De acordo com a coordenadora geral do pacto no estado, Edna Faria, que atua na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiás serão capacitados 502 orientadores, que receberão formação técnica para se tornarem posteriormente multiplicarem de seus conhecimentos entre seus colegas.
“De março a setembro eles farão diversos encontros, além de dois seminários. Depois disso, será a vez de levar todo o conhecimento às salas de aulas, onde estão os professores atuantes”, explica.

Adesão
Para essa fase de formação, o Ministério da Educação disponibilizará kits contendo tablets, livros e apostilas tanto para os orientadores quanto para as escolas participantes. “As secretarias municipais foram convidadas a participar do pacto e a adesão das escolas foi grande”, afirma.
Após a formação dos orientadores, o pacto prevê um curso presencial de dois anos para os professores alfabetizadores, com carga horária de 120 horas/ano, baseado no Programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas conduzidas pelos orientadores.
Para a coordenadora regional do programa, a intenção é possibilitar ao educador apoio no trabalho realizado em sala de aula. “Queremos que o profissional seja capaz de ensinar o aluno a 'aprender a aprender', de forma que ele saiba a importância daquele conteúdo que está assimilando, e saiba tirar o melhor proveito.”
Neste primeiro momento, os cursos serão voltados para a disciplina de Português, auxiliando o professor nas questões relacionadas ao letramento.
Para o ano de 2014, estão previstos cursos de capacitação nas áreas de Matemática.
A previsão é de que o pacto seja executado em dois anos e que até 2015 os resultados obtidos sejam analisados. O principal desafio dos educadores é fazer com que as crianças alfabetizadas cheguem na segunda fase com todas as competências desenvolvidas.
“O mais importante nessa fase é que a criança, além de ler com fluência, seja capaz de interpretar o que leu. Esse é o maior problema que nós temos hoje, além de fazer com que ela saiba transitar entre os diversos gêneros textuais”, aponta a professora de Letras.
Edna Faria revela que, além da capacitação, os educadores que participarem do projeto serão estimulados com a concessão de bolsas de ensino e pesquisa, para que possam se aperfeiçoar na área da alfabetização.
O programa prevê investimentos de R$2,7 bilhões até 2014 em capacitação, material didático e bolsas para cerca de 360 mil professores alfabetizadores.

Aprendizado de base

De acordo com a professora Élida Escórcio, para que uma criança seja, de fato, alfabetizada aos 8 anos, ela terá que sair da sala de aula produzindo pequenos textos e sendo capaz de identificar características de alguns gêneros. “O aluno tem que saber que para escrever uma carta, por exemplo, é preciso colocar data, definir um assunto, etc.”.
A alfabetizadora ressalta que é preciso que a criança seja capaz de refletir sobre o que escreveu e de interpretar outros textos. “Essa é a nossa maior dificuldade hoje”, conta. No campo da Matemática, segundo ela, o essencial é que o aluno saiba não só entender, como resolver cálculos de soma e subtração, sabendo identificar claramente todos os sinais.
Outro ponto importante é que a criança seja capaz de compreender casas decimais simples e também fazer cálculos básicos de cabeça, sem depender do caderno e da caneta. Para ela, essa é hoje representa uma das maiores fragilidades dos professores.
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O pianista
Há 150 anos nascia Ernesto Nazareth. Biografia definitiva do músico, ouvido no mundo todo, Não tem previsão de chegar às lojas. Correio Bsb 20.03
           
Antes de tentar enquadrar Ernesto Nazareth em algum movimento ou gênero musical, é preciso enfatizar que foi como exímio pianista que o compositor carioca se tornou imortal. Ou melhor, pianeiro, como preferiam, naquele tempo, chamar os que tocavam o instrumento na seara popular. O termo, à época pejorativo, é hoje um indício importante de que, mesmo com uma mão no erudito, a utilização da rítmica das ruas por Nazareth em suas composições inaugura algumas das principais manifestações da música popular brasileira. Nascido em 20 de março de 1863, há exatos 150 anos, o compositor chega ao século 21 celebrado em todo o mundo e com boa parte da obra disponível ao grande público, porém, com uma biografia essencial ainda engavetada.

Muito de o trabalho de Ernesto Nazareth estar acessível se deve ao empenho do pianista, professor e biólogo brasiliense Alexandre Dias, de 29 anos. Pesquisador compulsivo da obra do compositor desde os 14 anos, ele descobriu e catalogou 2,7 mil gravações das 211 peças de autoria do mestre por todo o mundo. Dessas, conseguiu reunir 2,3 mil faixas. Vale destacar que pelo menos mil registros são de fora do Brasil. Outro dado importante, e que ilustra a projeção do artista em países estrangeiros, é que, do ano 2000 para cá, apenas nos EUA, ele teve suas canções gravadas mais de 200 vezes.

Esse acervo está disponível para audição no site www.ernestonazareth150anos. com.br, do Instituto Moreira Salles, erguido sob a coordenação de Alexandre. O portal foi lançado há exatamente um ano para realizar uma contagem regressiva ao sesquicentenário e ser a maior referência sobre o artista.

Além de reunir as gravações de outros, o pianista brasiliense resolveu fazer as suas próprias, resgatando músicas raras e escondidas e colocando-as na internet. As partituras de toda a obra de Nazareth também estão no site, desde 2008, e tiveram revisão de Alexandre. “Como instrumentista, o trabalho dele chama a atenção imediatamente pela apuração técnica com que é escrita. São verdadeiros estudos pianísticos”, destaca o seguidor.

No portal, Alexandre tem postado em um blog artigos ligados à vida e à obra de seu ídolo. Nos mais recentes, inclusive, retomou um tema polêmico, a morte de Nazareth, e revelou novos dados sobre a passagem. O pesquisador planeja para o segundo semestre de 2013 uma edição crítica da obra do pianista, escrita em parceria com a musicóloga Sara Cohen.

Outra preciosidade entregue ao site do Instituto Moreira Salles é uma biografia inédita de Nazareth, construída ao longo de 30 anos e guardada há sete pelo funcionário público Luiz Antonio de Almeida, de 51 anos. Almeida dedicou-se tanto à tarefa que foi nomeado, nos anos 1980, por familiares, o herdeiro universal do legado de Nazareth (leia mais na página 3). A biografia — sem dúvida, o estudo de maior fôlego já feito sobre o artista — tem 400 páginas e só não saiu porque não houve interesse das editoras. O pesquisador, contudo, continua tentando. “Ninguém faz nada sobre o Nazareth sem pelo menos me dar um telefonema”, conta, orgulhoso.

Tango brasileiro
Se o chorinho tem sua criação compartilhada por diversos nomes, Nazareth está certamente no rol dos possíveis pais. “Talvez avô, por ter vivido quando viveu”, brinca o bandolinista Hamilton de Holanda. “Ele faz parte da primeira geração que viveu sob forte influência da cultura europeia e conseguiu criar algo extremamente brasileiro”, diz. Contudo, entre choros, valsas e polcas, há outro gênero que aparece com muita força na obra do compositor, o hoje pouco conhecido tango brasileiro.

No livro Pequena história da música popular segundo seus gêneros, do historiador José Ramos Tinhorão, é dito que o tango brasileiro pode ser visto como “uma variante mais bem cuidada do maxixe” e teve trajetória curta no país, entre a segunda metade do século 19 e o início do seguinte. Nazareth não foi seu criador, mas atuou como “sistematizador” e é um dos maiores expoentes do estilo.

As fundamentais Odeon e Brejeiro, por exemplo, são tangos brasileiros — que, vale ressaltar, nada tem a ver com o tango argentino. “O brasileiro é anterior ao argentino”, observa Alexandre Dias. Mas por que, então, Nazareth é tido como um dos precursores do chorinho? “É que, naquela época, não existia a palavra choro como estilo musical, apenas como conjunto instrumental. O termo passou a ser usado como gênero na década de 1920 e englobou o tango brasileiro”, ensina o pianista.

“Enquanto músico pretensamente erudito, ele era chopiniano. Só que, quando ia fazer música popular, ele desenvolvia no piano a contribuição das camadas baixas, a percussão, o que dá grande originalidade a Nazareth”, explica Tinhorão. Para Hamilton de Holanda, a palavra síntese define o compositor. “Ele conseguiu documentar em forma de partitura o que acontecia na cultura do país, mostrando o caminho e a certeza de que somos resultado da mistura de povos diferentes”, opina.


Sanatório
Ernesto Nazareth ficou louco nos últimos dois anos de vida, em decorrência de uma sífilis. Faleceu em 1º de fevereiro de 1934, aos 70 anos, em um sanatório em Jacarepaguá, no Rio. A morte é cercada de mistérios, mas sempre acreditou-se que ele havia se acidentado e morrido afogado em uma represa, talvez em uma tentativa de fuga. Alexandre Dias teve acesso a uma gravação de 1959 em que Jacob do Bandolim, grande investigador da trajetória de Nazareth, após pesquisa ampla e idas ao local do fato, afirma que o pianista se suicidou. O depoimento de Jacob era inédito até para o pesquisador Luiz Antonio de Almeida, biógrafo de Nazareth, que também foi duas vezes à represa. “Mesmo com toda a pesquisa que fiz, eu nunca consegui descobrir. Só Ernesto Nazareth sabe o que aconteceu a ele”, diz. “Prefiro nunca resolver esse mistério”.


As mais pedidas

Em sua intensa pesquisa, Alexandre Dias elencou as peças de maior repercussão fonográfica de Ernesto Nazareth mundo afora

Odeon (1910)
357 gravações
O tango brasileiro foi dedicado pelo autor à empresa proprietária do luxuoso Cinema Odeon, onde Nazareth tocava na sala de espera e chegava a chamar mais a atenção do que os próprios filmes. Apesar de ser seu maior sucesso, não foi assim enquanto ele esteve vivo. O próprio Nazareth só foi gravá-la em 1912. Na década de 1960, recebeu letra de Vinicius de Moraes, em versão que teve grande destaque na voz de Nara Leão. Há outra letra, de Hubaldo Maurício, anterior a esta e pouco conhecida.

Apanhei-te cavaquinho (1914)
312 gravações
Gravada pelo autor em 1930, esta polca recebeu cinco letras diferentes: de Darci de Oliveira e Benedito Lacerda, de Baldomán, de Nara Leão, de Paulinho Garcia e uma em inglês, cantada no filme Tempo de melodia, da Disney, de 1948, em uma esquete batizada de A culpa é do samba, com Pato Donald e Zé Carioca. Depois, foi dublada para outras quatro línguas. Luiz Gonzaga e Ademilde Fonseca gravaram a canção.

Brejeiro (1893)
256 gravações
O primeiro tango brasileiro de Ernesto Nazareth foi sua composição mais conhecida em vida, sobretudo porque ganhou letra de Catulo da Paixão Cearense, sob o título de O sertanejo enamorado. Entre as diversas gravações, inclusive nos EUA e na Europa, destacam-se uma de 1906, da banda do Corpo de Bombeiros regida por Anacleto de Medeiros, e uma de Jacob do Bandolim no antológico disco Vibrações, de 1967.

Dengoso (1907)
107 gravações
O único maxixe da obra de Nazareth foi assinado sob o pseudônimo Renaud. Isso por que, à época, o maxixe era considerado uma dança de baixo nível. Foi, talvez, o primeiro grande hit brasileiro no exterior, ao ser publicado, em 1914, na França e nos EUA, virando febre nos salões de dança do mundo ocidental. Ganhou versões de orquestras americanas, letras em inglês e apareceu no filme A história de Vernon e Irene Castle, com Fred Astaire e Ginger Rogers, de 1939. Apesar de, no Brasil, constar Renaud na autoria, lá fora a peça é creditada corretamente a Ernesto Nazareth.

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De pesquisador a herdeiro
O carioca Luiz Antonio de Almeida, autor da biografia inédita de Ernesto Nazareth, assumiu o acervo particular do músico. Correio Bsb 20.03
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"Eu nunca ouvi falar, em nenhum lugar do mundo, que alguem chegasse à casa de uma família e saísse de lá herdeiro do parente ilustre”
Luiz Antonio de Almeida, pesquisador

Tinha o carioca Luiz Antonio de Almeida 14 anos de idade quando viu pela tevê um programa especial sobre Ernesto Nazareth. Apaixonou-se pelo personagem. Começava ali a saga de uma biografia que demorou exatos 30 anos para ser escrita (“no início, pela minha idade, era quase um trabalho escolar”), está pronta há sete e ainda não pôde chegar ao público por conta do descaso das editoras. Mas Almeida não desistiu. Aos 51 anos, ao mesmo tempo em que convive com a frustração de não ter seu trabalho circulando entre o grande público, viu sua dedicação render um presente improvável: foi nomeado herdeiro universal do instrumentista pelos últimos familiares dele.

Na verdade, por uma sobrinha. Em 1980, Almeida conheceu Diniz Nazareth, filho do pianista, então com 92 anos, e uma sobrinha do compositor, Julita. Eram os últimos do clã, não tinham descendentes e ficaram amigos de Almeida. Diniz faleceu dois anos depois e Julita em 1988, aos 92 anos. Ela, que era a herdeira universal do primo, passou o posto para Almeida. “Ela tentou me fazer herdeiro dos direitos autorais também, mas não conseguiu. Só o compositor poderia ter passado para mim, ou se houvesse consanguinidade entre nós”, conta. O pesquisador ficou com piano, móveis, partituras e uma penca de objetos pessoais de Nazareth.

“Eu nunca ouvi falar, em nenhum lugar do mundo, que alguém chegasse à casa de uma família e saísse de lá herdeiro do parente ilustre”, diz. “Cheguei no momento certo, esse material ia para o lixo”. O célebre piano, por exemplo, está no Museu da Imagem e do Som, onde Almeida é o responsável pelo setor de pesquisa. A maior parte do acervo, contudo, foi doada ao Instituto Moreira Salles.

Especialista em Nazareth, foi Almeida quem descobriu, por exemplo, que o músico fora acometido por sífilis no fim da vida. E também o endereço preciso de onde o compositor nasceu, no Morro do Pinto. Das 90 pessoas que entrevistou para o livro, 60 conviveram com Nazareth. Uma fonte importantíssima revelada pelo biógrafo foi o enfermeiro particular, Bento d’Ávila, que o acompanhou em seus dois últimos anos de vida. Existem quatro livros sobre Nazareth, inclusive um de Haroldo Costa, para o qual Almeida escreveu o prefácio. Mas a sua biografia, acredita, será a definitiva. “Se o Ernesto deu um espirro em uma festa de aniversário, eu vou lá e coloco”, brinca o pesquisador.


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