sábado, 7 de maio de 2016

.




Você sabia que escovar os dentes logo após comer é ruim? Veja outros hábitos prejudiciais ao sorriso

Fonte:  BBC
.
Você quer um sorriso saudável? Além dos cuidados de higiene, é bom evitar alguns hábitos corriqueiros, que as vezes fazemos sem perceber e que podem ser bastante prejudiciais aos dentes.

A BBC listou cinco costumes prejudiciais ao esmalte dental. Confira quais são eles e garanta um sorriso ainda mais bonito:

1 - Escovar os dentes logo após comer

A recomendação de escovar os dentes após cada refeição é repassada desde quando somos crianças, mas ela não é realmente a melhor opção para os dentes.

No caso, alguns alimentos, como sucos cítricos, bebidas gasosas ou alcoólicas e batatas fritas, são ácidos, o que faz com que o esmalte dentário perca cálcio, deixando-o menos rígido. Neste caso, a escovação só piora a situação.

Os especialistas indicam, então, que a escovação só ocorra de 20 a 30 minutos após uma refeição, tempo suficiente pra que o ácido seja neutralizado e o cálcio que se encontra dissolvido na saliva volte a se prender ao esmalte.

2 - Roer as unhas

Além de não ser nada higiênico, este costume ainda é prejudicial à saúde bucal, em especial pelas bactérias presentes nas unhas, que podem provocar infecções.

3 – Nadar na piscina

O cloro das piscinas pode ser prejudicial ao esmalte dental. Nestes casos, é recomendado escovar os dentes com uma pasta com flúor e fazer um enxague bucal com flúor uma vez por semana.

4 – Usar os dentes para abrir coisas

Destampar garrafas, cortar fios e abrir frascos são hábitos que são terminantemente proibidos: eles desgastam e quebram os dentes.

5 – Mastigar gelo


Se este hábito for feito com frequência, os dentes podem sofrer fraturas ou rachaduras.

Nenhum comentário: